Confissões




Eu adoro música portuguesa! Quando eu digo isto a alguém as pessoas olham-me como se estivesse a ter algum ataque psicótico, ou provavelmente imaginam-me em casa a dançar ao som das músicas da Ágata. Mas tudo isto não passa de um puro preconceito!

Não, não gosto da Ágata ou outros pimbas, que terão o seu valor, mas existe um conjunto de grupos e cantores que cantam em português e que sem dúvida me tocam, tais como Deolinda, Manuel Cruz e Ornatos Violeta, Clã, Rui Veloso, Mariza entre outros. 
Cantores estes que com a nossa difícil Língua Portuguesa fazem interpretações fantásticas com músicas e letras muito interessantes. 

Nós, no geral tendemos a desvalorizar o que é nosso, dando mais valor ao que vem do estrangeiro, e com isto, lembro-me sempre daquela música da Rihanna, cujo refrão é:
Under my umbrella
(Ella ella, ay, ay, ay)
Under my umbrella
(Ella ella, ay, ay, ay)

e depois, por comparação, sem comparação, lembro-me da música do Porto Sentido do Rui Veloso e Carlos Tê, que naquelas palavras nos fazem imaginar/ver a cidade do Porto. 

É importante valorizar-nos o que é nosso, pois se não gostarmos do que é nosso, quem gostará?

3 comentários:

Pedro Paiva disse...

Viva Sara!

Fui conhecer a música da Rihana e percebo-te perfeitamente!

Grande estreia! Beijos

Unknown disse...

A música portuguesa consegue ter tanta qualidade como música de qualquer outra origem. O principal problema da música portuguesa é ser feita num país que tem um problema consigo próprio: em Portugal, tudo o que estrangeiro é bom até prova em contrário, tudo o que é nacional é mau até prova em contrário.

Miguel Midões disse...

Olá Sara, parabéns pelo artigo. Eu adoro música portuguesa, bem mais do que música estrangeira. Há ainda uma questão que me "choca" e que posso acrescentar à tua argumentação. Como é que bombardeamos as nossas rádios com músicas, que têm letras como: "this girl is on fire!" e depois não passam as nossas "famosas" músicas pimba! Não gosto deste tipo de música em português, mas também não gosto em inglês e não passam disso mesmo! Músicas pimba em inglês!