O professor X e a jornada de sucesso.



Era uma vez um vez um puto que gostava de ler... Chamemos-lhe X. Era um aluno razoável e discreto, embora gostasse de ser reconhecido, quando conseguia uma nota melhor. Até chegar à Universidade, levou uma vida simples, que cumpria com os requisitos das vidas que muitos pais planeiam para os seus filhos: escola, secundário, universidade, especialidade segura e que permitiria uma vida normal, emprego, casamento e assim por aí adiante. 

Até à entrada para a Universidade, a sua vida seguiu o planeado pelos seus pais. Uns tempos depois de chegar, a situação saiu dos trilhos pré-determinados: o X conheceu outros estudantes, alguns mais rebeldes e ativistas. Um deles tornou-se o seu primeiro. O seu exemplo. Aquele por quem ele faria muito. Aquele que queria ter como amigo durante toda a  sua vida. O Primeiro fazia parte da Associação e, a sua vertente de Engenharia, não lhe dava ferramentas para analisar as contas da Associação, pela qual era responsável. Começou a pedir ao X para lhe ver algumas contas e analisar o que poderia ser feito na apresentação de resultados nas assembleias.

O X, que não gostava da área fiscal nem do que a rodeava, nem tinha pensado alguma vez seguir a via da fiscalidade, por amizade fraterna, começou a aprofundar esses temas. 

Começou a ter algum destaque, pois o Primeiro dava-lhe os louros da análise. O entusiasmo foi-se apoderando dele e estudava de forma cada vez mais afincada. Começou a pensar que seria possível ser um especialista naquela área. Nos seus melhores sonhos, até se via como o maior especialista do mundo conhecido em fiscalidade.

Passou a estar determinado a se destacar e X mergulhou cada vez mais profundamente nos estudos. Pesquisava noite após noite, mesmo que não houvesse uma necessidade imediata daquele conhecimento e lia jurisprudências antigas e novas, devoravando livros sobre a especialidade. Não eram muitos dos que o rodeavam que considerassem ser um bom caminho, o que o X estava a trilhar. No entanto, X acreditava cada vez mais nas oportunidades desta via.

Com o tempo, sua dedicação começou a dar frutos. Carlos tornou-se um verdadeiro perito naquela área pouco explorada. A notícia de sua competência começou-se a espalhar, e ele passou a ser procurado por profissionais da área, advogados e até mesmo por juízes, que procuravam a sua opinião sobre questões específicas.

Cada projeto, cada desafio, cada questão era uma oportunidade de aprofundar ainda mais o seu conhecimento. X respondia a cada solicitação com minúcia e dedicação, o que só aumentava sua reputação.

X não era apenas reconhecido em círculos restritos; a sua fama ultrapassou as fronteiras da sua especialidade. Começou a ser convidado para palestras e conferências, partilhando a sua experiência e conhecimento com uma audiência mais ampla.

A sua reputação como especialista levou a que a remuneração dos seus pareceres fosse aumentando, pois muitos queriam a sua visão do assunto Oferecia pareceres especializados a empresas e profissionais que reconheciam o valor único da sua experiência.

X foi convidado para ser professor numa reputada Universidade, oferecendo-lhe uma papel relevante para que pudesse partilhar o seu conhecimento com a próxima geração de estudantes de direito. O que começou como uma escolha desafiadora e solitária transformou-se numa jornada de sucesso e reconhecimento, onde X não só superou as expectativas, mas também ajudou a moldar o futuro da sua área de especialização.

Parabéns, Professor X.

Sem comentários: