Stress out ou a arte de diminuir o stress com ações simples!

under pressure by peter koerhuis

O stress é um elemento cada vez mais presente nas nossas vidas. Gostaria de ser adepto da filosofia "slow motion", mas ainda não a consigo pôr em prática. Os fundamentos, respeito-os, admiro-os e desejo-os. A prática, não o permite. Assim, enquanto não iniciar a prática da filosofia "slow motion", terei que encontrar umas válvulas de segurança que permitam ir diminuindo os níveis de stress, assegurando que a ruptura não se dá.

Existem algumas formas simples de reduzir o stress. Não exigem grande investimento financeiro, apenas auto-disciplina. Apresento algumas ações que podem combater as causas principais do meu stress:

1. Forçar o modo monotask: Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo! Sendo eu homem, já devia ter uma consciência maior da minha capacidade de fazer uma tarefa de cada, vez em detrimento da bendita capacidade multitask tão propalada pelo género feminino. As tentativas de derrubar esta barreira de género têm sido mal sucedidas. Farei bem em esforçar-me por fazer uma tarefa de cada vez. 

2. Fazer listas: Criar listas de tarefas é algo importante para mentes dispersas. Desta forma, posso priorizar as tarefas facilmente, sem dispersar. Eu tenho a tarefa a realizar, em letras grandes, à minha frente. Este é um hábito a manter. Assim, mesmo que disperse, é fácil reencontrar o foco. Neste ponto, é fundamental ter tudo centralizado numa única lista. A existência de várias listas poderá ser um fator adicional de stress.

3. Ver e-mails uma vez por dia (2 no máximo): Se for possível, ver o e-mail no fim do dia pode ser sinónimo de grande aumento de produtividade. Caso não seja possível, e se tiver que ver o e-mail durante o dia, será melhor fazê-lo antes de almoço. Assim, haverá umas horas de trabalho sem preocupações extra. Caso haja algo muito urgente, o meu telefone está disponível e podem telefonar-me.

Estas são 3 rotinas que estou a implementar no meu dia-a-dia, mas que ainda não estão completamente interiorizadas. Espero ser possível, brevemente, cumprir religiosamente com estas rotinas. Acredito que sejam fatores críticos de produtividade pessoal. 
Para quem estas dicas já estão completamente dominadas, em 10 Small Habits That Will Help You, podem encontrar outras dicas simples para melhorar a produtividade pessoal.


Sem comentários: