Eclipse na caserna: Dificuldades da comunicação verbal


As dificuldades de comunicação estão presentes no quotidiano de todos nós. Como recetores ou emissores, já tivemos a noção clara que não entendemos a mensagem, ou que não entenderam o que pretendemos transmitir. Estas dificuldades são apuradas por um conjunto de histórias que as rodeiam, tornando-se algumas delas clássicos. A história seguinte, é um clássico dos problemas de comunicação. A última vez que a ouvi, foi num evento realizado pelo clube ToastMasters de Coimbra e foi contada por um major do exército, que tinha uma postura reconhecidamente militar, mas cordial e afável. Ser um militar a contar a história, e saber que é transmitida no meio militar, acrescentou um valor humano e simbólico que ajuda, sem dúvida, a reforçar a mensagem.

"DIZ O CAPITÃO AO ALFERES:
- "Vai haver amanhã um eclipse do sol. Mande formar a Companhia em farda de trabalho na parada, onde explicarei o fenómeno que não acontece todos os dias. Se chover, não se verá e, por isso, deixe a Companhia na caserna"

O ALFERES TRANSMITE A ORDEM AO FURRIEL:
- "Por ordem do nosso Capitão, amanhã vai haver eclipse do Sol em farda de trabalho. Toda a Companhia forma na parada, onde o nosso Capitão dará as explicações, o que não acontece todos os dias. Se chover o eclipse é na caserna."

O FURRIEL DIZ AO CABO:
- "O nosso Capitão vai fazer um eclipse do Sol na parada se chover, o que não sucede todos os dias, não se vê nada; então o Capitão, dará a explicação em farda de trabalho na caserna."

ENTÃO, O CABO TRANSMITE A ORDEM AOS SOLDADOS:
- "Soldados, amanhã, para receber o eclipse que dará a explicação sobre o nosso Capitão em farda de trabalho, devemos estar na caserna onde não chove todos os dias.

POR FIM, COMENTÁRIOS ENTRE OS SOLDADOS:
- Amanhã, se chover, parece que o capitão vai ser eclipsado na parada. É pena que isso não aconteça todos os dias..."
Enviar um comentário