Daniel Pink e as aventuras de Johnny Bunko

As Aventuras de Johnny Bunko


Daniel Pink é, provavelmente, mais conhecido pelos seus livros "Drive" e "A Nova Inteligência", dois livros que vale a pena ler e que refletem sobre muitos dos problemas que hoje nos preocupam. Contem assuntos que estão na ordem do dia e que devem ser analisados para a preparação do futuro. Algumas das principais causas da situação política e económica atual podem ser encontradas nestes livros. Também opina sobre alguns caminhos possíveis e desejáveis.

A sua obra de arte é, no entanto, um pequeno livro chamado As Aventuras de Johnny Bunko, o primeiro guia de estratégia profissional em formato de banda desenhada, escrito no formato Manga. Considero este livro a sua obra de arte, pela simplicidade com que consegue comunicar conceitos de aplicação quotidiana para um terráqueo absolutamente normal, conceitos estes que normalmente estão descritos em grandes teses só decifráveis por iluminados e génios. Talvez mesmo por génios iluminados, cheios de valor, mas que não falam a linguagem do comum dos mortais. Esta capacidade de falar esta linguagem, é um mérito do autor.

Depois de ler este livro, andei à procura de mais livros deste género. Não encontrei. Pela escrita simples, pelo formato da história, pela dinâmica proporcionada pelos diálogos alucinantes e pela mensagem que contém, arrisca-se a ser um livro de cabeceira de consulta frequente.

O autor resume o livro em 6 partes/conselhos:
"1. Não há um plano!
2. Pensa em pontos fortes, não em pontos fracos!
3. Tu não és importante!
4. A persistência traz talento!
5. Comete erros excelentes!
6. Deixa uma marca!"

Vale a pena imergir no livro e aprofundar cada um destes 6 temas.
Uma ode à comunicação eficaz!

Outro exemplo:
Cirque du soleil "A chama da criatividade"

Sem comentários: