Não ouvir é importante... Aliás, é fundamental!



Todos nós sabemos na ponta da língua frases e aforismos sobre a importância de escutar. É-nos transmitido, desde cedo, a importância de escutar os outros e os benefícios que daí advém. 

No entanto, reconhecer os méritos de não ouvir é importante! Há muitas circunstâncias na nossa vida em que não ouvir é fundamental!
Não ouvir é meio caminho andado para o sucesso!

Veja-se a publicidade da Duracell:



Podemos ainda ler a história da corrida de sapos, que reforça a importância de não ouvir:

"O objectivo era atingir o alto de uma grande torre. Havia no local uma multidão assistindo. Muita gente para vibrar e torcer por eles. Começou a competição. Mas como a multidão não acreditava que os sapinhos pudessem alcançar o alto daquela torre, o que mais se ouvia era: 
Que pena !!! esses sapinhos não vão conseguir...não vão conseguir..." E os sapinhos começaram a desistir.
Mas havia um que persistia e continuava a subida em busca do topo. A multidão continuava gritando:
"... que pena !!! vocês não vão conseguir !...". 
E os sapinhos estavam mesmo desistindo, um por um, menos aquele sapinho que continuava tranquilo ... embora cada vez mais arfante. Já ao final da competição, todos desistiram, menos ele. A curiosidade tomou conta de todos. Queriam saber o que tinha acontecido. E assim, quando foram perguntar ao sapinho como ele havia conseguido concluir a prova, descobriram que ele era surdo."


Podemos concluir que o sucesso é potenciado pela capacidade de não ouvir? Circunstancialmente, poderá acontecer, mas acredito que um dos fatores potenciadores do sucesso é a definição clara das pessoas que queremos ouvir sempre que houver um novo projeto, e fazer por ouvi-los. 

Perguntas a fazer às crianças sobre a escola


Uma das grandes dificuldades que tenho é saber o que perguntar e como perguntar aos meus filhos algo sobre a escola. A resposta ou não resposta depende da disposição deles no momento da pergunta. Aparecem também respostas desfasadas do tempo da pergunta. Respostas que chegam e comprovam a vontade de partilhar assuntos e conversar, mas comprovam também a aversão a interrogatório. No Facebook, na página "De pernas para o ar" são dadas as dicas que reproduzo abaixo. Vou experimentar rapidamente para perceber melhor o que se passa na escola.


"Quando as crianças chegam da escola, todos gostamos de fazer perguntas. A maneira como as fazemos é importante, pois se a resposta à pergunta puder ser um “sim” ou um “não” é essa a resposta que iremos obter. 
As crianças não costumam ser específicas, por isso se quisermos informação específica temos de perguntar. 
Para iniciar a conversa é preferível começar com perguntas abertas com factos concretos e evitar palavras emotivas como feliz e triste, pois perlongam a conversa.
Perguntas positivas permitiram à criança expressar as suas preocupações, perguntas negativas provavelmente irão cessar a conversa.
Faça perguntas sobre a sala de aula mas também sobre as horas menos estruturadas como o recreio e a hora do almoço, pois a vigilância é inferior e poderão ocorrer situação desagradáveis.
Este tipo de conversação com as crianças, para além de nos permitir fazer uma leitura geral das circunstâncias académicas e sociais em que a criança se insere, também ajuda a criança no desenvolvimento de competências como a conversação e a organização do discurso.
E não se esqueça: converse com o seu filho sobre a escola, não faça desse momento um “interrogatório”!"

CR7: Cristiano ganhou, e bem, a Bola de Ouro!

O resultado de muito trabalho, dedicação e paixão!
Um caso de sangue, suor e lágrimas!

Foi justo!

Foi bonito!

Foi emocionante!

Com um aspeto extraordinário: a família está sempre presente!