museu subaquático em Portimão

Portimão, nos últimos anos, tem apostado muito no turismo e em se tornar uma referência, a este nível, na região. Com vários espetáculos e infra-estruturas, tem apontado para vários mercados turísticos, tendo o sol, a praia e o mar como produtos fundamentais para potenciar muitos outros projetos. Agora, está em curso a construção de um museu subaquático dedicado (por enquanto) a mergulhadores. Espero que dê origem a um recife artificial com muita vida subaquática à sua volta.

Este ano a corveta "Oliveira e Carmo",  o navio-patrulha "Zambebe" já estão afundados. Para o ano serão afundados o navio oceanográfico "Almeida Carvalho" e a fragata "Hermenegildo". Para já, estes navios serão a base do futuro museu. Com as devidas precauções contra poluição que possa existir, este poderá ser um contributo interessante para aumentar a oferta turística de qualidade desta região.

Fico curioso acerca deste projeto. Apesar da curiosidade, como não está nos meus planos um curso de mergulho, espero que possam ter uma solução para visitas com algum tipo de submarino que permitam ir ao local, mesmo sem ter as competências de mergulhador.



navios no fundo do mar de Portimão
navios de guerra vão hoje ao fundo em Portimão

Para poder ter a noção da força destas obras de arte, aqui fica um exemplo de um recife artificial/museu subaquático que existe na costa do México (Cancun) e que consiste em 400 esculturas de tamanho real, representando pessoas. Deram-lhe o nome de "The Silent Evolution". Para ver mais detalhes, ler: artificial reef silent evolution underwater sculptures.


as abóboras

É tempo das abóboras!
Segundo a revista Panda "Bruxas e Feiticeiros":
"As abóboras são símbolo de fertilidade e sabedoria. Na esperança de terem sorte durante todo o ano, muitas são as pessoas que decoram as suas abóboras de forma muito divertida para comemorarem o dia das bruxas."

O dia está a chegar. Vamos decorar as nossas abóboras:












Esta última fotografia não é nossa, mas gostaria que fosse!
Este ano vamos conseguir melhores fotografias da noite!
Mas foi uma diversão para todos!

Joana Vasconcelos: A subtileza de uma artista

Estado da nação

Os ânimos andam exaltados.
Os nervos andam à flor da pele.
A mostarda está a chegar ao nariz.
A gota que vai fazer transbordar o copo está a cair.
As manifestações estão a ser, gradualmente, menos pacificas.
As forças políciais estão a ser, gradualmente, mais assertivas.
A tolerância dos políticos está ao nível do mar.
A tolerância aos políticos está ao nível da Fossa das Marianas.

Subtileza?

Mas o que faz a diferença, é a capacidade criativa dos artistas. Joana Vasconcelos merece todo o destaque. Será provavelmente, uma das poucas mentes em Portugal e no mundo, a arquitetar um plano com esta qualidade e subtileza. Quem conseguiria colocar uma mensagem destas na Assembleia da República em lugar de destaque. De facto, não é bem o génio português. É mais o génio da Joana! Diria mesmo que o epíteto de génio é pouco para todo o esquema com conseguiu colocar em lugar de destaque a mensagem.

 Joana Vasconcelos: escultura para o hall da Assembleia da República,
intitulada O GÉNIO PORTUGUÊS.
Quem nunca ouviu as histórias do lápis azul e dos censores dos tempos da ditadura?
Esta seria uma história digna de um ardil ao lápis azul. E ao contrário do título, não é subtil. Não é subliminar. Não é implícito!
É explícito!
Claro!
Inequívoco!

Casa do Povo

Já estive convencido que a casa em que a Joana colocou a mensagem fosse a casa do povo. Já estive convencido do contrário. Não era a casa do povo. A notícia casas que já foram da aristocracia... fizeram-me acreditar que já foi do povo e ao povo voltará. Só falta saber quando.

E a ciência?

Claro que depois de notícias como:
Joana, aguardo pela mensagem que vais colocar no tribunal italiano que nos presenteou com esta sentença. Sem dúvida que merecem!


Concurso Nacional de Design


Coimbra esteve representada no Concurso Nacional de Design "Em Português", organizado pela Fundação da Juventude, em parceria com a Revigrés e com a Sical, e que para 2012 teve os seguintes vencedores:

Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos

  • 1º prémio: projecto “Flow”, de José Luis de Melo Cadilhe, arquitecto, Porto;
  • 2º prémio: projecto “Família Peixoto”, de Carla Braz Cardoso, arquitecta, Coimbra;
  • 3º prémio: projecto “Flexigrés”, de Tiago Almeida Alves Silva, arquitecto,  Póvoa/Carregosa;
  • 4º prémio: projecto “Sierasec”, de César Sá Reis, frequenta licenciatura em Design, Vila Nova de Famalicão;
  • Menção Honrosa: projecto “HOT”, de Manuela Isabel Casado Pacheco, artista plástica, S. João das Lampas;

Material Ponto de Venda Horeca

  • 1º prémio: projecto “NMRR”, de Nuno Américo Ribeiro e Mota, arquitecto, Porto, e Rossana Raquel Pinho Ribeiro, estudante de Arquitectura, Caldas de S.Jorge;
  • 2º prémio: projecto “Eter”, de Raul Pereira Pinto, designer de profissão, Aveiro.

Os trabalhos premiados na categoria de Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos vão ser incluídos no catálogo 2013 da Revigrés. Uma nova vaga de artistas começa a despontar.

Parabéns a todos, mas especialmente para a Carla Braz Cardoso, pelo empenho e dedicação colocada em tudo o que faz, e cujos resultados aparecem de forma cada vez mais consistente.

Mais informação em:

Surf numa boa onda * marketing em ação!


Existem várias formas de publicitar um produto. Há uns dias, falámos do bar do IPAM e da sua simplicidade e eficácia na forma de promover e criar empatia com os seus clientes  1.º café grátis * marketing na prática. Hoje, falámos de outra ação de marketing simples, original e, acredito bastante eficiente. O Turismo de Portugal está a promover o produto turístico surf exemplarmente. 

A estratégia fazer de Portugal um país de surf, tem trilhado o seu caminho. Desde a Praia dos Supertubos, até à famosa onda da Nazaré (onda do canhão da nazaré no Guiness) ao canhão da Nazaré, o surf tem-se tornado mais conhecido em Portugal, e aos poucos, a comunidade do surf, vai reconhecendo este pequeno país como um paraíso do surf. Agora, o turismo de Portugal tem em curso uma campanha no mínimo original: surfistas que não encontrem por cá boas ondas, podem voltar de borla, com limite de custo  de 750€ para os primeiros  20 que comprovem determinadas condições (ver detalhes no link: surfistas que visitem Portugal e não encontrem boas ondas podem voltar de borla! . Ou seja, os 15000€ que poderão ter que ser entregues a surfistas insatisfeitos, são o acréscimo a uma campanha tradicional de mercado. Este acréscimo não é assim tão significativo se tivermos em consideração que a mensagem subjacente mostra confiança nas condições exemplares de Portugal (mas não permite danos excessivos, limitando a participação aos primeiros 20) e será, provavelmente, uma campanha que terá eco na imprensa especializada e generalista, pois a possibilidade de receber uma viagem extra, captam a atenção dos interessados, e irá, com certeza, captar os usufrutuários dessa imprensa. Assim, haverá publicidade gratuita que se tivesse que se pagar seria impensável.

Esta campanha mostra dinâmica e capacidade criativa de quem a gizou e poderá contribuir de forma significativa daquele que parece ser um objetivo que está a ser encarado com determinação e envolvendo diversos interesses: colocar Portugal como um país com condições naturais excelentes para a prática do surf.    

Por mim, estou convencido que se fossemos mais um país de surf, aumentaríamos os índices de felicidade bruta.

Centro Champalimaud para o Desconhecido: Curar o cancro com uma só sessão



Já tínhamos dado a informação antes do equipamento estar disponível, no blog irmão, em: Centro Champalimaud para o Desconhecido.

Agora, recebi informação que vale a pena partilhar.
Se esta informação servir uma pessoa que seja, já valeu a pena.


"Curar o cancro com uma só sessão, em Portugal. Fundação Champalimaud. Tratamento disponível 2012 .

Radioterapia que elimina tumor numa só sessão chega a Portugal

Pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. É indolor e tem menos custos que a radioterapia convencional. O equipamento chegou à Fundação Champalimaud em 2011, dezembro, equipado com ferramentas que o tornam único no mundo.

Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, disse o oncologista Carlo Greco. A taxa de sucesso nos tratamentos tem melhorado de ano para ano.

Disponível para tratamento no final do primeiro trimestre de 2012, permite tratar muitos dos casos de cancro com metástases, sobretudo os menos disseminados. Sistema absolutamente único em Portugal e, na Europa, há  poucos.

Trata-se de uma radioterapia por imagem guiada, em que se faz TAC e tratamento em simultâneo. Exige elevado nível de precisão com  dose única aplicada no local adequado.

Testámos o equipamento e a técnica na Universidade de Pisa, em Itália. Funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim, com uma taxa de sucesso de 80% mesmo nos casos de cancro dos rins.

"É indolor, elimina a toxicidade e consegue-se fazer o tratamento em menos de um quarto do tempo do que as sessões convencionais de radioterapia, i.e., trata quatro vezes mais doentes que a radioterapia tradicional. 

Em 10 minutos consegue-se o mesmo do que com a cirurgia, permitindo ao doente ir para casa de seguida e sem risco de morte. Oferecemos aos doentes metastáticos, mais do que esperança, uma realidade - sem dor e sem invasão".

Tratamento mais barato do que a radioterapia convencional

Vamos abrir as portas a todos, recebendo doentes de hospitais portugueses e também de qualquer país da Europa ou do mundo. Por agora, a Fundação só recebe doentes particulares, tendo já acordos com oito instituições com seguros de saúde. O custo para o sistema de saúde é muito mais baixo."

Para mais informação, pode-se ver a página da própria fundação, em Fundação Champalimaud: noticias.

1.º café grátis * marketing na prática

Fonte: http://bolinibolini.blogspot.pt/

Há uns dias fui ao IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) de Aveiro assistir a um concurso do ToastMasters. Antes do concurso, que iniciava às 9h00, fui tomar café ao bar do Instituto. No meio de 2 ou 3 clientes tardios, provavelmente no intervalo de aulas da noite, perguntou-me:
- É a primeira vez que aqui toma café?
Respondi-lhe que sim, ao que me disse:
- Então este café é gratuito!
Informei-o que não valia a pena, porque provavelmente não seria cliente habitual, ao que respondeu:
- Não se preocupe, este é à mesma gratuito!

O certo é que este gesto simples, ficou marcado nos registos de experiências positivas e, sempre que me quero lembrar de histórias de relacionamento com o cliente, esta vem à memória. Isto também é marketing posto em ação.

Missão Impossível da Red Bull


A Red Bull tem o hábito de se situar perto dos limites. Desde o Red Bull Air Race à Formula 1, passando pelo Cliff Diving entre muitas outras atividades, existe um denominador comum: o risco, o conceito radical da coisa.

Está em curso um desafio radical de elevado grau de dificuldade: Felix Baumgartner, para-quedista austríaco, vai tentar saltar de uma cápsula a 36.576 metros de altura, logo que as condições atmosféricas o permitam. Será o primeiro ser humano a atravessar a barreira do som a saltar de para-quedas.

O verdadeiro salto estratosférico em curso.

Helder Rodrigues, piloto Red Bull, campeão mundial de todo o terreno em motos

erro Crasso


A origem da expressão erro crasso pode ser entendida facilmente e percebido todo o seu contexto, consultando a seguinte página da wikipedia: wikipedia Marco Crasso. Para a questão atual, o relevante é a origem factual da expressão:

"Nesta batalha Crasso cometeu uma série de falhas grosseiras. Confiou demais na superioridade numérica de suas tropas, abandonou as tradicionais táticas militares romanas e, na ânsia de chegar logo ao inimigo, atacou cortando caminho por um vale estreito, de pouca visibilidade. As saídas do vale, então, foram ocupadas pelos partos e o exército romano foi dizimado. Estes equívocos passaram à história através da expressão erro crasso, que remete a uma falha grosseira de planejamento com consequências trágicas."

Vendo as coisas pela positiva, nós estamos a fazer história. Tal como o romano Crasso, que está na origem de tão singela expressão, também outros erros estão a fazer história. Não sendo o erro informático que pôs livro para adultos de Alice Vieira em lista para alunos de sete anos (desde que a Alice não tenha escrito um livro com a classificação xxx), este não é um erro crasso. Erro Crasso, ou seja, erro devido a uma grosseira falha de planeamento com consequências trágicas, é aquele que aparece refletido no artigo: FMI reconhece que calculou mal o impacto da austeridade na economia. Este é um erro crasso. Claro que se fosse adepto de teorias da conspiração, diria que isto não seria um erro, mas uma estratégia alinhada com as atrocidades descritas na entrevista de John Perkins, um assassino económico aposentado e arrependido, e que pode ser vista ema cigarra, a formiga e o assassinato económico.

Claro que vão surgindo ajudas inesperadas, de pessoas e setores que pretendem pagar impostos, e que pode ser uma ajuda ao governo na saída deste problema. Sim, ainda há quem queira pagar impostos, como a notícia Campanha pelo reconhecimento do trabalho sexual confirma!

Não lhes bastavam os clientes, também querem a prática com governo!!! Desconfio que estamos na presença de mais um erro crasso!

como educar crianças com repreensões?


A educação dos filhos tem sempre momentos difíceis. Todos passamos pelos famosos momentos em que dizemos que "me custa mais a mim do que a ele". Sendo certo que os elogios são sempre a forma de educação que deixa todas as partes mais motivadas e satisfeitas, são muitas vezes momentos esquecidos. No entanto, continua a ser necessário ter momentos de definição de limites, em que a repreensão é fundamental para um crescimento saudável.

Há pouco tempo, li um livro que é um pequeno manual. Apesar do seu tamanho, deixa a sensação que todo ele representa um ensinamento contínuo e crescente ao longo do texto. Agora, o mais difícil é pôr em prática os ensinamentos constantes no livro "o pai-minuto: como fomentar a auto-estima e melhorar o comportamento dos seus filhos"Um título que reflete muito do que os pais querem para os filhos. O autor sugere que haja um determinado método nas repreensões, chamando a atenção para a necessidade de ter paciência até que os resultados comecem a surgir. Deixo em baixo o método sugerido pelo autor:

"Repreensões-minuto funcionam bem quando:
1. Comunico com antecedência aos meus filhos que os vou repreender quando o seu comportamento for inaceitável para mim. E encorajo-os a ter o mesmo tipo de franqueza para comigo.
Primeira parte da repreensão:
2. Repreendo os meus filhos logo que possa.
3. Digo-lhes concretamente o que fizeram .
4. Sem rodeios, digo aos meus filhos exactamente como me sinto em relação ao que eles fizeram.
5. Fico calado durante alguns segundos, longos e desagradáveis, para que eles sintam o que eu sinto.
Segunda parte da repreensão:
6. Depois, acalmo-me e toco nos meus filhos de modo que eles percebam que estou do lado deles.
7. Faço ver aos meus filhos que, embora o seu recente comportamento não tenha sido bom, eu penso que eles são bons.
8. Digo aos meus filhos *Amo-vos!* e abraço-os. Quando a repreensão acaba, acaba mesmo. Não volto a falar no assunto.
9. Mais tarde, nesse mesmo dia, ouvirei aquilo que os meus filhos pretendam dizer-me.
10. Compreendo perfeitamente que, embora demore apenas um minuto a repreender com amor os meus filhos, os benefícios poderão durar para o resto da vida."

Ui, ui, o comércio tradicional



Muito se fala do definhar do comércio tradicional. Há uns dias li uma análise ao seu estado que resume de forma simples algumas causas relevantes para o que se passa. Acrescentaria apenas condições de acesso e de estacionamento e a vocação ou preparação para o atendimento ao público. A atitude também conta.
"Por norma, Coimbra tem um número considerável de turistas, que andam por ali a ver o túmulo de D. Afonso Henriques e demais memória da cidade. Mas, naquele sábado, a cidade estava ainda mais cheia, estava mesmo apinhada de gente de pele clarinha e de carteira cheiinha. O Eurogym 2012 tinha acabado de começar. Ou seja, milhares de Nadias Comaneci loiras enchiam as ruas. Perante esta avalanche do norte da Europa, poderíamos pensar que o comércio tradicional de Coimbra iria ficar satisfeito. As ruas estavam cheias de malta com a carteira fora da alçada da troika; aliás, num certo sentido, era a troika que ali estava, a andar de um lado para o outro. Sucede, porém, que esta suposição estaria errada.
Naquele sábado fervilhante, a maioria das lojas da baixa estava fechada. Pelas bandas de Coimbra, a lógica pode ser uma coisa do Entroncamento. Enquanto me encaminhava para uma loja que vende sapatilhas Sanjo e música alternativa, não pude deixar de pensar que estes comerciantes têm excesso de queixinhas e défice de adaptação. Falam muito, mas depois são incapazes de aproveitar um evento que trouxe milhares de carteiras para o centro de Coimbra. Pior: estes comerciantes serão os mesmos que aparecerão algures numa futura reportagem de TV, queixando-se do iva e da pressão das grandes superfícies. Felizmente, a minha loja estava aberta, e comprei o meu CD. A rapariga da loja não se queixou da pressão das grandes superfícies, apenas resolveu trabalhar num sábado à tarde numa cidade cheia de turistas ricos. Quem diria?"

Fonte: 
ui ui o comércio tradicional por Henrique Raposo

Ler mais sobre atendimento: