vigarista ou a arte do conto do vigário

Se todos achamos que o conto do vigário só acontece aos outros, podemos tirar o cavalinho da chuva. Nenhum dos 10M de habitantes deste país de brandos costumes poderá dizer, a partir de agora, que nunca sofreu com o conto do vigário.
Para fundamentar esta minha convicção, podemos ver o post do Pedro Rolo Duarte, que fez diz muito do que é o sentimento dos portugueses: Votei quase sempre PS, mas agora não consigo!

Também subscrevo a ideia de Medina Carreira, quando defende castigos penais quem levou o pais à ruina! Apenas peca por vir tarde. Só tenho grandes dúvidas sobre a forma de operacionalização.

Por fim, uma história que anda a circular, e que me foi enviada pelo Prof. T, e que traduz o meu espanto, tal como se tivesse visto a tartaruga em cima do poste:

Enquanto suturava um ferimento na mão de um velho almeida (varredor de ruas), cortada por um caco de vidro indevidamente jogado no lixo, o médico e o paciente começaram a conversar sobre o país, o governo e, fatalmente, sobre o Sócrates.

O velhinho disse:
"Bom, o senhor sabe... o Sócrates é como uma tartaruga em cima do poste...".
Sem saber o que o almeida quis dizer, o médico perguntou o que significava uma tartaruga num poste.
E o almeida respondeu:
"É quando o senhor vai indo por uma estradinha, vê um poste e lá em cima tem uma tartaruga tentando se equilibrar. Isso é uma tartaruga num poste".
Diante da cara de interrogação do médico, o velho acrescentou:
" * Você não entende como ela chegou lá;
* Você não acredita que ela esteja lá;
* Você sabe que ela não subiu lá sozinha;
* Você sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;
* Você sabe que ela não vai fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;
* Você não entende porque a colocaram lá;
Então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá, e providenciar para que nunca mais suba, pois lá em cima definitivamente não é o lugar dela".
Ajudemos a Tartaruga a descer do Poste!"

Sem comentários: