Festa em Coimbra: a taça da liga

Hoje tem sido um dia festivo em Coimbra!
As zonas da Solum e do Calhabé estiveram coloridas essencialmente de vermelho e cor de rosa (cores do benfica) e, com menos intensidade, de amarelo e verde (cores do Paços de Ferreira). Alguns cachecóis com metade do cachecol para cada clube. Também o coração assim esteve, nalguns casos. Houve muito movimento, muitas pessoas, helicópteros, aviões tipo "red bull  air race" (ok, 1 avião) e muitas roullotes de cachorros quentes, bifanas e venda de acessórios para o jogo (cachecóis e bandeiras). Vendedores ambulantes aos berros (5€ 1 cachecol da taça) e arrumadores em locais normalmente não frequentados por eles. Pik-niks em qualquer canto e gente de todo o lado. Podia até afirmar que vi um apoiante da Jamaica. Com rastas e com a camisola da selecção Jamaicana (pelo menos era igual às que se vêm nos meetings de atletismo).

No meio desta festa, houve a queda de um mito. Estava eu convencido que apenas os energúmenos do Porto entoavam cantos contra o benfica e contra alguns dos seus apoiantes. É uma das situações que me deixa embaraçado relativamente aos adeptos do Porto. Cantar sobre Lisboa e sobre determinados desejos, não me agrada. Eu gosto de Lisboa, carago! E também do Porto! Mas o mito que caiu foi precisamente o de que seriam apenas os adeptos do Porto a entoar cantos contra adversários, em vez de incitarem o seu clube e respectivos representantes, mesmo quando não estão envolvidos na contenda. Também em frente ao Gira, encontrei um conjunto alargado de energúmenos do benfica, que permanentemente entoavam cânticos contra o Porto.

Assim, percebi "in loco" que energúmenos, atrasados, atrofiados e insuficientes mentais existem em todas as claques, em todos os clubes. Não têm cor!

Final da taça da liga
benfica favorito!

Quanto ao jogo, foi o continuar da festa, com um jogo agradável. Parabéns benfica!

Sem comentários: