Monumentais imoralmente vandalizadas por arautos da moralidade

Analisando as imagens, qual prefiro?
A imagem da direita é a mais agradável!

Foi com espanto e com satisfação que vi os estudantes a protegerem as escadas monumentais!
Foi com espanto que vi um partido falar da liberdade de expressão e das suas lutas antigas para justificar ter pintado um monumento! Até porque essas lutas tiveram fortes apoios dos estudantes de então, que com o seu clube de futebol (nessa altura concerteza muito mais do que um clube), na luta contra o regime. Isso não dá o direito de poluirem e de vandalizarem as escadas monumentais, um símbolo da Universidade de Coimbra, que com as bolas de D. Dinis, são uma porta de entrada maravilhosa para a Universidade.
Nas imagens verifica-se que não é só este partido que utiliza as escadas desde sempre para passar as suas mensagens. Também as lutas estudantis as utilizam com frequência. Acredito que, agora, os estudantes se tenham apercebido da forma como têm vandalizado este espaço. Acredito que esta contestação não esteja associado a nenhuma conspiração de outros partidos contra a CDU (que nestas eleições, aparentemente não conta muito), mas que tenha nascido de um movimento civico espontâneo, movimentos que ultimamente, aparecem com mais frequência e que, normalmente merecem, elogios da CDU.
Não gosto de ver as casas, os muros, as ruínas, ou outros espaços pintados com mensagens políticas. Reconheço que das pinturas mais eficientes ao nível da recordação é a frase da agora CDU, APU noutros tempos, que diz simplesmente: "VOTA APU". Ainda são vários os portões e as paredes de casas em que se vêm estas mensagens.
Talvez pela escola tradicional associada ao PCP, mantenham esta forma de passar as mensagens. É uma opção. Mas creio que estarão cada vez mais expostos a este tipo de protestos, que vão cada vez menos tolerar este tipo de métodos de comunicação.
Claro que do outro lado, podemos ver as pessoas que se foram manifestar ao comício como "virgens ofendidas". Mas espero que esta manifestação tenha consequência também nas suas próprias ações.Espero que em próximas lutas, não usem este espaço nobre para passar mensagens. Ser estudante da Universidade de Coimbra não dá o direito de utilizar como sem regra o espaço de todos. Depois desta manifestação esse direito está ainda mais diminuido.

Fazendo agora um pequeno exercício académico, estou a imaginar na Soeiro Pereira Gomes, na sede do PCP, que tem uns painéis espetaculares, e que vale a pena visitar, o que diriam os elementos deste partido e o povo comunista em geral, se aparecesse um dos painéis pintado de qualquer das formas acima exemplificadas?

Caíria o Carmo e a Trindade, não?
É fácil ser correto, quando a incorreção é dos outros!
É fácil apontar o dedo, quando o erro é dos outros!
É mais dificil assumir responsabilidades!

Na minha opinião, o PCP deverá analisar bem este caso, e tomar as devidas ações, já fora do contexto eleitoral. Agora, no calor da campanha, é dificil tomar as decisões mais ponderadas. Seria bonito, mas...
 
Algumas das leituras que se vão vendo por aí, sobre este caso:
Limpa limpa camarada limpa
cne considera que pintura da cdu nas escadas monumentais de coimbra nao é ilegal
Juventudes escondidas com a esfregona de fora!
Coimbra e a utilidade da esfregona!

3 comentários:

Décio Ferreira disse...

SIm, foi com algum choque, confesso, que vi as escadas monumentais como ficaram.

Sim, foi com algum choque que vi as reacções da CDU

Sim, foi com algum choque que vi os estudantes a defenderem a sua casa (tão poucos??)


Mas afinal, não sempre serviram as escadas e murais das universidades para os grafitis? Não fazem eles parte de uma forma de expor o que nos vai na alma? Porquê tanta indignação? Será amor à camisola ou apenas amor partidário? Será que os 100 representam a universidade ou um partido?

Pedro Paiva disse...

Viva Décio!

Independentemente de quem organizou, gostaria que este fosse o primeiro passo para uma maior cidadania e uma mair consciência da defesa do bem comum.
Dúvido, no entanto, que os mesmos ou outros estudantes, resistam a pintar as escadas ao primeiro momento de contestação..
Mas seja quem for, está a vandalizar o espaço público. Gostaria que não o fizessem.
Abraço!

Anónimo disse...

decenio nao dizes nada com nada... te garanto que 100% daqueles que la estavam nao tinham nenhuma razao partidaria mas sim pela vandalizaçao de um icone de coimbra