A lesma que queria ser caracol

Imagem em: Escola Britannica


Uma lesma andava a passear pela horta do dia e andava cabisbaixa. Não era feliz com a sua vida, porque queria ser caracol.
Nesse mesmo dia, ao fim de vaguear por umas horas, encontrou uma lâmpada caída no chão. Não era uma lâmpada qualquer, era a lâmpada onde vivia um génio da lâmpada.
A lesma, cheia de curiosidade, esfregou a lâmpada para ver se era mesmo verdade e havia génios naquelas lâmpadas, tão raras de encontrar. Saiu de lá um enorme génio que lhe disse:
- Lesma, tens 3 desejos. Estou a aguardar!
A lesma, apanhada de surpresa e com a sensação que o génio estava com pressa, disse:
- Quero uma couve verde, fresca e grande, uma couve coração de boi, para saborear; e a couve apareceu, com um aspeto delicioso... nham nham...
Depois daquele impulso inicial, disse ao génio:
- Quero couves para a vida inteira... Todos os dias uma folha destas...
O génio respondeu: - Desejo concedido.
O seu 3.º pedido, ainda mais ponderado, quis aquilo que desejava desde pequena, que era ser um caracol. O seu desejo foi concedido e apareceu uma casa às suas costas. Espetacular, magnífico, maravilhoso... o desejo de uma vida cumprido. Descansou na sua nova casa com um sono cheio de sonhos fantásticos.
No dia seguinte foi passear e encontrou um pinto da costa. Para sua sorte, agora era um caracol. Escondeu-se na sua casca dura enquanto o pinto da costa lhe dava fortes bicadas. Bicou, bicou, bicou até que perdeu o fôlego e foi embora.
Feliz e contente, o caracol que tinha sido lesma, foi para outra horta passear...
Mesmo não tendo necessidade de procurar novas couves.

P&T

Sem comentários: