A história da IKEA: aprendizagens

Há livros que contêm ensinamentos e experiências que devem ser partilhadas.  A história da IKEA é um dos livros ricos em pequenas lições e experiências permitem melhorar alguns aspectos da vida, sabendo que os produtos em si, também ajudam muito na melhoria da qualidade de vida e do conforto do lar.

Depois de ter lido o quarto ponto descrito abaixo, já houve uma situação em que o apliquei e fiquei surpreendido ao conseguir baixar os preços. Noutra altura nem pensaria em negociar o que quer que fosse.


"Almhult, Smaland, Suécia, o mundo. Começa assim a historia da IKEA. O livro que nos conta como a partir de uma pequena quinta na Suécia, tem conquistado o mundo.

1. O começo foi com pequenos projectos/vendas ainda era criança.

2. A noção obtida na escola de comércio que na distribuição e os métodos de fazer chegar o produto final ao cliente do modo mais barato e rápido possível era essencial para ser um homem de negócios bem sucedido!

3. O interesse era um principio puramente comercial: vender tantas unidades quantas pudesse de um móvel aceitável e ao preço mais económico. As reclamações eram suficientes para revelar onde falhava a qualidade. Um dia, essa circunstancia obrigaria a tirar certas conclusões e enveredar por outro caminho.

4. Uma lição: jamais serás um bom homem de negócios. se me dizes que só podes pagar 50 quando te proponho 55, não podes aceitar 52 sem antes teres oferecido 50,50. Lembra-te que nos negócios, 19 cêntimos insignificantes podem fazer toda a diferença."

Sem comentários: