CR7 começou por ser um menino com sérios problemas!
CR7 passou para aprendiz de futebol!
CR7 até foi jogador de futebol!
CR7 rapidamente se tornou uma estrela!
CR7 tornou-se um galático!
CR7, agora, é muito mais do que uma estrela! É, de longe, a galáxia mais brilhante do Universo, encontrada até hoje, dizem cientistas com créditos no assunto.
Não sendo o "Cristiano Ronaldo" essa galáxia, "O apelido de CR7 é uma abreviatura de COSMOS Redshift 7. Redshift (desvio para o vermelho) é uma medida de distância muito utilizada pelos astrónomos. Quanto maior o desvio para o vermelho de uma galáxia, mais distante e mais para trás no tempo ela está. O nome foi também inspirado no jogador de futebol Português, Cristiano Ronaldo, que é conhecido como CR7."
É muito bom ver que existem equipas de investigação de elevado desempenho internacionais, lideradas por portugueses, neste caso David Sobral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).
É bom saber que existem pessoas que homenageiam outras a título pré-póstumo, ou seja, quando ainda estão em vida e, neste caso, em plena atividade. Já tinha acontecido na Madeira com o Museu CR7 e com a sua estátua.
O caso da Galáxia CR7 ajuda a refletir sobre dois temas ligados à ciência:
1. O cientista louco, com os cabelos em pé e alheado do mundo que o rodeia, é, provavelmente, exceção. Só poderia dar este nome à Galáxia alguém que goste do futebol e lhe reconheça valor. (Acredito até, que haja cientistas de grande qualidade que joguem futebol...)
2. A ciência pode ser divulgada por meios transversais a toda a sociedade, de forma simples, desde que se utilizem meios que interessem e cheguem às populações. A linguagem técnica, o jargão científico, dificilmente chegará à comunidade em geral. Mas quando se dá num embrulho do qual as pessoas gostam, pode-se divulgar conhecimento científico e avanços no estado da arte e as pessoas estão recetivas para ouvir e ficar com a mensagem. Se foi pensado como estratégia de marketing e comunicação, o estratega é um génio.
É bom saber que o trabalho e o fazer diferente (tanto do CR7 como da equipa do David Sobral) é um caminho que levam a resultados extraordinários.
Ler mais em: CR7 já não é uma estrela! É uma galáxia!:
Sem comentários:
Enviar um comentário