ensino melhora em Portugal?

Sobre o ensino só tenho uma certeza - é o mais importante factor crítico de sucesso das sociedades!
Actualmente o ensino em Portugal tem sofrido ataques à sua qualidade e rigor. O teste PISA da OCDE vem dar informações contrárias.
O nosso PM imediatamente embandeirou em arco e vem reforçar o que diz a OCDE sobre as medidas que têm sido implementadas desde 2005, entre as quais as avaliações de desempenho dos professores. Só quem andar a dormir acredita que estes sistemas de avaliação já foram implementados, e mais, já estão a dar resultados. A depuração dos alunos não é tida em causa. Estudantes com dificuldades não seguem o percurso normal, mas estão noutros formatos que não entram para estas contas.
A própria credibilidade e confiança no PM seria suficiente para fazer duvidar de qualquer coisa que diga, mesmo que sustentado por organizações internacionais. Afinal já houve várias situações destas, desde o início da crise que não o era, passando pelas mais diversas incongruências ao longo do tempo, como já foi perfeitamente demonstrado aqui

Há uns tempos ouvi alguém dizer algo parecido com "há as grandes mentiras e há as estatísticas". E saber trabalhar com os números é uma arte. Assim, o melhor é poder analisar informação diversa para cada um poder tirar as suas conclusões:
http://www.ionline.pt/conteudo/92719-um-sistema-ensino-com-sinais-positivos
http://www.publico.pt/Educação/esta-e-a-prova-dos-nove-os-nossos-alunos-sabem-mais-diz-socrates-sobre-o-relatorio-da-ocde_1470042
http://www.publico.pt/Educação/ocde-bruxelas-sauda-bons-resultados-de-paises-europeus-como-portugal_1470049
http://www.ionline.pt/conteudo/92694-educacao-subida-relampago-cola-portugal--media-da-ocde
http://www.ionline.pt/conteudo/37818-portugal-com-grandes-carencias-na-educacao---estudo

Com base na falta de credibilidade do PM e com base no conhecimento que tenho do ensino, a minha conclusão é que algo está mal com estes testes. Qual foi a forma que se encontrou para enviesar os resultados, não sei. Mas tenho sérias dúvidas na melhoria do ensinoaqui reflectida! 
Enviar um comentário