ensino melhora em Portugal?

Sobre o ensino só tenho uma certeza - é o mais importante factor crítico de sucesso das sociedades!
Actualmente o ensino em Portugal tem sofrido ataques à sua qualidade e rigor. O teste PISA da OCDE vem dar informações contrárias.
O nosso PM imediatamente embandeirou em arco e vem reforçar o que diz a OCDE sobre as medidas que têm sido implementadas desde 2005, entre as quais as avaliações de desempenho dos professores. Só quem andar a dormir acredita que estes sistemas de avaliação já foram implementados, e mais, já estão a dar resultados. A depuração dos alunos não é tida em causa. Estudantes com dificuldades não seguem o percurso normal, mas estão noutros formatos que não entram para estas contas.
A própria credibilidade e confiança no PM seria suficiente para fazer duvidar de qualquer coisa que diga, mesmo que sustentado por organizações internacionais. Afinal já houve várias situações destas, desde o início da crise que não o era, passando pelas mais diversas incongruências ao longo do tempo, como já foi perfeitamente demonstrado aqui

Há uns tempos ouvi alguém dizer algo parecido com "há as grandes mentiras e há as estatísticas". E saber trabalhar com os números é uma arte. Assim, o melhor é poder analisar informação diversa para cada um poder tirar as suas conclusões:
http://www.ionline.pt/conteudo/92719-um-sistema-ensino-com-sinais-positivos
http://www.publico.pt/Educação/esta-e-a-prova-dos-nove-os-nossos-alunos-sabem-mais-diz-socrates-sobre-o-relatorio-da-ocde_1470042
http://www.publico.pt/Educação/ocde-bruxelas-sauda-bons-resultados-de-paises-europeus-como-portugal_1470049
http://www.ionline.pt/conteudo/92694-educacao-subida-relampago-cola-portugal--media-da-ocde
http://www.ionline.pt/conteudo/37818-portugal-com-grandes-carencias-na-educacao---estudo

Com base na falta de credibilidade do PM e com base no conhecimento que tenho do ensino, a minha conclusão é que algo está mal com estes testes. Qual foi a forma que se encontrou para enviesar os resultados, não sei. Mas tenho sérias dúvidas na melhoria do ensinoaqui reflectida! 

3 comentários:

Joaquim Ferreira disse...

Algumas (IN)Verdades no relatório PISA.
Os dados do PISA, quando colocavam Portugal em maus lençóis, eram vistos com descrédito. Agora que os colocam num berço de ouro, todos puxam os méritos como quem puxa o carvão para assar a sua sardinha. Estamos hoje perante um caso semelhante ao daqueles pais que se o filho se dedica, estuda e obtém bons resultados se apressam imediatamente a dizer "Ah! O meu filho é muito inteligente!" mas que, se o filho preguiça, não estuda e os resultados ficam aquém do esperado, não hesitam em protestar dizendo "o professor é um burro!". Também temos aqui os que tão rapidamente dizem que Sócrates é Besta como é Bestial... Até aqui, os professores é que eram os culpados pelos resultados dos alunos. Porque os resultados educativos custam a aparecer. Afinal, contrariamente ao que a Maria de Lurdes defendia, concluímos que só são da responsabilidade dos professores quando os resultados são negativos... Se são positivos, o mérito vai para a absurda a ministra, mesmo que tenha contribuído para o pior estado da Educação... Os resultados em nada constatam que estejamos melhor que antes. Apenas nos dizem em que posição estamos comparativamente com os outros... Da mesma forma uma empresa que se aguenta acumulando dívidas não significa que esteja bem só porque a sua vizinha do lado já abriu falência! Se Maria de Lurdes não tivesse desmotivado os professores hoje teríamos uma recuperação muito superior e não apenas de meia dúzia de pontos do ranking. Com outra motivação de alunos e professores, bem poderíamos ter subido 15 ou até 20 pontos no ranking. Assim, ficamos contentes porque outros perderam posições no ranking! É como nos campeonatos de futebol. O que importa não é um clube estar melhor que no ano anterior. Basta que os adversários estejam piorou perca pontos. E a crise atacou a Espanha mais que Portugal... Claro, Espanha que recebeu imensos imigrantes e os testes do PISA incluem todos os jovens de 15 anos! Alguém contradiz isto? Salários dos Professores na OCDE - Verdade ou Mentira ?

Pedro Paiva disse...

Na educação o professor é o "bode expiatório". Todas as maleitas estão a ele associadas. E a falta de rigor vai crescendo de forma inacreditável. Alguém acredita que os resultados apareçam com medidas como não reprovar por faltas? Quem ainda não ouviu um professor dizer que se reprovar um aluno, é quase sujeito a um processo justificatório inquisitório? E a autoridade dos professores?
O problema do bode expiatório, é que depois de identificado, todos o sobrecarregam com os seus pecados!
Abraço

Joaquim Ferreira disse...

Afinal, para que é que Sócrates ganha mais umas largas patacas que o seu homólogo espanhol? Por algo o homem é pago e bem pago... Aliás, muito mais que bem pago pelos pacóvios dos portugueses que aceitam estes "roubos" aos seus salários e nem questionam o quanto ganha o chefe do Governo português comparativamente com o homólog espanhiol. Mas comapram e mentem sobre o salàrio dos professores em Portual e em Espanha. (Pesquisem "Salários dos Professores na OCDE - Verdade ou Mentira ?" e vejaj com os vossos olhos como se mente tanto, até mesmo nos relatórios internacionais como o PISA. uma vergonha... Mas vejamos o salário de Sócrates e de Zapatero... Espanha, com 5 vezes mais contribuintes que Portugal (e que, com tal, bem poderia pagar mais aos seus governantes!) afinal ganha menos o chefe do governo espanhol que o português. Por que será? Será porque Zapatero não foi formado na Universidade Independente. Claro. Claro. É que os inteligentes e formados à pressão custam mais caro que os formados a um ritmo normal nas academias universitárias. Boa vai ela! "Petição Calcular os Salários dos Políticos em Função da Produtividade Nacional".