condimentos do D. Duarte II

Revisitei o D. Duarte após longo período de interregno, sem motivo especial para isso, mas apenas porque não é um restaurante que esteja presente quando se fala em jantar fora. Também não são tantas as vezes que se janta fora, pelo que a memória vai deixando cair algumas opções. E o jantar começou com uma novidade: uma sala nova, diferente do espaço anterior, que continua a existir, proporcionando um espaço diferente.

Ao chegarmos ao restaurante, que está situado à entrada do Bairro Norton de Matos, na zona na entrada do Bairro perto do que penso ir ser o “El Corte Inglês”, encontrámos uma dificuldade: o estacionamento. Só à 3.ª volta pelo quarteirão encontrámos um lugar a uma distância razoável. Ao chegar à entrada, verificámos que tanto a sala mais antiga como a nova sala, estão perfeitamente enquadradas no edíficio, não havendo um choque por estar ali aquele espaço. Está bem enquadrado e discreto, apesar de se ver logo que é um restaurante. É esse o objectivo.
Entramos na nova sala. Um espaço surpreendemente agradável, com traços contemporâneos e um ar “clean”. Paredes brancas com madeiras escuras, quase pretas e mobiliário a condizer. Com garrafeiras embutidas, mas com a preocupação de enquadrar com todo o espaço. O menos agradável foi a ida à casa de banho, que apesar de estar toda ela bem limpa, a utilização recente da latrina estava com mau aspecto. Apesar de haver indicação da higienização. Este enquadramento geral do espaço, foi o que teve menor pontuação (53%) devido a duas questões: estacionamento e WC.
Apesar de sermos 2 grupos de cerca de 15 pessoas cada, não se notava muito barulho no restaurante, e o espaço era bem ventilado, proporcionando um ambiente agradável.
A mesa tinha uma apresentação cuidada, com as entradas clássicas, entre os queijos e os croquetes e outros que tais. Estas entradas seguras, às 9h00 da noite são sempre bem vindas, e nestes casos dispenso experimentalismos, e aceito estas apostas seguras.
No que respeita aos pratos, começámos por umas belas amêijoas, bem saborosas! E continuámos com um clássico da casa, e acredito que seja um “best-seller”: o tradicional cabrito! Mais uma aposta segura, com o que de clássico existe no prato, batata no forno, arroz, e um feijão verde com óptimo aspecto. A única situação que ficou áquem do desejado foi o facto de o arroz não manter uma temperatura adequada, mas acredito que não seja fácil garantir a temperatura correcta no arroz. A acompanhar um tinto “Casa de Santar”, mais um clássico.
A única questão a apontar foi o tempo entre as entradas e o primeiro espaço, mas acredito que tenha sido por ainda faltarem duas pessoas, e alguém deve ter pedido um compasso de espera.
Apesar do ar “gourmet” do espaço, as quantidades não correspondiam ao que se associa tradicionalmente ao “gourmet”, ficando todo o grupo satisfeito. A sobremesa foi bolo de aniversário, da clássica pastelaria “Vasco da Gama”, e fez jus à fama.

Quanto ao serviço, foi muito bom. Desde a simpatia à disponibilidade e atenção constantes, até à resposta a solicitações sempre com uma boa disposição e com ar satisfeito, foi muito bom.
Resumidamente, avaliei da seguinte forma este espaço:
  • Enquadramento geral: 5,3 em 10
  • Ambiente: 7,9 em 10
  • Qualidade dos produtos: 7,7 em 10
  • Serviço: 7,0 em 10
  • Global: 7,2 em 10

 Conclusão: um restaurante a entrar no meu roteiro!

10 comentários:

TUBARAO23 disse...

Boas:

Parabéns pelo blog. Tentei responder á "xarada" mas não consegui. Espero pela rresposta.

Se quiseres passa no meu, embora se calhar os temas não te interessem muito

http://tubarao23.blogspot.com/

Abraço

Pedro Costa disse...

Em frente vai ser mesmo o El Corte Ingles, mas o El Corte Ingles em causa é apenas um supermercado.
Uma questão fulcral: o arroz era branco ou de miúdos?
Eu sou um homem de pormenores e pondero trocar o Manuel Julio por um sítio que sirva o cabrito com arroz de miúdos.
Já agora explica ao Tubarão de Cabanas de Viriato que eu resolvi a charada - mas não lhe contes como é que eu consegui.

Pedro Paiva disse...

Viva Paulo,
Saberás brevemente a resposta!
Já vi o teu blog, e fiquei com alguma inveja da foto nos U2! É uma pergunta para a qual posso antecipar a resposta, mas foi bom?

Quanto ao Pocker posso dizer-te que ao ler alguns dos teus posts senti-me completamente ignorante! Não percebo nada mesmo!

Já viste que o Pedro resolveu a charada! Pergunta-lhe como! Ele partilhará o método contigo, de certeza!

Abraço!

Pedro Paiva disse...

Viva Pedro,
então sempre é o "El Corte", mas não ficará amputado do mais interessante?

Foi servido com arroz de miúdos! e continua atento aos pormenores, que faz toda a diferença! eu gostava de ser mais de pormenores, mas não o sou. Problemas no Manuel Júlio? ou é apenas o arroz?

O Tubarão falará directamente contigo se quiser saber como resolveste. eu não o faria :)

Pedro Costa disse...

O Corte Ingles tem várias formas em Espanha: o clássico que é o que deves conhecer, o "Tiendas" que é composto apenas por uma ou duas lojas num centro comercial (normalmente livraria e cd ou electrónicas e cd) e o "supercor" que é um supermercado.
Em Portugal, que eu conheça, há um supercor no beloura shopping.
Em Coimbra, pelo que me disseram alguns dos operários que ficaram lá no hotel, será um Supercor.

Quanto ao arroz de miúdos, no Manuel Julio umas vezes há e outras não. Ultimamente é quase sempre não.
Mas continua a ser um dos melhores restaurantes da região.

No que respeita à charada, nem uma palavra. O gajo não é engenheiro, ele que engenhe...
Entretanto aprendi mais algumas do mesmo estilo.
G.A.

Pedro Paiva disse...

Tenho que ir ao Manuel Júlio! Já não vou há muito tempo, mas a última vez fiquei chateado com uma senhora da recepção! e desde aí não voltei lá! Mas concordo contigo, quanto ao ser um bom restaurante por estas bandas!
Quanto às charadas, partilha!
GA

TUBARAO23 disse...

Pois nem sei por onde comece:
1) quanto á "xarada" e mesmo sendo engenheiro (e não como o outro) a minha imaginação não foi suficiente. Como diria um amigo, é preciso muita sabujice;
2) já agora relativamente ao Dom Duarte II, muitas vezes lá almocei e jantei enquanto trabalhava em Coimbra, e não entrando em pormenores, acho um excelente opção em termos de qualidade preço;
3) quanto ao poker Paiva, nota-se de facto que não está nos teus favoritos até pela forma como escreves a palavra (lol). Mas para quem gosta de jogar, é muito interessante, como já disse uma vez o Pedro resolve "xaradas"
4) quanto aos U2, nem vou dizer nada para que não fiques com ainda mais inveja. Pergunta mas é ao resolve xaradas o que ele fez a uns bilhetes que tinha. Talvez te apeteça mandar prender alguém, e não é o outro "engenheiro".

Abraço a ambos e na próxima "xarada" prometo "engenhar" algo para ultrapassar o "xaradista" mor. Faz isso num sábado porque durante a semana chego a casa e nem dois mais dois somo (lol).

Pedro Paiva disse...

Viva Paulo,
1) só falha quem tenta! quem não tenta não falha... e não consegue!

2)de acordo!

3) ahahah! nem na palavra acertei! tenho que ter mais atenção a estes pormenores!

4) Ouvi uns zunzuns de uns lugares que ficaram livres! Agora prefiro não pensar nisso, e ficar atento ao próximo grande concerto que aí vier!

As charadas vou tentar que apanhem parte da semana e do fim de semana!

Abraço

Pedro Costa disse...

Ainda tenho os bilhetes.
Se alguém quiser...

Pedro Paiva disse...

Ahahah!
Por quanto os vendes?