Quem tem a glória? o leão ou o caçador?
Enquanto o leão não aprender a escrever,
será sempre o caçador o glorificado!
Provérbio Africano
Earworm XXIV
«A 1ª
lei da termodinâmica declara que a energia do universo é constante; a 2ª, que
essa energia propende para a incomunicação, para a desordem, embora a
quantidade total não decresça. Esta gradual desintegração das forças que compõem
o universo é a entropia. Uma vez igualadas as diferentes temperaturas, uma vez
excluída (ou compensada) toda a acção de um corpo sobre o outro, o mundo será
um fortuito concorrer de átomos.» Jorge Luís Borges in História da Eternidade.
Fraction (Eric Raynaud) - Entropia
Bem prega Frei Tomás... o pastor quase perfeito!
" Havia um pastor que estava sempre a pregar e a dizer o que tínhamos que fazer para que a nossa vida fosse perfeita. Um pilar da sociedade e um exemplo de vida perfeita. Até que, um dia, o escândalo estoirou, pois o pastor foi apanhado a ter relações num beco com uma pega! Uma pega com uma pila enorme!
A partir daí, deixei de acreditar sempre que alguém me diz que tem uma vida perfeita!"
Tradução livre de trecho do filme Uma fuga perfeita
Uma praxe de alto nível
Fonte: naturlink.sapo.pt |
Com estas praxes até eu teria praxado... esta é uma ideia que eu gostaria de ter tido:
"Caloiros de biologia em Aveiro recebem carvalhos para plantar como praxe
Caloiros de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) receberam carvalhos para tratar em casa como praxe, com a obrigação de os plantar na Mata do Buçaco no Dia das Florestas Autóctones, informou hoje a instituição de ensino superior.
No âmbito da iniciativa, que pretende estimular a ligação à Natureza entre os futuros biólogos e professores de Biologia e Geologia, cada um dos novos estudantes tem também mas mãos uma bolota que terá de semear e fazer germinar, para que sejam os caloiros do próximo ano a plantar a árvore.
O projeto batizado de "Biologia a Plantar o Futuro" nasceu no ano passado pela mão da Comissão de Faina de Biologia, em parceria com a Unidade de Vida Selvagem da UA, o Herbário do Departamento de Biologia e a Fundação Mata do Buçaco, e faz parte da receção aos novos alunos daquele departamento, segundo um comunicado da Universidade.
Pelo segundo ano consecutivo, e desta vez com a participação da Comissão de Faina de Biologia e Geologia, a iniciativa quer continuar a ajudar a reflorestar a Mata Nacional do Buçaco que por ação do forte temporal de janeiro de 2013 perdeu cerca de duas mil árvores.
Em 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, cada um dos estudantes vai plantar o seu "carvalho bebé" na Mata Nacional do Buçaco.
"À semelhança do ano passado, foi entregue um pequeno carvalho a cada um dos caloiros, para eles tomarem conta até à plantação", explica Milene Matos, bióloga da UA e criadora do Serviço Educativo da Fundação Mata do Buçaco, citada no comunicado da Universidade.
"Os grandes objetivos desta iniciativa, ao proporcionar aos novos alunos o contacto direto com uma ação de conservação, são os de lhes aumentar o sentido de ligação ao mundo natural, fomentar-lhes a responsabilidade perante o património natural e o espírito de missão, demonstrando-se que cada ação individual conta", relata a bióloga vencedora do prémio internacional Terre de Femmes 2015 com o projeto BIO Somos Todos, que chamou a si a logística e o pagamento do transporte dos alunos até à mata para plantarem as árvores.
A escolha do carvalho-alvarinho, para planta adotiva, não foi feita ao acaso. Por um lado, aponta a bióloga, "é uma espécie relativamente resistente e, por isso, aguenta o tempo que os alunos a tiverem em casa". A segunda razão da escolha é pedagógica: "O carvalho-alvarinho é uma das espécies da nossa floresta original, sendo já raras as manchas de carvalhal bem conservadas".
Pela primeira vez serão entregues aos caloiros bolotas que terão de semear e fazer germinar.
"As árvores dos caloiros do próximo ano serão o resultado dessa germinação", antevê Milene Matos."
Ler original em: Sol
Earworm XXIII
«...Para celebrar el fin del Mes de la Herencia Hispana Nacional, el aclamado grupo Buena Vista Social Club se presentó en la Casa Blanca el pasado jueves.
El evento viene a raíz de la normalización en curso de los lazos entre los antiguos enemigos de la Guerra Fría, Cuba y Estados Unidos...» in, http://diario.mx
El evento viene a raíz de la normalización en curso de los lazos entre los antiguos enemigos de la Guerra Fría, Cuba y Estados Unidos...» in, http://diario.mx
Música suavizando arestas...
Buena Vista Social Club - Quizás, Quizás
Como nos lembrar-mos dos nomes com mais facilidade?
Repetir o nome à frente da pessoa. Preferencialmente chamar pelo nome algumas vezes durante a conversa.
Podemos ver um estudo apresentado pelo observados em: O truque para nunca mais se esquecer do nome dos outros - Observador.
Tenho apenas alguma dificuldade com a palavra "nunca"!!
Nunca mais esquecer?
Provavelmente, relembrar com mais facilidade!
Fica a dica que é interessante e ajuda a obter melhorias mesmo para os que dizem "Eu sou um desastre com nomes!!"
Mealhada em 1.º no ranking da divida
Uma boa notícia é: Mealhada ocupa o primeiro lugar no ranking nacional dos municípios portugueses com melhor índice de dívida total.
Mais informação em:
2º Festival de Acordeão da Bairrada
O acordeão, também chamado popularmente sanfona e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmónicas de madeira. (Fonte: Wikipedia)
A Associação de Aposentados da Bairrada organiza o seu Sarau de Solidariedade e o 2º Festival de Acordeão da Bairrada, no Cineteatro Municipal Messias, hoje, 17 de Outubro pelas 21h00, com a intervenção de:
- “Prof. Jota” Vila (Mealhada)
- Alfredo Santos (Mealhada)
- Vitor Apolo (Lourinhã)
- (...)
Se uma concertina faz milagres, 4 concertinas a tocar simultanea e harmoniosamente fazem música Celestial. Fica abaixo um exemplo do poder da concertina através de uma música de um grupo da Bairrada, com projeção internacional, os Danças Ocultas, originários de Águeda. Gostaria de os ver no 3.º Festival de Acordeão da Bairrada. Fica a sugestão:
Sair da penumbra ou o momento certo para as eleições
Uma das vantagens deste momento político é a capacidade de ver os políticos mais mediáticos como são. Após uma campanha eleitoral em que não esclareceram muitas situações de futuro, preferindo manter-se no escuro, na penumbra, para se protegerem do real escrutínio do povo, aparece a luz, finalmente.
As posições clarificaram-se e os políticos saíram da penumbra, mostrando quem são. E o que se vê, não é muito agradável...
Que vício nefasto de não dizer o que se quer fazer depois das eleições!
Pode haver eleições imediatamente outra vez?
Acredito que agora sim, seria muito mais consciente o voto de cada um!
Earworm XXII
Feliz o momento em que nos sentarmos no palácio,
Dois corpos, dois semblantes, uma única alma
Tu e eu
E ao adentrarmos o jardim, as cores da alameda
E a voz dos pássaros nos farão imortais
Tu e eu
As estrelas do céu virão contemplar-nos
E nós lhes mostraremos a própria lua
Tu e eu
Tu e eu, não mais separados, fundidos em êxtase,
Felizes e a salvo da fala vulgar
Tu e eu
As aves celestes de rara plumagem
Por inveja perderão o encanto
No lugar em que estaremos a rir
Tu e eu
Eis a maior das maravilhas que tu e eu,
Sentados aqui neste recanto,
Estejamos agora um no Iraque, outro em Khorassan
Tu e eu.
Jalal ad-Din Muhammad Rumi (1207-1273)
NU - Man o to
Hoje... a minha preferida é...Bob Marley | i can see clearly now
Iniciar a semana com esta música no ouvido permite ter ótimas recordações de final de adolescência, é um bom presságio para os futuro próximo e ajuda a manter o foco no presente.
Earworm XXI
«Time has two faces, Khayyam said to himself. It has two dimensions, its length is measured by the rhythm of the sun but its depth by the rhythm of passion.»
in Samarcanda, Amin Maalouf (tio)
Ligações
Ibrahim Maalouf (sobrinho) - Beirut
Subscrever:
Mensagens (Atom)