O Beija-Flor e a catástrofe na floresta

Um dia, numa floresta magnífica, houve um fogo que estava a destruir tudo. A floresta estava posta em causa. Se ninguém fizesse nada, a floresta ficaria totalmente destruída.
Os animais estavam todos em pânico... Todos? Não... Havia um pequeno beija-flor que, apesar de sentir medo como todos os outros, não chegou ao pânico. Rapidamente olhou à sua volta para ver onde estava o lago e, com uma vontade imensa de salvar a sua casa, a sua região, dirigiu-se ao lago, apanhou água com o seu bico e voltou para a floresta lançando a água sobre o fogo.
A cena repetiu-se diversas vezes com um esforço colossal.
Alguns animais, no solo, começaram a olhar para o beija-flor e a achar que a sua ação era ridícula. Alguns riram-se e, no meio daquela catástrofe, ainda se ouviram algumas gargalhadas. Gozavam com o beija-flor por estar a lançar umas ínfimas gotas de água numas labaredas que pareciam infinitas.
Outros animais, que gostavam do beija-flor e queriam, de alguma forma protegê-lo do sarcasmo de outros, disseram-lhe:
- Beija, achas que tem algum efeito o que estás a fazer? São apenas umas gotas contra um fogo poderoso. Nunca vais conseguir apagar o fogo sozinho.
É provável que estejam certos - respondeu o beija-flor - no entanto, vou continuar a fazer o que estiver ao meu alcance... E seguiu para mais uma viagem de recolha e lançamento de água sobre o fogo.
O seu exemplo foi inspirador para outros animais e começaram a juntar-se ao beija-flor mais uns quantos que seguiam para o lago, recolhiam e lançavam água sobre o fogo. E mais se juntaram... E ainda mais... E não é que começaram a sentir que estavam a contrariar o fogo?
A floresta ficou bastante danificada, ficaram sem muitas casas, houve tristeza pelas perdas e sofrimento. Mas houve igualmente uma sensação de alegria, de dever cumprido, de certeza de que a colaboração, o esforço de cada um foi fundamental para que uma parte da floresta fosse salva. 

O que penso antes do jantar, segundo o Eneagrama!


Este está a ser um período difícil, por isso, antes de qualquer outro assunto, um grande abraço (à distância) para quem está na luta ativa contra o Covid-19 e também para quem está a fazer o que é pedido (a mim, pedem-me isolamento e estou a cumprir desde a semana passada).
Podemos pensar no que vamos fazer no pós-pandemia e como vai ser reunir com família e amigos.
Hoje, dia do meu aniversário, estou em isolamento. Acredito que noutros tempos o isolamento fosse bem mais complicado, pois o isolamento permite-me ter contacto com pessoas de quem gosto e que são importantes para mim. Hoje, com os facetimes, skypes, whatsup e outras plataformas similares, conseguimos estar em contacto, seja na vertente pessoal ou na profissional. Mesmo assim, já estou a planear uma festa de aniversário de arromba. Lá mais para o Verão... Ou no próximo ano... Quem sabe se faço uma semana de festa, com vários jantares!

Havendo vários jantares, um deles será com os Eneagramistas, que têm uma consciência grande das diferenças entre as pessoas. Sabendo que todos somos diferentes e já tendo visto algumas análises ao tema, fica aqui uma reflexão sobre o que cada tipo pensará, quando se estiver a preparar frente ao espelho, antes do próximo jantar:

1. Espero levar um vinho apropriado. E o dress code? Será que estou bem?
2. Espero que os meus amigos gostem todos uns dos outros. Eu estarei lá para os ouvir...
3. Espero fazer bastante networking. Vou contar a todos os meus sucessos.
4. Não estou com grande vontade de festas. Pode ser que percebam bem como a minha vida é difícil.
5. Queria ficar em casa a analisar os modelos matemáticos sobre a pandemia.
6. Tenho que me lembrar de dar comida ao cão... E não me posso esquecer de fechar tudo bem fechado.
7. Se não for um grupo divertido, eu faço-os divertirem-se à grande. Se não for possível, já tenho outras opções :-)
8. Só fico, se houver bom vinho, mulheres e música da boa! Comigo, seria um jantar memorável!
9. Espero que seja um jantar calmo, com todos a conviver harmoniosamente.

E cada um de vocês, que conhecem o vosso tipo? O que pensam quando se preparam para um jantar?

Sorte e saúde e que a força esteja connosco, para alcançarmos rapidamente a bonança!

CUIDA-TE!
KEEP SAFE!

Corona Vírus * COVID-19 * O lado positivo da tragédia

Fonte: Wikipedia
A luz que surge da sombra. Há várias notícias que nos dão esperança e fazem acreditar que a humanidade tem solução:












Os portugueses * A primeira Aldeia Global



"Os meus salvadores pagaram-me um copo de aguardente sul-africana, deram-me um maço de Rothmans, verificaram se tinha dinheiro suficiente na carteira e, depois, deixaram-me, de novo, entregue à cultura indígena. Nunca mais os tornei a ver. Foi a primeira vez que, pelo menos conscientemente, me tinha cruzado com portugueses - um primeiro encontro, não apenas com a sua extraordinária disponibilidade para ajudar um estrangeiro em apuros, mas também com o seu misto de fanfarronice, honra, ingenuidade e sangue-frio."

Martin Page, A Primeira Aldeia Global