Nobre? ou a palmatória?


Um post depois, há que dar uma mão à palmatória (ainda não as duas)! Termino o post Fernando é Nobre? com a resposta "Parece-me que Fernando é Nobre, e gostava que toda a classe política fosse Nobre!"! Continuo a querer que toda a classe política seja nobre. Gostava qie toda a classe política servisse a sociedade (o povo, as populações,...), pois essa é a definição que eu considero ser a mais indicada para a política. Quanto à parte em que digo que "Fernando é Nobre", não me arrependo de o ter dito. Mas tenho mais algumas dúvidas sobre as suas intenções.
Procurando eu avaliar mais os atos do que as palavras, embora nem sempre conseguindo, existem alguns fatos que considero importantes para o fundamento da minha opinião:
- existe um passado que ninguém pode apagar a Fernando Nobre (FN), com ações importantes no apoio humanitário. Agiu e fez alguma coisa por quem precisava. Esse é um capital importante a seu favor.
- é independente e já apoiou diferentes áreas políticas. Esta questão não me preocupa, porque considero que os independentes são importantes. Mas o seu apoio deve ser visto sempre como sendo a um projecto especifico, às pessoas que dão corpo a esse projecto e deve ser enquadrado num período temporal definido. Os independentes estão muitas vezes desalinhados com as grandes ideias e valores orientadores dos partidos. Também muitos militantes dos partidos, não conhecem os valores que o partido em que militam defende. Existem ainda pessoas com partido político perfeitamente definido durante anos, que mudam e apoiam projectos em que acreditam (Basílio Horta, Freitas do Amaral, Zita Seabra, entre muitos outros exemplos que se poderiam encontrar).
- o discurso critico para os partidos e para o sistema, que teve nas presidenciais, também não me choca. Considero até que seria um ato de louvar não se ficar apenas pelas criticas e entrar no sistema político, com o objectivo de tentar mudar alguma coisa. Seria meritório, independentemente da cor do meio que utilizasse para ajudar a democracia, e consequentemente o país. Acredito mesmo que pudesse ser compreendido por alguns dos seus apoiantes, se entendessem esta candidatura como um meio para melhorar alguma coisa na democracia. 
No entanto, ao afirmar que está apenas disponível para o lugar de presidente da assembleia, FN passa a mensagem que pretende a consagração. FN poderia até ser eleito pelos deputados eleitos, como presidente da assembleia. Mas deveria estar disponível para contribuir "como general ou soldado" na política. Este é o ato mais nobre da política. Servir. Servir ou servir-se tem uma ténue fronteira. A questão "Fernando é Nobre?" será respondida pelo mesmo, aquando das suas decisões num futuro próximo.
Espero que não desperdice o seu capital pessoal, pois este tem que ser provado dia a dia. Pode-se destruir em pouco tempo aquilo que demora uma eternidade a construir! 
FN já iniciou a construção da sua resposta.


Alguns textos para reflexão:
http://www.publico.pt/Política/nobre-assume-que-so-lhe-interessa-lugar-de-presidente-da-ar-psd-dividido_1490085
http://www.ionline.pt/conteudo/117775-nobre-diz-que-quem-o-apoiou-nao-e-dono-do-seu-destino
Mais um bom texto:
http://blasfemias.net/2011/04/16/abril-caso-do-inicio-da-2%c2%aa-semana/#more-37599
Este é bem critico:
http://aventar.eu/2011/04/16/ora-a-temos-fernando-nobre-o-autntico/

Sem comentários: