As minhas viagens




Este texto tema de um discurso preparado há uns tempos na Figueira da Foz pretende ser um incentivo a todos vós a viajar.
Podemos viajar de diferentes formas: eu viajo muito de comboio , sobretudo em trabalho, pois aproveito para ler aquele livro que não há tempo para ler em casa, ou ouvir relaxadamente a minha música, ou fazer um belo de um soninho. Também aproveito para reflectir sobre o trabalho que me espera.
Mas é de carro que eu conheço Portugal do Minho ou Algarve ou do Algarve ou Minho passando pelas Beiras…de facto é fantástico ter um marido que gosta de conduzir e pode-se egoísticamente a ir a observar a paisagem ou ouvir a música preferida ou ainda a fazer também um belo soninho…depois fazer um aprazível picnic numa sombra , ouvindo o cantar das aves e sentir o cheiro das flores….
Outra forma de viagem é de autocarro e aí temos as viagens organizadas onde vai tudo tão calminho que também se pode fazer um soninho durante a viagem…mas a verdadeira viagem são as excursões , essas são as viagens tipicamente portuguesas onde só por acaso não vai também o pássaro , o gato e o cão…mas vai o sr. Manuel que traz o seu telemóvel e quando recebe uma chamada grita lá do fundo do autocarro “È pra mim!”
Aí o motorista que é simpático  coloca aquela música da moda “aperta com ele , aperta com ela” e toda a gente bate palmas até o sr Manuel conversar com o amigo….isto só para os restantes passageiros não ouvirem a conversa….mas como o passageiros gostaram da ideia , lá continua a musica vamos dançar , vamos bailar (e alguns dançam mesmo!) . Aqui não há hipótese de dormir e o melhor é alinhar na festa.
Outra forma de viagem são as viagens escolares em que os professores não devem tropeçar e muito menos cair porque aí quem se diverte são os alunos.
Depois temos as viagens de barco, e para mim viajar de barco só os cruzeiros no Douro – e aqui quero partilhar convosco eu adoro o Douro: já desci , já subi , em barco rabelo , em navio cruzeiro, com chuva , com sol, passei as barragens… mas não me canso daquela magnifica paisagem. Sou uma fã do Douro! Já grandes viagens de cruzeiro não,  porque lembro .me do Titanic e fico logo sem vontade para este tipo de vigem. Da mesma forma que viajar de avião não me seduz porque me lembro se o avião cai, eu fico sem um ossinho inteiro…. Mas gostava de um dia fazer uma viagem espacial , apesar da  minha mãe quando eu era miúda dizer “ Tu andas sempre na Lua!” Eu acho que nunca por lá andei, porque sempre me achei uma pessoa com os pés bem assentes na terra. Mas quem sabe se um dia o Euromilhões sair eu não realize esse sonho , assim como andar de Balão! Deve ser fantástico do alto apreciar a paisagem , sentir a brisa.
Finalmente uma viagem que todos podem fazer e que faz bem ao espirito e à mente: viajar através da nossa imaginação….é a nossa imaginação que nos leva para lugares sem limites.
Para concluir quero deixar-vos um conselho : qualquer que seja a forma como viajam, façam-no porque viajar ajuda-nos a conhecer outros mundos, outros usos e costumes, e isso enriquece-nos como Pessoas.




Balotelli oferece noiva Fanny à equipa do Real Madrid


Em Maio de 2012 a questão que fizemos foi: Mario Balotelli: génio, louco, prima-dona ou inimputável? Maio de 2013 está a começar e a questão mantém-se, acrescentando outra: a Fanny sabe? 

Génio/louco, prima-dona ou inimputável?

Este génio/louco, este prima-dona inimputável ofereceu a bela bailarina Fanny Neguesha, sua namorada, para dormir com os jogadores do Real Madrid, caso estes eliminem o Borussia de Dortmund (Se passarem dormem com a minha noiva!)! Com ou sem a anuência da Fanny? Como dizem, "pimenta em certas zonas da Fanny, para mim é refresco".  Claro que a Fanny também contribui para estas andanças loucas, ou para putativas promoções das figuras em causa, pois já colocou no Instagram fotos demasiado pessoais para serem públicas, se não o quiserem, como Balotelli e Fanny em momentos de intimidade!

As grandes questões

Claro que falta esclarecer algumas questões que podem ser relevantes: Quando? no prazo de um ano ou quando a Fanny festejar os seus 99 aninhos? Onde? Em Espanha, em Inglaterra, ou em Marte sem fato espacial? Como? Todos juntos ou individualmente? e podíamos continuar com algumas questões relevantes, mas estas já são suficientemente reflexivas e profundas!

As namoradas/mulheres dos outros

É importante também saber quais serão os aspetos motivacionais do Real Madrid? Tem lá ferozes devoradores de belas donzelas, ou estão bem com o que têm? O CR7 continua a fazer jus à sua fama extra-futebol, ou a Irina acalmou-o e está a torná-lo um pai de família? Iker só quer a Sara ou Iker quer mais alguma coisa? Pode ser um fator de motivação extra e pode até fazer com que Mourinho faça alterações significativas à sua equipa, dependendo do grau de motivação que este fator provoque nos seus jogadores.

A pimenta do futebol

Se o futebol já é um jogo/negócio com muito sal, este acréscimo de pimenta faz com que eu e muitos outros apreciem com maior intensidade o jogo. Se já torcia pelo Real Madrid e pela frota portuguesa, agora torço estou curioso por saber as cenas dos próximos episódios, caso o Real Madrid. 
O que terá que oferecer Balotelli, se a namorada não for na história?
Grande Balotelli, génio, louco e a dar outros mundos ao mundo do futebol!

Autismo (in)voluntário!

A escolha deste tema não é (in)voluntária, até porque a familiaridade com o tema do autismo foi-me "forçada" (muito menos do que aquilo que alguma vez foi à minha tia, que como mãe ainda hoje sofre com uma dor que "alguém" decidiu que ela haveria de carregar, sem ter tido qualquer culpa disso e honra lhe seja feita é uma Mãe com M grande!) desde bem cedo, quando o João entrou na vida do "clã" Midões.
Já lá vão 19 anos, mas pouco mudou desde então.
Os medos, os conhecimentos, as dúvidas... as tensões, o choro, os sorrisos... pouco, ou nada mudou, a não ser a experiência de partilhar a vida com um bebé, depois criança, adolescente e agora adulto. Um adulto especial, mas que também ama, também ri, também sente, muito embora precise, sendo uma pessoa especial, de uma atenção especial!


Hoje, fiquei feliz com a seguinte notícia:

"O Sutter Institute for Medical Research (EUA), em parceria com o Cord Blood Registry, o maior banco privado mundial de sangue do cordão umbilical, iniciou um ensaio clínico para utilização de células estaminais autólogas do sangue do cordão umbilical para tratamento do autismo" - in http://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01638819 

A cura para o autismo INVOLUNTÁRIO pode estar à vista, numa altura em que a cura para o autismo VOLUNTÁRIO parece cada vez mais inalcançável, desprezível e até esquecida.
No corre-corre do dia-a-dia somos cada vez mais autistas: pensamos para nós mesmos, vivemos no nosso próprio mundo, na nossa bolha, sem olhar o que nos contextualiza, o que está à nossa volta, o outro, os outros, os que amamos, os que não gostamos, os vizinhos, os amigos, os... os...
Somos cada vez mais indiferentes...
Somos cada vez mais frios...
Somos (apesar de internet, telemóveis e afins) cada vez menos comunicativos...
Conhecemo-nos à distância de um clique, somos "amigo" no imediato, mas esquecemo-nos de sentir, de cheirar, de tocar, de olhar nos olhos...


Para este autismo VOLUNTÁRIO, a cura, essa tão aguardada cura, está cada vez mais longe!

O quotidiano não se fotografa


O negócio familiar na Mealhada – a Ourivesaria Neves – existe desde a década de sessenta. Sou mais jovem que a casa, mas já entrei nos -entas, pelo que o negócio tem certamente mais de quarenta anos. Apesar da idade já proeminente, não existe – culpa nossa! – uma única fotografia do estabelecimento. Nem uma.

Tenho fotografias de Paris, de Milão e de Bruxelas; mas não tenho fotografias da Rua Doutor Costa Simões. Tenho fotografias do Jardim Zoológico de Lisboa, da Floresta Negra e dos Alpes suíços, mas não tenho fotografias do quintal lá de casa. Fotografei o casamento daquele primo afastado que já não vejo há uma data de anos, mas nunca fotografei um vulgar jantar em família.

Existe uma espécie de regra no nosso subconsciente que nos impede de fotografar o nosso quotidiano. Afinal, porque fotografar uma loja onde se trabalha diariamente? Porque fotografar uma rua por onde se passa todos os dias? Porquê fotografar banalidades? Vulgaridades?

Aparentemente, não sou o único obedecendo a semelhante regra. Uma vista de olhos rápida no Google Earth e no Panoramio permite-me assumir que a maioria das fotos da Mealhada disponíveis na Internet foram obtidas por forasteiros: os mealhadenses não fotografam a sua terra. Porque faz parte do seu quotidiano e o quotidiano não se fotografa.

Contudo, o quotidiano apenas o é num tempo restrito. À escala de tempo da vida humana, o quotidiano é efémero: desliza para fora das nossas vidas e torna-se passado. Passado não fotografado, passado não documentado… porque foi quotidiano. E, quando chega a altura de contar a nossa história, a história da nossa família aos nossos filhos, nada temos para lhes mostrar. A não ser, claro, as nossas férias em Paris e o casamento daquele primo afastado.

Conclusão: fotografem o vosso quotidiano! Fotografem a vossa casa, a vossa rua, o vosso quintal, a estrada que percorrem diariamente para o vosso trabalho! Fotografem um vulgar almoço de Domingo e uma pachorrenta ida ao café com os amigos! Porque o que parece quotidiano só o é no tempo presente; para que no futuro o vosso quotidiano não seja apenas uma memória não fotografada.

Polícia comprou um Ferrari


Eis um exemplo de investimento forte em promoção turística:

Uma brigada feminina a conduzir um Ferrari para patrulhar zonas turísticas!!! Onde? Onde??? No Dubai, pois claro! Depois do Lamborghini, a polícia do Dubai comprou um Ferrari.

O Dubai já nos habituou a ser o excêntrico do Euromilhões, no que a países diz respeito. Quem sabe se a próxima etapa passa pelo recrutamento para a brigada de atrações turísticas, como sejam a Gwyneth Paltrow, eleita a mulher mais bonita do mundo (ver notícia aqui) ou a nossa Sara Sampaio!

Confissões




Eu adoro música portuguesa! Quando eu digo isto a alguém as pessoas olham-me como se estivesse a ter algum ataque psicótico, ou provavelmente imaginam-me em casa a dançar ao som das músicas da Ágata. Mas tudo isto não passa de um puro preconceito!

Não, não gosto da Ágata ou outros pimbas, que terão o seu valor, mas existe um conjunto de grupos e cantores que cantam em português e que sem dúvida me tocam, tais como Deolinda, Manuel Cruz e Ornatos Violeta, Clã, Rui Veloso, Mariza entre outros. 
Cantores estes que com a nossa difícil Língua Portuguesa fazem interpretações fantásticas com músicas e letras muito interessantes. 

Nós, no geral tendemos a desvalorizar o que é nosso, dando mais valor ao que vem do estrangeiro, e com isto, lembro-me sempre daquela música da Rihanna, cujo refrão é:
Under my umbrella
(Ella ella, ay, ay, ay)
Under my umbrella
(Ella ella, ay, ay, ay)

e depois, por comparação, sem comparação, lembro-me da música do Porto Sentido do Rui Veloso e Carlos Tê, que naquelas palavras nos fazem imaginar/ver a cidade do Porto. 

É importante valorizar-nos o que é nosso, pois se não gostarmos do que é nosso, quem gostará?

Dia da Terra 2013


Assinala-se o dia da Terra, data instituída pelas Nações Unidas que serve de alerta para a conservação do planeta.

Entretanto, começam-se a identificar novos planetas com o objetivo de mudar quando esta Terra estiver destruída? 

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra associa-se às comemorações, como se pode ver em: Museu da Ciência no Facebook, através da publicação do texto new earthlike planets found, do Carnegie Institute for Science.



A ficção científica apresenta-se cada vez mais atual!


Bebe água





Há gestos simples que nos ajudam a melhorar a saúde.


Já ouvi e li várias vezes estes conselhos. Recentemente, ouvi-os da boca de enfermeiros, em duas ocasiões diferentes. 
Mas e a prática? Ainda não coloquei em prática. Está na hora!

Partilho os conselhos que são extraordinariamente simples! O que se pode perder? Nada. Ganhar? Qualidade de vida? A confirmar na prática. Ei-los: 

"Beber água na hora certa maximiza a sua eficácia sobre o corpo humano:

* 1 copos de água depois de acordar - ajuda a ativar os órgãos internos
* 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição - ajuda a digestão
* 1 copo de água antes de tomar um banho - ajuda a reduzir a pressão arterial
* 1 copo de água antes de ir para a cama - evita derrame ou ataque cardíaco"

A Magnífica Muralha Verde



Na imagem anterior está representado um aspeto dramático do continente africano e um aspeto alavancador de esperança. Podemos ver que o deserto está a comer uma parte substancial do continente Africano. Este é, sem dúvida, um drama. Quanto ao aspeto alavancador de esperança, a linha verde com traçado geométrico (traçado este, tão familiar ao continente africano), corresponde a um projeto de 2005 da ONU, com o intuito de travar o deserto do Saara. A execução deste projeto iniciou em 2008, com a plantação da muralha verde no Senegal, e envolve ainda a Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Níger, Nigéria, Chade, Sudão, Etiópia, Eritreia e Djibouti. Esta muralha verde tem 15km de largura e 8000km de comprimento.

Conheci o projeto de construção da muralha verde através da notícia ONU vai construir grande Muralha Verde para conter avanço do deserto do Saara. Apenas o título da notícia, fez-me ficar fã do projeto. Mas quis ver melhor em que consistia, e facilmente se encontra informação que nos demonstra com facilidade as virtudes do projeto.

As notícias normalmente associadas à maioria destes países são de desgraça, de tragédia ou calamidade, pelo que uma notícia positiva e com um projeto com uma finalidade nobre e de uma envergadura colossal é bem vinda e poderá augurar um futuro melhor. 

Pelo documentário abaixo apresentado podemos verificar que o ambiente existente é positivo e de esperança. Eu salientaria alguns aspetos que pude observar: 
* 11 países africanos a contribuir para o mesmo fim, é algo que não estou habituado. Talvez a distância da realidade me turve a visão. Talvez por isso valorize tanto este projeto e a sua abrangência.   
* As plantações são feitas por voluntários. Demonstra a vontade das populações em ultrapassar um desafio difícil.
* Verificar a satisfação das pessoas que contribuem para a plantação e das comunidades locais que estão a usufruir do projeto.
* O rápido impacto deste projeto na dinamização da economia local, permitindo a existência de produtos (como fruta) que tem impacto direto na saúde das populações.
* O reconhecimento das populações dos benefícios resultantes do projeto, o que pode aumentar a ligação ao projeto e o empenho na sua concretização (e manutenção).



Fonte: A grande muralha verde de África

Se falámos no post anterior de um exemplo que um verdadeiro desportista nos dá, agora podemos falar de um projeto que congrega esforços e que une pessoas e países em volta de um projeto positivo e que contribui para uma vida melhor das populações.

E nós, nesta nossa praia lusitana? Que projetos nos faltam neste momento? 
Focalizando apenas nas questões da água e da sua falta, temo que estejamos mais próximo de processos de desertificação no nosso país do que aparenta. A falta de água e os fogos florestais têm sido alavancadores da desertificação e, ao viajar pelo país, nota-se uma diferença enorme nas paisagens, num curto espaço de 10 ou 15 anos. Precisam-se rapidamente de projetos que alterem esta tendência.

Fair Play: Crónica de Ribeiro Cristóvão



Há exemplos de atitudes na via que devem ser o mais difundidos que conseguirmos. Normalmente, estamos mais recetivos a problemas, a questiúnculas e às histórias negativas. Mas o pensamento positivo e olhar com prazer para o bom que a vida nos dá, ajuda-nos a encarar a vida de uma forma mais fácil. Numa terra que, por ironia, se chama Burlado, estado em que muitos de nós se sente, nos últimos tempos/anos, aconteceu mais um desses grandes momentos. 

Afinal, podemos continuar a ter fé no Ser Humano.

"Um exemplo de vida

Deixem-me hoje partilhar convosco uma história recente ocorrida aqui ao lado, em Navarra, onde decorria uma prova de Cross Country com a participação de diversos atletas espanhóis e estrangeiros, entre os quais alguns cotados corredores africanos. Com o percurso quase a ser cumprido, o queniano Abel Mutai, medalha de ouro nos 3.000 metros obstáculos nos Jogos de Londres, seguia na frente destacado. Preparava-se para ganhar a corrida quando, inadvertidamente parou por engano, julgando que tinha alcançado a meta. Foi então que, vindo de trás, o atleta espanhol Ivan Fernandez Anaya em lugar de ultrapassar o corredor queniano, gesticulando,  chamou a sua atenção e conduziu-o até ao fi o da chegada. Mutai acabou por vencer, como teria acontecido se não se tivesse enganado sobre o percurso. Por outras palavras, Fernandez Anaya recusou-se a acelerar e conquistar a prova, vindo a alcançar apenas o segundo lugar, respeitando assim a lógica do final da corrida. Ivan Fernandez, considerado um atleta de muito futuro, campeão de Espanha nos 5.000 metros, afirmou no final do Cross Country de Burlado, que ainda que viesse a conquistar um lugar na selecção espanhola com o primeiro lugar naquela corrida, não teria aproveitado, o que veio reforçar ainda mais o seu carácter de atleta de eleição.
“Eu não merecia ganhar. Fiz o que tinha a fazer”, palavras suas. Passados vários dias, a história continua a ser exaltada em muitos  noticiários e nas redes sociais, numa justa homenagem a um verdadeiro acto de honestidade.
Porque não são frequentes gestos como este na actividade desportiva, onde tantas vezes vencer, mesmo a qualquer custo, se apresenta como valor supremo, é reconfortante falar hoje aqui de Ivan Fernandez Anaya e deste exemplo que nos deixou.
Por isso, o atleta espanhol merece toda a sorte do mundo."

Crónica de Ribeiro Cristovão no Página 1 de 18/04/2013


A EMANCIPAÇÃO DO PATINHO FEIO




Quantas vezes já deu por si a dizer aquilo que na verdade não pensava? Quantas vezes já seguiu, na sua vida, por caminhos que não tencionava seguir e só o fez porque os outros quiseram que fizesse dessa maneira? Quantas vezes já ocultou pensamentos, sentimentos, ações, simplesmente porque acha que os outros (a sua família, os seus colegas, os seus amigos…) vão achar que não o deveria ter feito e que está mal, está errado, só porque todos os outros pensam, sentem ou agem de maneira diferente?! 



Caro leitor, creio que já terá respondido afirmativamente a uma das questões mencionadas anteriormente e isso significa que se deixou envolver no turbilhão da Espiral do Silêncio. 



Quantas vezes calamos a nossa própria opinião simplesmente para que os outros não nos “olhem de lado”, simplesmente para que não nos sintamos “O Patinho Feio”.
Está na altura de gritar a nossa verdadeira opinião!

A investigadora alemã Noelle-Neuman, analisou em 1972, os fatores que levavam a que uma opinião minoritária se silenciasse, tendendo a aproximar ou igualar a sua opinião com a da maioria – tendência para o conformismo. 

Da caixa extensa de fatores que podem estar aqui envolvidos, resumo aqueles que considero principais e que, com certeza, ainda que inconscientemente, já o levaram a silenciar a sua verdadeira opinião!

Medo da rejeição social - Tememos que a sociedade nos aponte o dedo simplesmente porque afirmamos livremente a nossa opinião, só porque esta não é condizente com aquela que é tomada pela Opinião Pública.

Isolamento – receamos que ao sermos colocados de parte por pensarmos ou agirmos de forma diferente nos sintamos isolados.

Represálias – sobretudo no local de trabalho. Não contestamos os métodos ou as ideias que os superiores hierárquicos nos impõem, não porque concordamos com elas, mas simplesmente porque tememos castigos, represálias, despedimentos.

Quantas vezes já ouvir os média a dizerem: “segundo a opinião pública, a ideia A está correta”. E você, em casa, no sofá, ouve e pensa: “tenho uma opinião diferente…” Então porque não a expressa, porque se cala? Porque tende para o Silêncio?”

Por favor, GRITE e veja como é bom sentir-se O PATINHO FEIO!





 O poder de um sorriso!

 


Basta percorrermos as páginas dos jornais diários nacionais, rodar o botão do velhinho rádio ou fazer um zapping na televisão para que rapidamente nos seja roubado aquilo que temos de melhor: o sorriso!
Veja-se o que ontem se passou em Boston! Aprendemos enquanto crianças que a maratona foi criada para, através do desporto, unir povos. Hoje, pela manhã, “os meios de comunicação social norte-americanos avançavam com ilações de que se terá tratado de um ato terrorista. Provas? Indícios deixados? Alguém reclamou o atentado? Nada! A vontade de sorrir dissipou-se ainda mal o dia tinha começado.
Numa altura em que a Troika e o FMI tomam conta do país, torna-se cada vez mais difícil SORRIR!
Quando me refiro ao sorrir, não falo em rir à gargalhada! Mas, sim, de apenas sorrir! Um ato simples, que muitos de nós praticamos sem sequer nos apercebermos. Mas a verdade é que a grande maioria de nós sorri cada vez menos, ou pelo menos, com um sorriso cada vez mais amarelecido. Por isso mesmo, decidi expor-vos alguns argumentos para que tenhamos noção do quão importante é sorrir!

Enquanto o riso é sinal de extroversão, o sorriso é algo intimista que vai revelando, aos poucos, o interior de quem sorri! Já o dizia Antoine de Saint-Exupéry: "No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele".
Por isso mesmo, aqui vos deixa algumas boas sugestões para sorrir mais:
Tantas vezes nos queixamos que não conseguimos fazer exercício físico, que não há tempo, que não há predisposição, que… desculpas, atrás de desculpas! Basta começarmos a sorrir mais! Ao sorrirmos mexemos/trabalhamos 28 músculos faciais!

O sorriso tem um impacto na nossa vida e na vida dos outros – por isso não se percebe como podemos passar um dia inteiro no trabalho, literalmente “de trombas”!
Quando sorrimos, o ambiente torna-se mais agradável! As relações que estabelecemos são mais amistosas! Projetamos uma imagem de bem-estar e de competência! Como é que preferimos ser recebidos no guiché das finanças? Por alguém de rosto fechado e carrancudo, ou por alguém afável, simpático e de sorriso no rosto? 

O sorriso é uma arma poderosa do marketing pessoal!
Experimentem ir fazer uma entrevista, que poderá dar acesso ao posto de trabalho com que tanto sonhavam sem a presença de um sorriso no rosto e verão o efeito que isso terá!

Hoje em dia, no trabalho, exigem-nos uma aparência cuidada, uma carteira de contactos agradável… quantos mais melhor! Mas, cada vez nos pedem mais que esbocemos um sorriso! Cada vez nos pedem para sorrir mais! Quando, por vezes, nos dão menos razões para isso!
A verdade é dura, mas…quem consegue conquistar o colega, o chefe ou o cliente sem um sorriso!
Já vos dei razões mais do que suficientes para sorrir! Espero que sorriam muito daqui para a frente, porque os efeitos benéficos na saúde são imensos!
Em atalho de foice deixo-vos ainda uma dica: o melhor sorriso é aquele que é autêntico, que é natural, que cria empatia e contagia as outras pessoas!