Dias que deviam durar uma semana Luso Lousã?

Há dias que deviam durar uma semana. Hoje foi um desses dias. Um dia diversificado e com presença em locais que só podem agradar a quem os conhece. Hoje foi dia de ir a duas vilas belíssimas, em duas serras de uma beleza estonteante que é um desperdício se não se visitar. 

O dia começou no Grande Hotel do Luso que tem imensos motivos para ser visitado. Depois de uma passagem breve por Coimbra, fui à Lousã e ainda deu para passar pelo Hotel sito na Casa dos Salazares, o Hotel Melià da Lousã! com direito a uma ida à casa de chá, perto da igreja matriz e onde foi engolido à pressa um chá de limonete produzido na região.

O final do dia foi na sempre maravilhosa escola agrária, mais precisamente, na escola de negócios do Iscac, para ouvir falar de dois mundos fascinantes: a gestão e o desporto. Esteve presente a oradora Clara Luxo, apresentando um estudo sobre a gestão e a importância das atividades desportivas em competências-chave resultantes dessa prática desportiva. 

Fascinante!



A Xico-Espertice é internacional, como prova Doria Tillier

Muitas vezes, fruto da maior proximidade, assumimos a xico-espertice como uma característica do Português. Enganar o próximo com pinta, fugir aos impostos, estar com o subsídio de desemprego a trabalhar, declarar mais filhos do que se tem, enfim, não faltam situações que ilustrem a nossa xico-espertice. Felizmente, todos os dias aparecem notícias que não nos deixam esquecer que esta qualidade não é nossa pertença, mas devemos dividi-la com inúmeros terráqueos espalhados por este planeta azul. Esta Doria Tillier prometeu despir-se se França fosse ao Mundial... e cumpriu, mas cumpriu com uma dose de xico-espertice que deixa a sensação de satisfação, por um lado, pois não estamos sós no mundo, e por outro lado um incómodo sentimento de desilusão, pois a forma como entrou de peito feito, fez com que todos nós, mesmo sendo "contra-natura", apoiássemos a seleção francesa. Escolheu uma câmara a 500 metros. Para quê? Podia-se despir e apresentar o tempo atrás de um biombo. Podia apresentar em formato de rádio. Podia apresentar na Gronelândia, com as câmaras apontadas diretamente de Paris para lá; Podia apresentar em debaixo de água em noite escura; Sendo transmissão à distância, podia ainda usar o Skype sem imagem. Tal como para o bacalhau há 1001 maneiras de cozinhar, também a Doria teria 1001 formas de apresentar a meteorologia. Mas não deixaria de ser xico-espertice. Seria preferível assumir que disse aquilo num assomo de loucura, ou que estava completamente convicta que os gauleses nunca conseguiriam ultrapassar a Ucrânia, que tinha tomado Grappa misturada com Xanax ou Coca-Cola (não Pepsi), com aspirina ou qualquer outra coisa, e todos compreenderíamos que tinha sido desbocada, tinha sido boca-rota e falado demais, tendo que recuar no que foi dito no meio da sua impetuosidade. Assim, apenas nos retiraram algo que pensamos sempre ser exclusivo nosso: a xico-espertice.

A Xico-Espertice é Internacional, ou como diria o outro:
Hoje em dia, a palavra vale menos que nada!!
Em determinados meios dir-se-ia que esta, mais tarde ou mais cedo, estará na política!

Desjejum, quebra-jejum, mata-bicho, pequeno-almoço ou café da manhã,



Diz-se que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Relativamente às refeições, diz-se que devemos tomar um pequeno almoço de rei, um almoço de príncipe e um jantar de pobre. Dos 15 pequenos almoços apresentados em Pequenos almoços pelo mundo, os que mais me fascinam (pelo aspeto), são o English Breakfast, o Waakye do Gana e o pequeno almoço mexicano. Esta lista de 15 foi retirada de uma lista de 50, que podemos ver em 50 pequenos almoços pelo mundo, elaborada por Victoria Philpott. Agrada-me o pequeno almoço israelita, o filipino ou o canadiano. Há uns quantos que seria interessante experimentar, mas sempre com o nosso pequeno-almoço mais tradicional ao lado, para fazer face a alguma eventualidade. É impressionante a variedade que existe em diferentes culturas, como já tínha visto em viagens e diferenças culturais. E tu? Que pequeno almoço preferes?

Chuva em Novembro, Natal em Dezembro! Já era!


Há tanta gente que usa o chavão "Natal é quando um Homem quiser!" e, quando o sr. Maduro põe em prática o que é dito há anos, todos olhamos para ele estupefactos! 

O sr. Maduro apenas põe em prática o que diz!!! Quem sabe se foi Chavez que disse aos operários do túnel que o Natal devia ser em Novembro! 

O sr. Maduro mata dois coelhos com uma cajadada só: põe em prática as palavras ditas sem consequências e põe fim a um mito urbano que nos dizia: "Chuva em Novembro, Natal em Dezembro!". Boa sr. Maduro!

[Sábado]

Requiem

 
Hoje, a palavra jogo significa certamente programa informático de lazer, distribuído através de CD, DVD ou por descarga da Internet, destinado ao entretenimento individual do utilizador.

Mas já houve um tempo em que jogo era uma coisa completamente diferente. Um jogo era uma caixinha de papelão, que tinha lá dentro um tabuleiro – também de papelão – algumas peças de madeira, plástico ou papel e um livrinho que explicava como se jogava. Depois, era necessário convidarmos os amigos – quantos mais, melhor! – para jogarmos.

Às vezes, havia discussões. Começavam geralmente porque alguém tinha feito batota – roubar uma nota da banca no Monopólio ou contar duas vezes a mesma casa para evitar uma casa preta no Jogo da Glória – mas acabavam sempre bem. Havia um vencedor e vários vencidos, mas não havia tiros nem ninguém morria. Era divertido.

A malta nova – se calhar – não entende; mas tenho a certeza que todos os quarentões aqui do sítio sentirão um aperto no coração ao saberem que a Majora fechou.