E se o elefante usar o Eneagrama?


O mundo do circo tem uma sabedoria muito própria. Há questões que são muito específicas deste mundo, outras, podem servir de aprendizagem para o nosso dia a dia.

Os domadores de elefantes, quando começam a treinar os elefantes bebés, amarram uma pata do elefante com uma corda resistente. A outra ponta da corda, é amarrada a uma estaca que fica cravada no chão. Nos primeiros tempos, o elefante faz várias tentativas para se soltar, mas não tem forças para isso.

Durante vários meses, o elefante começa a perceber que nunca vai conseguir soltar-se. Mesmo continuando a tentar, a corda e a estaca ainda o mantém preso. Cerca de um ano depois, o elefante compreende que não se vai conseguir soltar. Acredita profundamente que a corda é mais forte do que ele. Deixa de tentar libertar-se e passa a assumir que a corda será sempre limitadora. Desistiu... Deixou de acreditar na liberdade... Passou a acreditar na permanência da sua condição!

Quando o elefante chega a adulto, o domador pode prendê-lo com um cordel fino, preso a um pau solto, que o elefante assume que não se vai conseguir soltar e nem tenta.

Também nós temos algumas destas características. Somos moldados a ter determinados comportamentos e respondemos de uma forma tal, que começamos a desenvolver as nossas crenças que nos vão perseguir por toda a nossa vida. Algumas crenças são limitadoras, e não nos permitem soltar de preconceitos ou formas de ver a vida prejudiciais.

Uma das formas de contrariarmos estas crenças passa por nos conhecermos bem e sabermos quais são as nossas amarras e fazermos um trabalho pessoal e intenso que nem sempre é fácil, nem sempre é rápido, nem sempre é  agradável.

Diria mesmo que um trabalho pessoal de melhoria exige tempo, disciplina e persistência. Não há receitas milagrosas. O Eneagrama é um conhecimento milenar que ajuda imenso neste trabalho pessoal. O Eneagrama ajuda a soltar as amarras. Ajuda a ter maior consciência de nós próprios, das nossas dificuldades e limitações e permite-nos um crescimento que nos leva a uma gradual melhoria enquanto pessoa.

Uma ferramenta que nos permite tornar cada humano mais humano; cada pessoa, uma melhor pessoa.

Eu uso o Eneagrama intensamente!
Eu uso o Eneagrama para me conhecer melhor.
Eu uso o Eneagrama para melhorar a minha vida.
Eu uso o Eneagrama para melhorar o meu mundo.
Ganho eu e quem me rodeia!

Conhece, estuda e trabalha o Eneagrama e verás mudanças no teu mundo.

Sem comentários: