Pessoa

Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 - Lisboa, 30 de novembro de 1935)

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
(Fernando Pessoa)

Crónicas de Kow III – autoridade? onde?

http://www.motoonline.pt/
A viagem é muitas vezes feita em automático. Diz-me um amigo que é auto-hipnose (PC disse “Isso é auto-hipnose: estamos acordados, lúcidos, mas completamente abstractos. No entanto, se acontecer algo fora do comum, conseguimos reagir."). Mas o pior das rotinas é sair delas e responder atempadamente. Há uma certa dormência cerebral. É algo parecido com ficar com um pé dormente, mas ao nível da consciência.
Hoje, como tantas vezes, houve a necessidade em determinado momento de sair abruptamente do estado de dormência. O movimento não fluía numa rotunda onde o normal é fluir. Normalmente basta abrandar, e a necessidade de parar nesse local é rara. Desta vez, tive que para repentinamente. Estavam 2 camiões e uns quantos carros ligeiros parados. 2 agentes da autoridade (GNR no caso) a tirar medidas, atrás de dois carros que bateram, provavelmente por motivo da dita dormência cerebral. É incómodo que na viagem para o trabalho aconteçam este tipo de imprevistos! Um tipo levanta-se cedo para chegar a horas e é isto. Seria melhor que alguém nos dissesse: “Hoje é dia de chegares tarde! Se não o fizeres por iniciativa própria outros te obrigarão”. E assim, chegaríamos tarde sem esforço e com mais uns minutos extra de cama. Mas estas já são divagações que não têm nada a ver com o assunto em causa.

O que mais me impressionou foi a lata de 2 veículos (à minha frente, portanto com a noção clara do que se estava a passar), a buzinar para quem estava a atrapalhar (GNR) o trânsito.

Será que ainda é adequado chamarmos às polícias e outros afins “agentes da autoridade”?

a tese do coelho predador!

O Doutoramento do Coelho



Fábulas contemporâneas!


Era um dia lindo e ensolarado o coelho saiu de sua toca com o notebook e pôs-se a trabalhar, bem concentrado. Pouco depois passou por ali a raposa e viu aquele suculento coelhinho tão distraído, que chegou a salivar.
No entanto, ficou intrigada com a actividade do coelho e aproximou-se, curiosa:
- Coelhinho, o que estás a fazer, tão concentrado?
- Estou a redigir a minha tese de doutoramento - disse o coelho, sem tirar os olhos do trabalho.
- Hummmm... e qual é o tema da tua tese?
- Ah, é uma teoria que prova que os coelhos são os verdadeiros predadores naturais das raposas.
A raposa ficou indignada:
- Ora!!! Isso é ridículo!!! Nós é que somos os predadores dos coelhos!
- Absolutamente! Vem comigo à minha toca que eu mostro-te a minha prova experimental.
O coelho e a raposa entram na toca. Poucos instantes depois se ouvem alguns ruídos indecifráveis, alguns grunhidos e depois silêncio.
O coelho volta sozinho e, mais uma vez retoma os trabalhos da sua tese, como se nada tivesse acontecido.
Meia hora depois passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho, tão distraído, agradece mentalmente à cadeia alimentar por estar com o seu jantar garantido.
No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho a trabalhar com aquela concentração toda. O lobo resolve então saber do que se trata aquilo tudo, antes de devorar o coelhinho:
- Olá, jovem coelhinho! O que o faz trabalhar tão arduamente?
- A Minha tese de doutoramento, caro lobo. É uma teoria que estou a desenvolver há algum tempo e que prova que nós, coelhos, somos os grandes predadores naturais de vários animais carnívoros, inclusive dos lobos.
O lobo não se conteve e farfalha de risos com a petulância do coelho.
- Ah, ah, ah, ah!!! Coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isto é um despropósito. Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos. Aliás, chega de conversa...
- Desculpa, mas se quiseres posso-te apresentar a minha prova experimental. Gostarias de me acompanhar à minha toca?
O lobo não consegue acreditar na sua boa sorte.
Ambos desaparecem pela toca. Alguns instantes depois ouvem-se uivos desesperados, ruídos de mastigação e... silêncio. Mais uma vez o coelho volta sozinho, impassível, e recomeça a redacção da sua tese, como se nada tivesse acontecido.
Dentro da toca do coelho vê-se uma enorme pilha de ossos ensanguentados e peles de diversas raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos.
Ao centro das duas pilhas de ossos, um enorme leão, satisfeito, bem alimentado, a palitar os dentes…


MORAL DA HISTÓRIA:
1. Não importa quão absurdo é o tema da tese;
2. Não importa se não tem o mínimo fundamento científico;
3. Não importa se as experiências nunca cheguam a provar a teoria;
4. Não importa nem mesmo se as ideias vão contra o mais óbvio dos conceitos lógicos...
5. O que importa é QUEM É O TEU PADRINHO!

Obrigado por esta bela história, GC

"dá-le" no osso e a ausência indevida

 SCP 1 - FCP - 1
O jogo de ontem foi mau de mais para ser verdade. O SCP, normalmente equipa que se preocupa em tentar jogar futebol, não conseguiu deixar de lado o facto de o seu ex-capitão regressar à sua ex-casa. Do público, é normal contar com este tipo de atitudes. Embora fosse agradável ver mais respeito pelo adversário, e atitudes de cidadania mais adequadas a um país que diz querer ser desenvolvido, ou civilizado. Começo desde logo por me convencer que as claques são um dos factores mais relevantes na destruição do futebol enquanto espectáculo de família. Bem, por enquanto nos sofás ainda se consegue ver um jogo. Sejam claques de que clube for, existe um poder de criar o pensamento de manada, em que pessoas que são "normais" ou decentes no dia-a-dia, se tornam perfeitamente anormais (sem aspas). Mas do público, estamos todos a contar com algumas situações destas. Mesmo sendo situações minoritárias (será?) têm um mediatismo muito superior.
Agora de profissionais de futebol, que fizeram uma autentica caça a um colega de profissão e de selecção, para alguns deles, parece-me que não será tão aceitável. Parece-me que não é esta a forma que o SCP terá para dar a volta às suas dificuldades. Estando de fora, não devo dar conselhos. Ok, não os vou dar. Vou apenas questionar: Será que se aplica "José Eduardo Bettencourt forever"? Deixo um "wishful thinking": Claro que sim!

Quanto à equipa de arbitragem, deixo aqui a análise feita no blog da bad girl no conselho que deu ao Villas-Boas: "Se, conforme afirmas, disseste ao árbitro que ele estava a ter uma "escandalosa e gritante dualidade de critérios", mereceste ter sido expulso. Não se atiram palavras com mais de três sílabas para dentro do campo. Um "isto é uma roubalheira, seu cabrão!" tinha evitado a percepção de insulto." 



Beira-Mar - SLB
Agora que se aproxima a hora do jogo, vamos ver se o SLB continua a dar ouvidos ao seu líder, e continua a não marcar presença nos estádios dos adversários. Aparentemente a falta de comparência em estádios alheios seria para o público. Parece que a equipa está a dar o exemplo, e se ausenta durante grande parte do jogo. Começou com o Lyon nos últimos 15 minutos mas, nos jogos seguintes têm aperfeiçoado a técnica, e já se conseguem manter ausentes durante a quase totalidade do jogo. (Veja-se FCP e a aquela equipa israelita). Em Aveiro, já sse viu que o público marcará presença. É positivo para o Beira-Mar, sem dúvida. Vamos ver como será em campo, visto que as belezas da ria, a gastronomia, e a noite de Aveiro são aliciantes. Com estes motivos, será mais fácil cumprir de novo com a mensagem do seu líder.

Mais informação em http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1468421
e http://www.ionline.pt/conteudo/90965-falcao-evita-derrota-do-fc-porto-em-alvalade

a novela não sei, mas rita pereira mereceu o emmy!

A TVI, apesar dos big brothers, das casas dos segredos e de certos jornais nacionais, programas no minimo envoltos em polémica, é fértil na produção de telenovelas de produção nacional que são best-sellers de audiências e promovem canções com presença no top+ garantida. Promovem também actores nacionais. No âmbito desta política, tem havido a exportação de algumas destas novelas para diferentes países.
Esta semana, uma destas novelas ganhou um Emmy na categoria de "Melhor Novela Internacional". Foi provavelmente o maior reconhecimento do trabalho da estação, tantas vezes criticada pelos seus programas "light" e alguns "hard", como aparenta ser a actualíssima casa dos segredos.
Uma das estrelas nascidas na TVI, destacou-se! Antes da cerimónia não estava previsto ser a estrela maior. Mas assim aconteceu. Rita Pereira surpreendeu tudo e todos com uma indumentária que fez com que fosse a estrela maior da comitiva. Seguindo a estratégia da sua casa-mãe, optou por uma estratégia de internacionalização, que teria passado despercebida caso não tivesse usado um belo par de argumentos.
Aparentemente os convivas masculinos não deixaram de reparar nesses argumentos, tendo a própria Jeannine Morris, entrevistadora, especialista em beleza e fundadora do site BeautySweetSpot.com, reparado neste facto e feito uma entrevista com o foco nos argumentos já referenciados.
Também o administrador da TVI pareceu ter visto um novo mundo, desconhecido até então, apesar da casa comum. Mas o melhor é ver.

Também a analise feita por Rui Unas, nos ajuda a interpretar alguns factos relevantes sobre este assunto. Para que não falte informação, fica também o seguinte vídeo, que é de um programa cuja excelência de conteúdos nos faz ficar mais elucidados:


Para mais notícias vejam: http://www.ionline.pt/conteudo/90403-o-decote-rita-pereira-faz-furor-nos-emmy---video

25.11 - dia internacional contra os maus tratos contra as mulheres


Apesar de ter sido ontem o dia internacional contra os maus tratos contra as mulheres, não podia deixar passar este dia sem o assinalar. Como alguém dizia, mais vale tarde do que mais tarde ainda.
Um sinal de que ainda somos uma sociedade bárbara, apesar de nos custar admitir. Tem havido melhorias, mas enquanto houver maus tratos, não podemos estar satisfeitos. Por isso vou apoiar a iniciativa da Fundação José Saramago, iniciada pelo próprio há seis anos.
http://www.ionline.pt/conteudo/90654-pelo-fim-dos-maus-tratos-contra-as-mulheres-eu-pronuncio-me.
Fundação José Saramago: http://www.josesaramago.org/detalle.php?id=1075.
Outra notícia relacionada interessante:
http://www.ionline.pt/conteudo/90617-violencia-domestica-numero-casos-baixou-dez-cento-na-ultima-decada-em-portugal---elza-pais

absolutamente necessário...

Qual a real necessidade de...:
Violas depois da serenata?
Apontamentos depois dos exames?
Entradas depois da refeição?
Crédito depois da casa comprada?
Médicos depois da cura?
Tremoços depois da cerveja?
Shampôos depois do banho?
O Pai Natal depois do Natal?
A máscara depois do Carnaval?
Silêncio depois do espectáculo?
Óculos depois da soldadura?
Açucar depois do café?
Protector solar depois das férias?
O despertador depois do atraso?
Os blindados depois da cimeira?

Imagine

Depois de podermos ver um conjunto de aspectos positivos em o pulsar da coisa IV, que são importantes para nos sentirmos motivados e acreditarmos que é possível chegar, e depois da opinião que o MT deixou sobre o assunto, é importante analisarmos algumas situações menos positivas. É óbvio que o elogio sabe bem. Já a critica é sempre menos bem aceite. No entanto, enquanto que com o elogio a única coisa que se consegue é o aumento do ego, com a critica conseguem-se melhorias.
Fica fica de seguida uma análise que Mário Crespo faz ao estilo de John Lennon. E junta a sua habitual e bem vinda sátira.
"- Imaginem que todos os gestores públicos das 77 empresas do Estado decidiam voluntariamente baixar os seus vencimentos e prémios em dez por cento. Imaginem que decidiam fazer isso independentemente dos resultados. Se os resultados fossem bons as reduções contribuíam para a produtividade. Se fossem maus ajudavam em muito na recuperação.

- Imaginem que os gestores públicos optavam por carros dez por cento mais baratos e que reduziam as suas dotações de combustível em dez por cento.
- Imaginem que as suas despesas de representação diminuíam dez por cento também. Que retiravam dez por cento ao que debitam regularmente nos cartões de crédito das empresas.
- Imaginem ainda que os carros pagos pelo Estado para funções do Estado tinham ESTADO escrito na porta. Imaginem que só eram usados em funções do Estado.
- Imaginem que dispensavam dez por cento dos assessores e consultores e passavam a utilizar a prata da casa para o serviço público.
- Imaginem que gastavam dez por cento menos em pacotes de rescisão para quem trabalha e não se quer reformar.
- Imaginem que os gestores públicos do passado, que são os pensionistas milionários do presente, se inspiravam nisto e aceitavam uma redução de dez por cento nas suas pensões. Em todas as suas pensões. Eles acumulam várias. Não era nada de muito dramático. Ainda ficavam, todos, muito acima dos mil contos por mês. Imaginem que o faziam, por ética ou por vergonha. Imaginem que o faziam por consciência.
- Imaginem o efeito que isto teria no défice das contas públicas.
- Imaginem os postos de trabalho que se mantinham e os que se criavam.
- Imaginem os lugares a aumentar nas faculdades, nas escolas, nas creches e nos lares.
- Imaginem este dinheiro a ser usado em tribunais para reduzir dez por cento o tempo de espera por uma sentença. Ou no posto de saúde para esperarmos menos dez por cento do tempo por uma consulta ou por uma operação às cataratas.
- Imaginem remédios dez por cento mais baratos. Imaginem dentistas incluídos no serviço nacional de saúde.
- Imaginem a segurança que os municípios podiam comprar com esses dinheiros.
- Imaginem uma Polícia dez por cento mais bem paga, dez por cento mais bem equipada e mais motivada.
- Imaginem as pensões que se podiam actualizar. Imaginem todo esse dinheiro bem gerido.
- Imaginem IRC, IRS e IVA a descerem dez por cento também e a economia a soltar-se à velocidade de mais dez por cento em fábricas, lojas, ateliers, teatros, cinemas, estúdios, cafés, restaurantes e jardins.
- Imaginem que o inédito acto de gestão de Fernando Pinto, da TAP, de baixar dez por cento as remunerações do seu Conselho de Administração nesta altura de crise na TAP, no país e no Mundo é seguido pelas outras setenta e sete empresas públicas em Portugal. - Imaginem que a histórica decisão de Fernando Pinto de reduzir em dez por cento os prémios de gestão, independentemente dos resultados serem bons ou maus, é seguida pelas outras empresas públicas.·
- Imaginem que é seguida por aquelas que distribuem prémios quando dão prejuízo.
- Imaginem que país podíamos ser se o fizéssemos.
- Imaginem que país seremos se não o fizermos."

scent of a Woman - Al Pacino

Ver o Al Pacino em "Perfume de Mulher" é ver um actor extraordinário num papel completamente alucinado e simultaneamente empático. Que filme brutal. Que exemplo de companheirismo e solidariedade.
Um discurso final completamente alucinante e um exemplo a seguir. Marcante, como muitos dos seus filmes. Se escolhesse um actor para personificar "O Actor" não haveria muitos, mas Al Pacino seria uma forte opção.

Este é um dos discursos mais brilhantes do cinema:

o pulsar da coisa IV

Há dias em que apenas nos apetece falar do que realmente se faz de bom por cá.
Assim sendo, e deixando para trás o futebol e a cimeira da Nato, aí vão alguns exemplos:

A Livraria Lello foi considerada a 3.ª mais bela do planeta, segundo o guia turístico australiano da "Lonely Planet's Best in Travel 2011". Esta livraria já tinha sido classificada como Divina pelo jornal de Guardian e tinha ficado no mesmo lugar do pódio em 2008. Ver notícia da Lello no topo do planeta.

A incubadora do IPN foi considerada a melhor do mundo, na categoria de "Best Science Based Incubator". Já tinham ganho este prémio instituições de renome, como o Tsinghua Science Park de Beijing, o Oxford BioBusiness Center, o I3P- Incubadora de empresas do Politécnico de Turim ou o Symbion – Science Park de Copenhaga. Ver mais em: https://www.ipn.pt/si/event/dataNews.do?elementId=839&s=1

Um site para pais e avós que recomendo, e pode ajudar a esclarecer dúvidas. http://www.conversascombarriguinhas.pt/

Não resito ainda a deixar aqui um texto do Nicolau Santos, para nos motivar a chegar lá:

Coisas Positivas:

"EU CONHEÇO UM PAÍS..."*
*Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso, In Revista"Exportar"


+ Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade mundial de recém-nascidos, melhor que a média da UE.
+ Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.
+ Eu conheço um país que é líder mundial na produção de feltros para chapéus.
+ Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende no exterior para dezenas de mercados.
+ Eu conheço um país que tem uma empresa que concebeu um sistema pelo qual você pode escolher, no seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
+ Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou um sistema biométrico de pagamento nas bombas de gasolina.
+ Eu conheço um país que tem uma empresa que inventou uma bilha de gás muito leve que já ganhou prémios internacionais.
+ Eu conheço um país que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, permitindo operações inexistentes na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos.
+ Eu conheço um país que revolucionou o sistema financeiro e tem três Bancos nos cinco primeiros da Europa.
+ Eu conheço um país que está muito avançado na investigação e produção de energia através das ondas do mar e do vento.
+ Eu conheço um país que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os toda a EU.
+ Eu conheço um país que desenvolveu sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos às PMES.
+ Eu conheço um país que tem diversas empresas a trabalhar para a NASA e a Agência Espacial Europeia.
+ Eu conheço um país que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas.
+ Eu conheço um país que inventou e produz um medicamento anti-epiléptico para o mercado mundial.
+ Eu conheço um país que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça.
+ Eu conheço um país que produz um vinho que em duas provas ibéricas superou vários dos melhores vinhos espanhóis.
+ Eu conheço um país que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamento de pré-pagos para telemóveis.
+ Eu conheço um país que construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade pelo Mundo.


O leitor, possivelmente, não reconheceu neste país aquele em que vive...     *PORTUGAL*


Mas é verdade.Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.


Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Out Systems, WeDo, Quinta do Monte d'Oiro, Brisa Space Services, Bial, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Portugal Telecom Inovação, Grupos Vila Galé, Amorim, Pestana, Porto Bay e BES Turismo.


Há ainda grandes empresas multinacionais instalada no País, mas dirigidas por portugueses, com técnicos portugueses, de reconhecido sucesso junto das casas mãe,como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal e a Mc Donalds (que desenvolveu e aperfeiçoou em Portugal um sistema que permite quantificar as refeições e tipo que são vendidas em cada e todos os estabelecimentos da cadeia em todo o mundo ) .


É este o País de sucesso em que também vivemos, estatisticamente sempre na cauda da Europa, com péssimos índices na educação, e gravíssimos problemas no ambiente e na saúde... do que se atrasou em relação à média UE...etc.


Mas só falamos do País que está mal, daquele que não acompanhou o progresso.


É tempo de mostrarmos ao mundo os nossos sucessos e nos orgulharmos disso."

E que nos sirvam de exemplo, digo eu!

como não educar um filho

Orkut Scraps - Cartoon

Orkut Scraps

"Policias de Houston, no Texas, publicaram uma lista de 10 “conselhos” para “criar um delinquente”.
E interessante meditar neste resumo:


1- Comece na infância a dar o seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o Mundo tem a obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.
2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso fá-lo-á sentir-se interessante.
3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até que chegue aos 21 anos e “decida por si mesmo”.
4- Arrume tudo o que ele desarrumar: livros, sapatos, roupas. Faça-lhe tudo para que aprenda a atribuir aos outros toda a responsabilidade.
5- Discuta com frequência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.
6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.
7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.
8- Tome sempre o partido dele contra vizinhos, professores e autoridades. (Todos têm má vontade com o seu filho).
9- Quando ele se meter em alguma complicação séria, desculpe-se, dizendo que nunca o conseguiu dominar.
E, finalmente...

10- Prepare-se para uma vida de desgostos.

“eduquem as vossas crianças para evitar punir os homens" - Pitágoras

Obrigado DP pelo mail.
Cada um que faça a sua análise!

eureka! - drama ao sol

Às 4 da tarde um homem vai ao jardim. Está sol. Ouve extasiado um pássaro que canta. Subitamente o homem cai por terra.

O que aconteceu?



Se entenderem, podem fazer duas perguntas de resposta Sim/Não, no sentido de vos dar pistas.
Já sabem: as respostas ou as 2 perguntas para: pmcpaiva@gmail.com. Divirtam-se!

eureka! - cleópatra e antónio II

António e Cleópatra são encontrados mortos na sua casa no Egipto. Os seus corpos estão estendidos no chão e junto deles está uma poça de água e vidro estilhaçado. Contudo não há marcas de golpes no seu corpo nem foram envenenados. De que morreram eles?



Houve algumas respostas curiosas, outras divertidas. Não as consigo aqui reproduzir, pois inadvertidamente o "delete" apanhou-me desprevenido. Houve uma próxima da resposta "oficial". Qualquer coisa que foi arremessada pela janela e os matou. Também é uma possibilidade e não consigo afirmar que não possa ter acontecido (esta foi o PR que enviou!).

A resposta "oficial":
 
Cleópatra e António foram atirados ao chão após uma rajada de vento ter aberto repentinamente a janela, quebrando o aquário e espalhando os vidros e os infortunados peixes pelo chão.
Mas alguém falou em seres humanos?

Obrigado pela participação.
B & A

Nota: Não, PR não é o Prof. Aníbal, mas não vos digo quem é!!

cristiano ronaldo: "bom conselho"

O dia histórico da última quarta-feira, em que o confronto com "nuestros hermanos" resultou numa boa disposição crónica, pelo menos até ao fim de semana, merece mais um post. Apesar de considerar ser importante ter cuidado com os conselhos que se dão, vou dar um conselho. Este é um bom conselho para quem sabe da coisa, e ficou triste por não poder andar os próximos dias de mão aberta. Claro que faltou pouco para que uma mão aberta fosse simbolo da candidatura ibérica (já tem logo?).
Segundo uma das stars da nossa selecção, cr7 "O Cristiano Ronaldo" talvez com um cego como árbitro o tivessemos atingido.
O meu conselho para ti Cristiano, juntamente com aquele abraço, é:




a bola deixou de ser quadrada?


http://cartunistasolda.blogspot.com
Quando estamos a ver um jogo destes num hotel cheio de espanhóis, é dificil não ser mais irracional ainda do que a ver um jogo num café cheio de portugueses. Foi interessante ver o desinteresse de "nuestros hermanos" pelo jogo quando ainda faltavam mais de 20 minutos para terminar o jogo. Foi a debandada geral. A Aljubarrota dos tempos modernos. A Padeira reencarnou em "Postiga". A pá "reencarnou" numa chuteira. O ego dos 6 (4 clientes + 2 empregados) portugueses a ver o jogo ficou tã inchado, que os espanhóis tiveram que sair mais cedo do espaço. Nem os empregados resistiram a uma "brincadeirazinha" com os seus clientes das tapas.
Já somos outra vez os maiores. Quem vem aí a seguir? A Holanda? A Inglaterra? O FMI? Quantos são? Quantos são? Venham eles! A bola deixou de ser quadrada e passou de novo a redonda.
No entanto...
Gostava que esta vitória tivesse sido no campeonato do mundo;
Gostava que as nossas posições no ranking fossem boas no final dos campeonatos oficiais do que no fim;
Gostava que pelo menos o jogo de abertura, se a candidatura ibérica for vencedora, fosse em Portugal;
Mas é um bom sinal. É sempre melhor ganhar do que perder. Foi boa a vitória! quem não se sente eufórico com uma vitória destas perante um rival deste calibre no futebol (e não só)? Mas é pouco ganhar assim num jogo particular de promoção de um evento. Ganhar a feijões é giro. Sabe bem! Mas sabe a pouco
Artigo sobre o jogo em: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1466765

Como nos pode ajudar a criatividade?

Era uma vez..."Um fazendeiro resolve colher alguns frutos da sua propriedade. Pega num balde vazio e segue para o pomar. No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas que provavelmente invadiram as suas terras.
Ao aproximar-se lentamente, observa várias raparigas nuas banhando-se na lagoa. Quando elas se apercebem da sua presença, nadam até à parte mais profunda da lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto não se for embora.
O fazendeiro responde:
- Não vim aqui para vos espreitar, só vim dar de comer aos jacarés!"

Moral da História?

é importante mudar alguma coisa

Partindo do artigo da Inês Serra Lopes "o regime e o pacto dele", podemos perceber a dificuldade da autora em entender a necessidade de um governo de bloco central. Concordo plenamente, e digo ainda que apenas serviria para diminuir as escolhas que temos, relativamente a quem nos governa. Seria uma limitação à democracia. Há no entanto outras limitações que veria como positivas:
- Os circulos uninominais seriam uma possibilidade, porque se poderia responsabilizar directamente o deputado eleito por uma região, e este saberia que deveria defender essa região. O que acontece hoje, é que mesmo que o deputado defenda uma região, tem que parecer que é o país o seu interesse. Claro que deveria haver um conjunto de deputados de circulo nacional. Mas veja-se o caso do deputado do limiano, ou das regiões autónomas. Claro que o seu propósito é defender a sua região. E qual é o problema? Mas promova-se a transparência! Estes não são deputados da nação, são deputados de uma região.
- O líderes de governo deveriam sê-lo durante apenas um mandato. Este mandato poderia ser aumentado para 5 ou 6 anos, mas não poderia haver recandidatura. Este poderia diminuir um dos grandes problemas da nossa democracia, que é actuar com vista à reeleição. Até daria de barato a necessidade de passar um ano a estudar dossiers, mas teriam tempo suficiente para implementar o projecto com o qual foram eleitos, sem ter que se preocuparem em ter as acções populares necessárias para garantir a sua reeleição. Claro que comporta o risco de irem sem projectos, e serem eleitos com base no populismo e na capacidade de marketing. Mas nesse caso, qual seria a novidade? Não é o que se passa já? Pelo menos ficaria apenas um mandato.
Claro que estas são opiniões de um leigo e que os politicos, politólogos, comentadores e afins, terão soluções que não imagino sequer e que serão fantásticas.
Mas seja o que for que se faça, o importante é ter a consciência de que é importante mudar alguma coisa.

John Cleese: dicas para ser criativo, por quem o é!

John Cleese é um humorista que já fez rir a maioria dos portugueses, Conheça-se ou não é uma figura incontornável e presente. Se falarmos em Monty Python talvez seja mais familiar. Neste vídeo de aproximadamente 10 minutos transmite-nos de forma sintética alguns ensinamentos que deveríamos ter para a vida.



Depois de ver o vídeo, listo um pequeno resumo dos momentos ou frases mais marcantes do discurso deste senhor:




1. Ser criativo

Todos os dias tento aprender algo de novo.
Meu Deus, sou criativo!

2. Ter brancas
Se me dava uma branca à noite, quando estava a escrever, ia para a cama.
Dormir sobre o problema e aparecer no dia seguinte a solução, era absolutamente extraordinário.

3. Reconstruir
Escrevi um script muito bom. Como sou desorganizado, perdi-o!
Comecei a escrever de novo. O que escrevi da 2.ª vez foi melhor. E mais rápido!

4. Quebrar
A coisa mais perigosa era ser interrompido, porque o fluxo de pensamento que se estava a ter não era reatado logo após a interrupção!
A chave para um processo criativo é evitar interrupções.

5. Ter ideias
É necessário ter a disponibilidade para sentir o click. Quando se sente o click, deve-se pegar nesse momento, e torná-lo sentido, trabalhado, reflectido, experienciado.
Mas se andam a correr todo o dia, com imensas actividades e stress, dificilmente terão qualquer ideia criativa.

6. Saber
A maior parte das pessoas que não faz a mínima ideia do que está a fazer, não faz a mínima ideia de que não faz a mínima ideia do que está a fazer.

7. Ser egoísta
Se as pessoas que mandam são muito egoístas, vão querer ter os louros de tudo o que acontece, e vão querer sentir que controlam tudo o que se passa e isso significa que, consciente ou inconscientemente vai haver um desencorajamento da criatividade nas restantes pessoas.


A resposta ao post "o criativo é inteligente! todos somos criativos?", é SIM.
TODOS SOMOS CRIATIVOS!
TODOS SOMOS CRIATIVOS!
TODOS SOMOS CRIATIVOS!

Temos apenas que trabalhar para isso! Claro que isto nos conduz a outra questão:
Qual a origem das ideias? "Bonito, adivinham-se mais complicações!"

o criativo é inteligente! todos somos criativos?!?

Os bons humoristas são pessoas inteligentes. Normalmente têm uma grande bagagem cultural, o que lhes permite interpretar situações do quotidiano de uma perspectiva diferente da dos comuns mortais (como eu). Esta diferente perspectiva, implica um factor surpresa que faz com que lhes reconheçamos talento. Um bom humorista tem a capacidade de nos fazer rir a maior parte das vezes. Também erra. Também há situações em que perguntamos "como é possível este tipo fazer um trabalho destes?". Mas deste que sejam trabalhos pontuais, fazem parte da evolução dos humoristas para conseguirem bons trabalhos. E nós aceitamos esses tiros na água.
Um dos casos em que a excelência está presente em muitos dos trabalhos, é o caso do humorista John Cleese e dos Monty Python. John Cleese tem a sua origem numa familia modesta, mas os pais, com esforço, proporcionaram-lhe uma boa educação. Foi sempre um dos melhores alunos do ensino primário, e teve notas excelentes a Matemática, Fisica e Quimica nos estudos secundários. Estudou Direito em Cambridge. Foi para uma revista, onde conheceu os seus futuros companheiros.
Tem tido ao longo dos anos diversos projectos e com bastante sucesso. Desde escritor das suas peças, até à actuação em filmes conhecidos de todos nós, demonstra uma capacidade criativa fantástica.
O clip seguinte é um exemplo (entre muitos) da sua capacidade criativa:

somente uma mãe saberia...


http://comps.fotosearch.com/bigcomps/GLW/GLW129/gwil30811.jpg


História enternecedora... mas que me deixa apreensivo e mais atento!

"Um dia minha mãe saiu e deixou meu pai a tomar conta de mim.

Eu tinha uns dois anos e meio. Alguém me tinha dado um jogo de chá de presente e era um dos meus brinquedos favoritos.
O meu pai estava na sala a ver as noticias na TV, quando eu trouxe para ele uma chavena de chá, que na realidade era apenas água. Após várias chavenas de chá, e eu continuava a receber elogios entusiasmados do meu pai a cada chavena servida, a minha mãe chegou.
Meu pai disse-lhe para se sentar na sala para me ver a trazer a chavena de chá, porque era a coisa mais fofa do mundo! A minha mãe esperou, e então, lá vinha eu pelo corredor com uma chavena de chá para o meu pai. A minha mãe viu-o beber o chá todo.
Então a minha mãe disse ao meu pai (apenas uma mãe saberia);
- Passou-te pela cabeça que o único lugar onde ela alcança água é na sanita?

Os pais têm mais dificuldades em chegar lá..."

Obrigado pela história DP, mas fiquei preocupado.

eureka! - cleópatra e antónio

António e Cleópatra são encontrados mortos na sua casa no Egipto. Os seus corpos estão estendidos no chão e junto deles está uma poça de água e vidro estilhaçado. Contudo não há marcas de golpes no seu corppo nem foram envenenados. De que morreram eles?

Respostas para pmcpaiva@gmail.com!


Divirtam-se!

arte descontextualizada é arte?


"Valor, contexto e arte. Uma questão de enquadramento?

Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer. Um sujeito entra na estação do metro, vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, na hora de ponta matinal. Durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes.


Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas, num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares.


Alguns dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.


A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, telemovel no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte.


A conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de marca."

O vídeo da experiência:


Provavelmente também eu estaria entre os que passam, sem parar para ouvir! O ritmo diário é tão acelerado, que raramente temos tempo para admirar o que nos rodeia. Mesmo que nos seja proporcionado por excelentes executantes. A arte também tem hora e lugar marcado. Não estamos sempre disponíveis para admirar uma música excelente, ou uma obra literária. Usufruir destas obras, independentemente da sua excelência, carece de preparação. Imaginem a oferta de um banquete com uma confecção excelente, mas numa situação em que têm 15 minutos para almoçar! É garfada atrás de garfada. O importante é ser rápido. Ou a venda de havaianas com um enorme temporal. Provavelmente não será o produto mais vendido. Sim, o enquadramento é essencial. E a aparência também ajuda. O hábito não faz o monge, mas ajuda!

Obrigado SJ por me enviares esta história que já procurava há algum tempo.

eureka! - o mistério do elevador: solução!

Obrigado pelas vossas respostas!
Correctas, divertidas ou rigorosas, fica aqui um resumo!


A primeira resposta e a correcta surgiu menos de 5 minutos após a questão!

#1 "É anão e só consegue chegar até ao botão 7..."
#2 "O botão do 10º está avariado, o pobre coitado carrega lá todos os dias mas o raio do elevador insiste em parar no 7º. lol"
#3 "Pode ter sido por ordem do médico ;) mas cá para mim acho que ele foi sequestrado por extraterrestres que lhe implantaram um chip no cérebro que por sua vez interfere com a frequência de funcionamento do controlador do motor do elevador o que activa o sistema de segurança e faz com que o elevador pare no sétimo andar lol lol"

As respostas #2 e #3 demonstram alta criatividade e algo importante nestes processos: a formulação de diversas hipóteses

#4 "Esta história ou não é actual ou passa-se num país de fora da Europa. Por cá existe legislação que obriga as cabines dos elevadores a terem características que evitam esse constrangimento.
Fantástica história. A pergunta que tem que se fazer é: Porque é que o elevador não passa acima do sétimo andar? Como o senhor quando desce o apanha no décimo, obviamente que o elevador só não vai ao décimo quando o transporta a ele. Logo, o problema (e a solução) reside no senhor. Daí para a frente é só procurar as hipóteses para tal acontecer."


A resposta #4 tem a particularidade de mostrar uma capacidade de análise dos pormenores muito boa e importante para estes processos. Ao eliminar o "sotaque" do texto, fez com que o texto ficasse geograficamente desenquadrado. Eu dificilmente pensaria nisso numa primeira análise.

Mas o importante são os processos de pensamento associados, e que explicado de forma exemplar!

#5 "O homem é anão e só chega até ao nº 7 do painel de escolha de andar!"
 
Mais uma correcta!
 
Obrigado pela participação! Estejam à vontade para acrescentar alguma coisa que não tenha colocado aqui no resumo.
Se tiverem enigmas, juntem a este para nos divertirmos um pouco mais! B&A

Nós e os outros

Marta Crawford, tal como Júlio Machado Vaz estão rotulados como especialistas de sexo. Gosto de ler e/ou ouvir as suas crónicas. Apesar da sua especialidade assumida, falam essencialmente de relações. E o nosso relacionamento connosco e com os outros é determinante na nossa felicidade e bem-estar. É bom termos momentos em que olhamos para o nosso umbigo, é o primeiro passo, mas não chega.
A Marta (desculpa-me a familiaridade, mas neste espaço todos se tratam por tu) escreve um pequeno artigo e simples, mas que resume muito do que poderia ser a nossa acção para melhorar o nosso quotidiano e o dos que nos rodeiam.

Ficam algumas das frases que considero mais potentes:
  • "A sua acção pode influenciar o "todo" e vice-versa, e com a sua acção fazer a diferença."
  • "Chega! Estou farta de gente que se queixa e que se recusa a agir."
  • "Ninguém nasce só, e seria bom que ninguém tivesse de viver só! Temos de encontrar o zoom interno para sermos muito mais que simples sombras que caminham para lado nenhum."

condimentos do D. Duarte II

Revisitei o D. Duarte após longo período de interregno, sem motivo especial para isso, mas apenas porque não é um restaurante que esteja presente quando se fala em jantar fora. Também não são tantas as vezes que se janta fora, pelo que a memória vai deixando cair algumas opções. E o jantar começou com uma novidade: uma sala nova, diferente do espaço anterior, que continua a existir, proporcionando um espaço diferente.

Ao chegarmos ao restaurante, que está situado à entrada do Bairro Norton de Matos, na zona na entrada do Bairro perto do que penso ir ser o “El Corte Inglês”, encontrámos uma dificuldade: o estacionamento. Só à 3.ª volta pelo quarteirão encontrámos um lugar a uma distância razoável. Ao chegar à entrada, verificámos que tanto a sala mais antiga como a nova sala, estão perfeitamente enquadradas no edíficio, não havendo um choque por estar ali aquele espaço. Está bem enquadrado e discreto, apesar de se ver logo que é um restaurante. É esse o objectivo.
Entramos na nova sala. Um espaço surpreendemente agradável, com traços contemporâneos e um ar “clean”. Paredes brancas com madeiras escuras, quase pretas e mobiliário a condizer. Com garrafeiras embutidas, mas com a preocupação de enquadrar com todo o espaço. O menos agradável foi a ida à casa de banho, que apesar de estar toda ela bem limpa, a utilização recente da latrina estava com mau aspecto. Apesar de haver indicação da higienização. Este enquadramento geral do espaço, foi o que teve menor pontuação (53%) devido a duas questões: estacionamento e WC.
Apesar de sermos 2 grupos de cerca de 15 pessoas cada, não se notava muito barulho no restaurante, e o espaço era bem ventilado, proporcionando um ambiente agradável.
A mesa tinha uma apresentação cuidada, com as entradas clássicas, entre os queijos e os croquetes e outros que tais. Estas entradas seguras, às 9h00 da noite são sempre bem vindas, e nestes casos dispenso experimentalismos, e aceito estas apostas seguras.
No que respeita aos pratos, começámos por umas belas amêijoas, bem saborosas! E continuámos com um clássico da casa, e acredito que seja um “best-seller”: o tradicional cabrito! Mais uma aposta segura, com o que de clássico existe no prato, batata no forno, arroz, e um feijão verde com óptimo aspecto. A única situação que ficou áquem do desejado foi o facto de o arroz não manter uma temperatura adequada, mas acredito que não seja fácil garantir a temperatura correcta no arroz. A acompanhar um tinto “Casa de Santar”, mais um clássico.
A única questão a apontar foi o tempo entre as entradas e o primeiro espaço, mas acredito que tenha sido por ainda faltarem duas pessoas, e alguém deve ter pedido um compasso de espera.
Apesar do ar “gourmet” do espaço, as quantidades não correspondiam ao que se associa tradicionalmente ao “gourmet”, ficando todo o grupo satisfeito. A sobremesa foi bolo de aniversário, da clássica pastelaria “Vasco da Gama”, e fez jus à fama.

Quanto ao serviço, foi muito bom. Desde a simpatia à disponibilidade e atenção constantes, até à resposta a solicitações sempre com uma boa disposição e com ar satisfeito, foi muito bom.
Resumidamente, avaliei da seguinte forma este espaço:
  • Enquadramento geral: 5,3 em 10
  • Ambiente: 7,9 em 10
  • Qualidade dos produtos: 7,7 em 10
  • Serviço: 7,0 em 10
  • Global: 7,2 em 10

 Conclusão: um restaurante a entrar no meu roteiro!

eureka! - o mistério do elevador

Dizem que o pensamento lateral aumenta a criatividade;
Dizem que o pensamento lateral ajuda a ser melhor;
Dizem pensa fora da caixa;
Ainda ando à procura do que é o pensamento lateral. Segundo parece está muito relacionado com as adivinhas que o meu avô colocava à beira da lareira. Até fazia jogos com fósforos.
Se isto é pensamento lateral, aí vai:

"Um homem mora no décimo andar de um prédio e usa o elevador para descer até ao rés-do-chão e ir trabalhar, ou fazer compras.
Quando volta para casa, sobe no elevador até ao sétimo andar, e sobe de escadas até ao seu apartamento no décimo andar. Detesta subir escadas. Sendo assim, porque as sobe?"

Respostas para pmcpaiva@gmail.com!
Divirtam-se!

monólogos


Um dos grandes títulos do i de hoje é: "FranciscoAssis: Sócrates e Passos Coelho deveriam falar mais vezes". Eu considero que eles já falam muito, e que apenas resultará falarem mais quando começarem a ouvir o outro. Diria mais, para quê falar mais vezes, se não se pretendem escutar. Parece-me que cada vez que se encontram já levam tudo perfeitamente definido, e a única coisa que pretendem, é demosntrar à outra parte as virtudes da sua solução. Errado! A outra parte considera que a sua solução é a virtuosa.
Estamos perante uma demonstração inequívoca de que a soma de dois monólogos não é igual a um diálogo. E é uma situação comum na política, sociedade, desporto, ou em qualquer outro campo. Alguém me dizia em tempos idos: “ Se não queres saber se está tudo bem com quem está à tua frente, não lhe perguntes “tudo bem?” diz apenas “olá”, caso contrário será uma enorme falta de respeito não ouvires o que te tem para dizer, quando diz: “nem por isso, sabes que blá, blá, blá, …, blá, blá, blá,” .
Nestes encontros deve passar-se exactamente o mesmo. Se não querem ouvir o que o outro tem a dizer, não percam tempo. Chega de “show-off”. Chegam as duas partes e começam: “blá, blá, blá, blá, …, blá, blá, blá,…mambo jambo e coisa e tal,…pardais ao ninho e outros que tais”, e no final o resultado é a apresentação à comunicação social do que já tinham levado no início e os motivos porque o outro é o diabo de quatro. Por norma, espremido, espremido, não sai nada de novo.


Falemos da entrevista, que é bem interessante, apesar de em muitos momentos a partidarite estar claramente presente. É natural que assim seja. Tem vários temas interessantes, e muitos serão brevemente motivo de combate político. Resumo-a da seguinte forma:
i. Francisco Assis perfila-se como sério candidato a secretário geral do PS.
ii. Muito mais que um orçamento para os portugueses, este é um orçamento para reduzir o défice e para cumprir com exigências internacionais.
iii. Não se pode deixar de ter em atenção a disputa política, mesmo quando são os interesses de Portugal que estão a ser negociados.
iv. Como o governo é minoritário, a qualquer momento pode haver uma crise política.
v. É importante que tanto José Sócrates (JC) como Pedro Passos Coelho (PPC) falem mais, falem abertamente e tenham uma relação diferente da que têm tido.
vi. Foi preciso o Conselho Europeu dar a entender ao JC e ao PPC que o “país e outras partes” não entenderiam que eles não se entendessem.
vii. Somos um partido de esquerda (não se esqueçam). A maior parte dos países da Europa é de direita. Logo a culpa é da direita!
viii. Não vou comentar a parte da entrevista em que fala de escola e saúde!
ix. É impossível concorrer com empresas que fabricam a preços muito mais baixos, com modelos onde não há direitos sociais, preocupações ambientais ou direitos políticos.
x. Os europeus têm de compreender que não estamos sozinhos e que temos de ser, a nível europeu, mais solidários e mais coesos, sob pena de este projecto europeu implodir.
xi. Existe o risco real de uma implosão do projecto europeu.
xii. Em Portugal é que nós temos um debate político muito fechado e as questões europeias ficam à margem.
xiii. Estamos dependentes da Sr.ª Merkel e da Alemanha (a única surpresa é a não referência à França de Sarkozy).
xiv. É evidente que nos últimos 30 anos Portugal evoluiu na construção de uma cidadania democrática, de um Estado social do qual nos podemos orgulhar, mas há uma área que ficou um pouco prejudicada que foi a do crescimento económico e da produtividade da economia portuguesa, que não se robusteceu substancialmente. (Será possível estado social sem crescimento economico e da produtividade?).
xv. Apesar de tudo, é muito diferente a aplicação de medidas pela esquerda e pela direita. Porque a esquerda aplica algumas medidas necessárias acompanhadas por outras, mas a direita aplica-as com prazer porque correspondem à sua orientação ideológica mais profunda. (ou seja ambas dão pauladas, mas a esquerda é porque tem que ser, enquanto a direita é porque gosta! Sera que não houve engano do entrevistador?).
xvi. O JC vai ser candidato novamente a primeiro ministro (Arghhh!).