Toastmasters: comunicação e liderança ou como ultrapassar o pânico de falar para audiências


Vou partilhar convosco um conceito que conheci em Junho de 2012 e que acredito que pode ajudar quem quer que se envolva: os Toastmasters. Estes clubes fazem parte de uma organização global centenária, que tem como finalidade principal desenvolver capacidades de comunicação e liderança dos seus membros.

A Toastmasters International é uma organização sem fins lucrativos, criada em de 1924, que é líder mundial na arte de comunicar e na formação de líderes. Tem sede nos EUA servindo quase 260.000 membros em 113 países e existem mais de 12.500 clubes Toastmasters no mundo. Os clubes têm como missão criar um ambiente de aprendizagem positivo e de suporte mútuo, onde cada membro tem a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de comunicação e de liderança.

Os Toastmasters foram fundados há quase um século, quando Ralph Smedley, professor numa Universidade da Califórnia verificou que existiam sérias dificuldades de comunicação de alunos e de professores, seus colegas. Para ajudar a ultrapassar estas dificuldades, propôs a organização de jantares semanais em que os presentes fariam um discurso que seria avaliado pelos presentes, com a perspetiva de melhorar os pontos mais fracos nas apresentações e na comunicação.

O conceito Toastmasters permite a evolução e melhoria ao nível das competências para falar em público e ao nível da liderança. Tem como base o princípio “Aprender fazendo”. Não é uma formação, não é um processo de aprendizagem confinado no tempo, é um processo de aprendizagem contínua e em grupo.

Para finalizar, deixo a missão de um clube Toastmasters:
*Criar um ambiente de aprendizagem positivo e de suporte mútuo, onde cada membro tenha a oportunidade de desenvolver as suas capacidades de comunicação e de liderança, que por sua vez permitem o aumento da auto-confiança e o crescimento pessoal.*

Partilho um link para melhor conhecerem o conceito Toastmasters: http://toastmasters.org.pt/index.htm e a ligação FB do Coimbra Toastmasters Clube: https://www.facebook.com/CoimbraToastmastersClub.

Contacta um clube próximo da tua área de residência. Assiste a uma sessão. Com certeza que os elementos que te receberem, o vão fazer bem.  Gostamos de receber bem as visitas.

Partilho também um vídeo do Miguel Midões que, pouco tempo depois de entrar no Clube Toastmasters de Coimbra, já partilhava a sua experiência nos Toastmasters, explicando resumidamente o conceito.

Sem comentários: