agir


A lição do puto indiano.


Todos temos momentos de desmotivação durante a nossa vida. Mesmo os que temos uma capacidade de auto-motivação grande, claudicamos em determinados momentos. São muitos os factores que podem contribuir para a desmotivação, para perder o fulgor, característica marcante em muitos de nós! Este pequeno vídeo é um exemplo de atitude e iniciativa. Mesmo que a responsabilidade não seja nossa, podemos contribuir para ultrapassar obstáculos, e muitas vezes temos que ser o motor e o factor de alavancagem para a resolução de problemas, ou para alcançar os objectivos a que nos propomos. Para quem está num destes momentos veja o vídeo. Podemos ficar parados à espera que o problema caia de podre, ou se resolva por si. Muitas vezes esta atitude de expectante tem consequências calamitosas. Por outro lado, podemos arregaçar as mangas e pôr as mãos na massa, agir. Como diriam na Nike, “just do it”!

Revisito este vídeo várias vezes e sempre com efeitos positivos. Mas temos que ajudar. Não é miraculoso. É apenas inspirador!

4 comentários:

Fel_9 disse...

É, de facto, inspirador e exemplar!
Só é pena que na maioria das vezes, no mundo em que vivemos, o "puto" esteja a lutar para conseguir superar dificuldades e os outros, para além de não ajudar, ainda se riem ou criticam.

Bom exemplo de espírito de equipa!

Pedro Paiva disse...

Ele que continue a lutar e que não se preocupe com os que não querem ajudar ou se riem. Vai ultrapassando as dificuldades e crescendo enquanto os outros se continuam a rir. Uma coisa é certa, tem atitude de lider. E mesmo começando só, reuniu uma equipa à sua volta! Provavelmente muitos continuaram a rir-se, mas o puto e os que o contribuiram para ultrapassar este obstáculo fizeram algo! Não ficaram apenas a rir-se.
Tu é o exemplo de alguém que criou uma equipa com óptimos resultados, correcto?
Abraço!

Miguel Tomás disse...

Viva!

Já tinha tido conhecimento deste vídeo através dos muitos emails que vão circulando diariamente por esse mundo que é a internet.
Sobre o vídeo o que apraz dizer é que torna um acto, "teoricamente" simples, numa mensagem de coragem, determinação e liderança. Reparem que a liderança se conquista com pequenos actos como este. Depois outro sentimento que me surge, é que em muitos momentos da nossa vida há necessidade de lutar em grupo, lutar em conjunto por uma causa, por um objectivo ou por uma meta. E isso nem sempre acontece.
Abraço

Pedro Paiva disse...

Viva Miguel,
mais uma vez concordo contigo! Muitas vezes, é nas questões mais simples que é mais dificil praticar a liderança! Quanto à questão dos grupos e equipas, concordo contigo, e a tua experiência nesta área é cartão de visita suficiente para te ouvir com atenção.
Gosto de te ver neste nosso blog.
Abraço!