O Beija-Flor e a catástrofe na floresta

Um dia, numa floresta magnífica, houve um fogo que estava a destruir tudo. A floresta estava posta em causa. Se ninguém fizesse nada, a floresta ficaria totalmente destruída.
Os animais estavam todos em pânico... Todos? Não... Havia um pequeno beija-flor que, apesar de sentir medo como todos os outros, não chegou ao pânico. Rapidamente olhou à sua volta para ver onde estava o lago e, com uma vontade imensa de salvar a sua casa, a sua região, dirigiu-se ao lago, apanhou água com o seu bico e voltou para a floresta lançando a água sobre o fogo.
A cena repetiu-se diversas vezes com um esforço colossal.
Alguns animais, no solo, começaram a olhar para o beija-flor e a achar que a sua ação era ridícula. Alguns riram-se e, no meio daquela catástrofe, ainda se ouviram algumas gargalhadas. Gozavam com o beija-flor por estar a lançar umas ínfimas gotas de água numas labaredas que pareciam infinitas.
Outros animais, que gostavam do beija-flor e queriam, de alguma forma protegê-lo do sarcasmo de outros, disseram-lhe:
- Beija, achas que tem algum efeito o que estás a fazer? São apenas umas gotas contra um fogo poderoso. Nunca vais conseguir apagar o fogo sozinho.
É provável que estejam certos - respondeu o beija-flor - no entanto, vou continuar a fazer o que estiver ao meu alcance... E seguiu para mais uma viagem de recolha e lançamento de água sobre o fogo.
O seu exemplo foi inspirador para outros animais e começaram a juntar-se ao beija-flor mais uns quantos que seguiam para o lago, recolhiam e lançavam água sobre o fogo. E mais se juntaram... E ainda mais... E não é que começaram a sentir que estavam a contrariar o fogo?
A floresta ficou bastante danificada, ficaram sem muitas casas, houve tristeza pelas perdas e sofrimento. Mas houve igualmente uma sensação de alegria, de dever cumprido, de certeza de que a colaboração, o esforço de cada um foi fundamental para que uma parte da floresta fosse salva. 

Sem comentários: