O poder de um sorriso!

 


Basta percorrermos as páginas dos jornais diários nacionais, rodar o botão do velhinho rádio ou fazer um zapping na televisão para que rapidamente nos seja roubado aquilo que temos de melhor: o sorriso!
Veja-se o que ontem se passou em Boston! Aprendemos enquanto crianças que a maratona foi criada para, através do desporto, unir povos. Hoje, pela manhã, “os meios de comunicação social norte-americanos avançavam com ilações de que se terá tratado de um ato terrorista. Provas? Indícios deixados? Alguém reclamou o atentado? Nada! A vontade de sorrir dissipou-se ainda mal o dia tinha começado.
Numa altura em que a Troika e o FMI tomam conta do país, torna-se cada vez mais difícil SORRIR!
Quando me refiro ao sorrir, não falo em rir à gargalhada! Mas, sim, de apenas sorrir! Um ato simples, que muitos de nós praticamos sem sequer nos apercebermos. Mas a verdade é que a grande maioria de nós sorri cada vez menos, ou pelo menos, com um sorriso cada vez mais amarelecido. Por isso mesmo, decidi expor-vos alguns argumentos para que tenhamos noção do quão importante é sorrir!

Enquanto o riso é sinal de extroversão, o sorriso é algo intimista que vai revelando, aos poucos, o interior de quem sorri! Já o dizia Antoine de Saint-Exupéry: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".
Por isso mesmo, aqui vos deixa algumas boas sugestões para sorrir mais:
Tantas vezes nos queixamos que não conseguimos fazer exercício físico, que não há tempo, que não há predisposição, que… desculpas, atrás de desculpas! Basta começarmos a sorrir mais! Ao sorrirmos mexemos/trabalhamos 28 músculos faciais!

O sorriso tem um impacto na nossa vida e na vida dos outros – por isso não se percebe como podemos passar um dia inteiro no trabalho, literalmente “de trombas”!
Quando sorrimos, o ambiente torna-se mais agradável! As relações que estabelecemos são mais amistosas! Projetamos uma imagem de bem-estar e de competência! Como é que preferimos ser recebidos no guiché das finanças? Por alguém de rosto fechado e carrancudo, ou por alguém afável, simpático e de sorriso no rosto? 

O sorriso é uma arma poderosa do marketing pessoal!
Experimentem ir fazer uma entrevista, que poderá dar acesso ao posto de trabalho com que tanto sonhavam sem a presença de um sorriso no rosto e verão o efeito que isso terá!

Hoje em dia, no trabalho, exigem-nos uma aparência cuidada, uma carteira de contactos agradável… quantos mais melhor! Mas, cada vez nos pedem mais que esbocemos um sorriso! Cada vez nos pedem para sorrir mais! Quando, por vezes, nos dão menos razões para isso!
A verdade é dura, mas…quem consegue conquistar o colega, o chefe ou o cliente sem um sorriso!
Já vos dei razões mais do que suficientes para sorrir! Espero que sorriam muito daqui para a frente, porque os efeitos benéficos na saúde são imensos!
Em atalho de foice deixo-vos ainda uma dica: o melhor sorriso é aquele que é autêntico, que é natural, que cria empatia e contagia as outras pessoas!

2 comentários:

Pedro Paiva disse...

Excelente texto!
Excelente mensagem!
O teu primeiro texto é auspicioso!

Que possas partilhar os teus textos e pensamentos pelo nosso Meababel!

Abraço

deep disse...

Além disso, sorrir permite-nos exercitar uma grande quantidade de músculos do rosto. :)

Gostei do texto. Parabéns!