Tomé Bronco de Almeida

 

Tomé Bronco de Almeida gostava de um mundo justo.

Gostava que todas as crianças tivessem oportunidades.
Gostava que o trânsito fosse fluido.
Gostava de gostar mesmo da mulher.
Gostava que o filho fosse o melhor... Ele sabia que o filho é o melhor... se não fossem os que o querem tramar... afinal, ele sai ao pai!
Gostava que todos gostassem do filho... Nem percebia como tal não era possível.
Os professores, não gostavam do filho. Estavam sempre a dizer-lhe que estava errado. A dizer que era mal comportado. Os professores são uns falhados e não percebem nada de educação. 
Os treinadores, punham outros miúdos a jogar. Como? Ele é o craque da equipa... Devia jogar sempre... Falhados! Por isso é que o clube está onde está...
Os colegas, já não convidavam o filho para os seus aniversários... têm inveja. Gostariam de ser bons como ele. No futebol ninguém o bate. E se for necessário, dá no osso. Os homens têm que ser rijos. E é de pequenino que se torce o pepino... 
Aqueles dois amigos, são rijos... Verdadeiros amigos... Esses é que são bons... Os outros, são uns bananas!

Gönnen: palavras que deviam entrar no nosso dicionário

Gönnen: "palavra em alemão que se refere ao ato de ficar feliz e satisfeito com as conquistas dos outros". Assim falou Flávia Neves, Professora de Português no Dicionário Online de Português.

Esta palavra tem um significado interessante. É uma expressão que exprime um sentimento genuíno de alegria pela felicidade do outro. É uma ideia de generosidade emocional, valorizada na cultura alemã, onde se cultiva o apoio mútuo e o bem-estar coletivo.

É uma palavra que, de forma simplista, diria que é a "contra-inveja".

Diria que se tivermos a ousadia de ir além das intenções manifestadas e pusermos em prática a "Gönnen", estaremos num caminho positivo que permitirá melhorar as relações interpessoais, aumentar a empatia e construir laços de amizade. Podemos chegar a um ponto em que ficamos felizes com o sucesso dos outros, em que a felicidade é compartilhada e celebrada e que tenho a consciência de que, se estiver rodeado de pessoas felizes, realizadas, com bons níveis de bem-estar, eu próprio tenho condições para melhorar o meu bem-estar, ter mais momentos de felicidade e alegria. 

É bom saber que o sucesso do outro não me diminui, pelo contrário, pode ser uma inspiração para me motivar a alcançar os meus objetivos, pode ser conter ensinamentos que me permitam melhorar em alguns aspetos da minha vida e, quando fico feliz pelos outros, estou a reforçar laços e a criar equipas, comunidades, famílias ou empresas mais fortes.

Assim, praticar "gönnen" permite-nos desfrutar de coisas boas, ter mais momentos de felicidade e alegria e, ao mesmo tempo, motivar-nos para um desenvolvimento pessoal que nos permita ter uma vida com um sentimento bem presente de bem-estar e gratidão.

Diria que "Gönnen" corresponde a uma atitude que todos ganharíamos em desenvolver.