Sol Poente ou Residencial Berlusconi?


Hoje de manhã, enquanto conduzia, vi duas vezes uma publicidade a uma residencial para idosos chamada Sol Poente. Já há uns tempos tinha visto uma publicidade a uma residencial para idosos ou lar, conforme queiram, chamada Eterno Paraíso. Apesar de não estar ainda em idade de pensar nesse futuro, preocupou-me a perspectiva de ir para um local que antecipa o nosso fatal destino.

Curiosamente, ao fim da tarde, na prova oral da Antena 3, rádio à qual se antecipa um destino semelhante aos que usufruem destes lares ou mesmo àqueles que deles não usufruem, acompanhou-me na viagem o tema subordinada à discriminacao da Terceira Idade. Ouvi uma opinião semelhante à supracitada, e deram mais uns exemplos de nomes que não motivam nada a passagem para essa etapa da vida. Também nesse programa aconselharam a chamar seniores em vez de velhos ou idosos. Mas mais do que o nome, acredito que a diferença estará no respeito colocado no tratamento. Já vi gente tratar os (vamos ser politicamente correctos) seniores por velhos e com um carinho extraordinário.

Bem, espero que os seniores possam ter nomes de lares bem mais apelativos, como Lar Alegria, Lar Hula Hula, O Jardim das Sereias, Casa de Repouso Sofia Loren e Fred Astaire ou outros bem mais apetecíveis. Claro que o Alvim arrasou ao propor o magnífico nome "Residencial Berlusconi".

Sem comentários: