Não ouvir é importante... Aliás, é fundamental!



Todos nós sabemos na ponta da língua frases e aforismos sobre a importância de escutar. É-nos transmitido, desde cedo, a importância de escutar os outros e os benefícios que daí advém. 

No entanto, reconhecer os méritos de não ouvir é importante! Há muitas circunstâncias na nossa vida em que não ouvir é fundamental!
Não ouvir é meio caminho andado para o sucesso!

Veja-se a publicidade da Duracell:



Podemos ainda ler a história da corrida de sapos, que reforça a importância de não ouvir:

"O objectivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: 
Que pena !!! esses sapinhos não vão conseguir...não vão conseguir..." E os sapinhos começaram a desistir.
Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo. A multidão continuava gritando:
"... que pena !!! vocês não vão conseguir !...". 
E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo ... embora cada vez mais arfante. Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo."


Podemos concluir que o sucesso é potenciado pela capacidade de não ouvir? Circunstancialmente, poderá acontecer, mas acredito que um dos fatores potenciadores do sucesso é a definição clara das pessoas que queremos ouvir sempre que houver um novo projeto, e fazer por ouvi-los. 

Sem comentários: