como educar crianças mal educadas

Enviaram-me este texto e penso que pode ajudar-nos, pais e educadores, a conhecer algumas táticas que nos ajudem a educar os nossos filhos:


"Cada vez mais cedo as crianças se manifestam quanto as suas vontades, sendo que elas se atualizam e descobrem as coisas muito rápido. É nessa ocasião que, muitas vezes, eles podem passar dos limites e deixar os pais loucos, sem saber o que fazer para conte-los. Então é aquela bagunça, aquela gritaria e claro, a desobediência que se manifesta de uma forma bem incontrolável. A tendência de muitos pais é ficar sem saber o que fazer, ficam de mãos atadas, o que com que os filhos se sintam no poder.
Sabe-se que as crianças que crescem sem limites bem definidos tendem a se tornar adultos que não terão limites também, o que transformará suas vidas em um caos. Mas com técnicas, amor e paciência é possível transmitir uma boa educação para os filhos e assim conseguir ter mais tranqüilidade.
A primeira coisa a se fazer é conversar com as crianças e dar a elas um limite. Manter o que estabeleceu é muito importante para que fique bem claro para a criança que tem que ser daquele jeito. Muitos pais dizem uma coisa e depois por dó, mudam de idéia. Isso é prejudicial para a criança e para eles, porque a perca da autoridade nesses casos faz com que a criança volte para o mesmo proceder. Por isso é importante que você se mantenha firme.
É também é necessário que você não use de força para impor sua vontade, porque tudo aquilo que se usa de força para com as crianças tende a fazer com que elas tenham medo de você, e não respeito. Por isso sempre procure conversar e se não tiver jeito, dar alguma punição, só o que não pode é bater.
Insistência é fundamental. Não é por causa da insistência de seu filho que você acaba fazendo o que ele quer? Então use da mesma tática para com ele. Insista que ele faça o que você pede, vença-o pelo cansaço.
Quanto a punição, como já citado acima, ela não só pode mas deve existir. A criança tem que se aperceber de que está errada e que se continuar fazendo o que está fazendo ela terá uma punição. Mas essa deve ser feita sem violência. Você pode restringir ela de algo que goste muito, assim ela aprenderá a lição. Se você usar a violência seja em palavras ou em ações você terá que colher as conseqüências no futuro, onde ela não vai se lembrar da disciplina mas das marcas negativas por sua causa.
Faça com que ele preste atenção ao que você diz. Se a criança tentar desviar a atenção vá até a sua frente, afinal ela tende a prestar atenção ao que você diz e reconhecer a sua autoridade assim. Porém, é muito importante que ela reconheça a sua autoridade, e isso você só conseguirá por cultivar o carinho dela.
Fazer com que ele reflita no que insiste em fazer de errado também da resultados, pois ficar isolado fará com que ele pense melhor e reconheça seus erros.
Uma das coisas muito importantes para se fazer com as crianças é reconhecer seus esforços e premia-las. Quando ele obedecer e você reconhecer isso e fizer um agrado a tendência vai ser ele obedecer ainda mais.
Essas são algumas dicas para lidar com crianças difíceis. É importante que toda e qualquer atitude que você tenha seja a base de amor e carinho, pois certamente esse é o melhor caminho para se abrir as portas do coração de seu filho."


Outros textos sobre criançada:



3 comentários:

Anónimo disse...

ola chamo me marisa sou mae solteira e tenho 2 filhos lindos... uma meninade 3 e um menino de um ano.... a minha filha tem se tornado mto mal educada desobediente enfim.... isto esta se a tornar saturante e mto insopurtavel, eu chego a perder a minha paciencia!!!! nao quero que ela tenha medo de mim apenas que me respeite como mae,e me obedeça sem se sentir magoada!!!!

Pedro Paiva disse...

Olá Marisa! Espero que este texto a ajude na sua relação com os seus filhos.
Se quiser ver uma das consequências futuras, veja o post http://meababel.blogspot.pt/2010/09/maus-pais.html , De vez em quando vejo este post para me ajudar a ver que no futuro as vantagens são imensas. Isto porque acredito que todos os pais perdem a paciência nalgum momento.
Votos para que tudo corra bem na sua relação com os seus filhos.
Cptos
Pedro

Anónimo disse...

Ola, sou a Nice sou casada e tenho 2 filhos maravilhosos... um rapaz de 17 e outro de 5 anos. Realmente o testo eh muito esclarecedor e educativo para nos e eh o que sempre praticamos com nossos filhos. Mas, o mais novo eh portador da síndrome do autismo e por ser uma criança especial se torna mais difícil para nos, eu e o pai) na educação dos dois. O mais velho que sempre foi tranquilo, e vendo de que necessitamos de apoio e em vez de nos ajudar, tem-se tornado rebelde e desobediente... o mais novo eh difícil de educar, enfim.... as vezes nos, nos sentimos perdidos! Que fazemos?