Sub20: derrotas que nos deixam orgulhosos

Antes de qualquer análise, deve-se dizer que é importante ultrapassar objetivos!É importante também saber quais seriam os objetivos assumidos pela seleção de sub20 (S20).
Como é normal, existem um conjunto de criticas e de análises à seleção S20 . Como é normal diz-se que uma final é para ganhar, ou que o segundo é o primeiro dos últimos, entre outras anormalidades normais. É importante estabelecer objetivos ambiciosos mas, simultaneamente, alcançaveis. Assim, quando agora se dizem as baboseiras anteriores, é importante saber: Qual era a nossa expetativa para a participação da seleção portuguesa? A nossa atitude bipolar, faz com que passemos de bestas a bestiais e a bestas novamente, de coxos a craques e a coxos, novamente, de vilões a heróis e a vilões com uma velocidade simplesmente alucinante. É normal ver comentários em jogadas consecutivas em que um jogador é classificado de craque e de coxo alternadamente. Convictamente!

As minhas expetativas quanto à equipa eram baixas, portanto as exigências também. Sem ouvir falar grande coisa da destes S20, nem interesse tinha em ver os jogos. Tinha sido uma ida fortuita à Colômbia, e a vinda deveria ser rápida Já nos habituamos a ir como campeões antes dos campeonatos e voltar com o rabinho entre as pernas. Desta vez fomos sem glória antecipada, sem sermos campeões antes do campeonato começar, e voltámos vice-campeões (lugar meritório), no final.
A atitude foi importante. Uma equipa sem estrelas, mas uma equipa.  Com tanto empenho e luta, todos devem ter orgulho no comportamento dos sub-20. E nos resultados alcançados.

Esta não é uma vitória moral, é uma vitória real. Acredito que, por muito ambiciosos que fossem os objetivos, os S20 conseguiram cumprir. O conceito de pódio é importante. E para uma seleção que poucos dariam o que quer que fosse por ela, chegar ao segundo lugar mais alto do pódio é muito positivo, e o resultado de humildade e muito trabalho e dedicação. Algo que, possivelmente, falta noutras paragens ou escalões. Apenas sendo um frequentador habitual do pódio, se pode ambicionar a estar de quando em quando no lugar mais alto.
Parabéns ao Brasil. Ganharam bem.
Parabéns a Portugal. Se ganhasse também seria um justo vencedor. Valeu a pena esperar pela madrugada para um bom jogo de futebol.

Portugal perde a final no prolongamento
Portugal tem excelentes jogadores para o futuro
Sub-20: "Gigante" Portugal perdeu excelente ocasião para chegar ao "tri"

Sem comentários: