CR7 * mais do que uma estrela * Uma galáxia!



CR7 começou por ser um menino com sérios problemas!
CR7 passou para aprendiz de futebol!
CR7 até foi jogador de futebol!
CR7 rapidamente se tornou uma estrela!
CR7 tornou-se um galático!
CR7, agora, é muito mais do que uma estrela! É, de longe, a galáxia mais brilhante do Universo, encontrada até hoje, dizem cientistas com créditos no assunto. 

Não sendo o "Cristiano Ronaldo" essa galáxia, "O apelido de CR7 é uma abreviatura de COSMOS Redshift 7. Redshift (desvio para o vermelho) é uma medida de distância muito utilizada pelos astrónomos. Quanto maior o desvio para o vermelho de uma galáxia, mais distante e mais para trás no tempo ela está. O nome foi também inspirado no jogador de futebol Português, Cristiano Ronaldo, que é conhecido como CR7."

É muito bom ver que existem equipas de investigação de elevado desempenho internacionais, lideradas por portugueses, neste caso David Sobral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

É bom saber que existem pessoas que homenageiam outras a título pré-póstumo, ou seja, quando ainda estão em vida e, neste caso, em plena atividade. Já tinha acontecido na Madeira com o Museu CR7 e com a sua estátua.

O caso da Galáxia CR7 ajuda a refletir sobre dois temas ligados à ciência:

1. O cientista louco, com os cabelos em pé e alheado do mundo que o rodeia, é, provavelmente, exceção. Só poderia dar este nome à Galáxia alguém que goste do futebol e lhe reconheça valor. (Acredito até, que haja cientistas de grande qualidade que joguem futebol...)

2. A ciência pode ser divulgada por meios transversais a toda a sociedade, de forma simples, desde que se utilizem meios que interessem e cheguem às populações. A linguagem técnica, o jargão científico, dificilmente chegará à comunidade em geral. Mas quando se dá num embrulho do qual as pessoas gostam, pode-se divulgar conhecimento científico e avanços no estado da arte e as pessoas estão recetivas para ouvir e ficar com a mensagem. Se foi pensado como estratégia de marketing e comunicação, o estratega é um génio.

É bom saber que o trabalho e o fazer diferente (tanto do CR7 como da equipa do David Sobral) é um caminho que levam a resultados extraordinários.

Ler mais em: CR7 já não é uma estrela! É uma galáxia!:

Sem comentários: