Arte de Rua

A arte de rua pode ser fantástica e dar nova vida a zonas cinzentonas ou degradadas. Eu preferiria ver certas zonas com arte de rua como a seguinte:




Outros exemplos aqui!

Surf: McNamara bate McNamara na Nazaré


Em Novembro de 2011, McNamara surfou a maior onda alguma vez registada, como se pode ver nos posts seguintes: Surf em boa onda gigante e onda do canhão da Nazaré no Guiness.

Em Janeiro de 2013, Mc Namara bateu McNamara. Depois de já se ter casado na Nazaré, ficando o seu nome ligado para sempre à Nazaré, mas numa perspetiva mais familiar, tornou essa ligação pública, para que não houvesse dúvidas que o seu nome ficará para sempre ligado à Nazaré. Depois do feito de 2011, veio agora confirmar e reforçar a sua ligação, batendo novo record, agora com uma onda 3m superior à surfada nessa data.

Portugal tem tido uma estratégia de marketing com o objetivo de se promover como destino de surf de grande qualidade, como se pode ver em  surf numa boa onda, marketing em ação, mas segundo o jornal público, esta ação está integrada n'"o projecto ZON North Canyon, protagonizado pelo surfista havaiano e que tem por objectivo promover internacionalmente a Nazaré como “destino de referência para a prática de desportos de ondas grandes”.", que aliado à abertura de vários telejornais, entre os quais o mediático telejornal da CNN, como se pode ver abaixo, e em jornais de referência como o The Times, como demonstra a imagem superior do post, fez muito mais pelo surf português e pelas suas praias, do que as melhores campanhas de marketing.



Bem haja McNamara, pelo teu contributo para o Turismo de Portugal.

Meninas: Hora Coca-Cola Light


A Coca-Cola tem o dom de identificar e apresentar situações deleitosas para quem as possa viver. Mas só imaginar estar nessa situação já é agradável e provoca sensações agradáveis. A Coca-Cola, com a sua "coleção" "Hora Coca-Cola Light" tem apostado neste conceito.

Assim, para as meninas e para alguns "eventuais", surge novo vídeo com o galã renovado, apresentando um jardineiro e deixando para trás o Tarzan dos Andaimes, como foi conhecido nalguns meios masculinos da época áurea do vídeo:



A mim, ainda não me convenceu, esta coca-cola light.
Vou continuar na clássica.

Mas faço um desafio à Coca-Cola, que talvez me faça mudar para a versão light:

* Um jardineiro a passar que se apercebe de 5 gatas. Vai à sua marmita e tira as coca-colas que tinha para a semana. Não importa, vale a pena o esforço! Não! As 5 não! Atira apenas 4 e fica com uma para si. A as 4 latas rolam de forma sensual para as 5 gatas. Estas, ao apercebem-se que falta 1 lata, atiram-se de forma sensual e leve, quase esvoaçante, para a rampa de onde vêm as garrafas. Depois de uma luta desenfreada, que contribui de forma relevante para a principal funcionalidade do gás da lata, 4 gatas ficam sorridentes e 1 gata fica completamente desesperada. As 4 gatas vencedoras abrem as latas. A espuma caramelosa das latas jorra para as suas camisolas e vestidos, que são de imediato retiradas, ao som do Joe Cocker com o seu velhinho êxito "You Can Leave Your Hat On", proveniente das colunas que estavam na árvore, devido à proximidade do Carnaval. O jardineiro, completamente inebriado pelas deslumbrantes belezas que se desnudavam à sua frente, abriu a sua lata em modo automático. A triste gata, ouvindo o som, direcionou os olhos para o local de onde surgira o som e da sua candida face desabrochou um sorriso radioso. O jardineiro, ofuscado pela luz irradiada do seu sorriso, foi ter com ela e partilhou a sua lata, saindo os dois do jardim, abraçados e antevendo tempos escaldantes. Viveram felizes para sempre. Para sempre? Não! Esta eternidade durou até ao lançamento da coca-cola zero!* 

Antevendo já o lançamento de um vídeo com este enredo, vou ali beber uma coca-cola zero e já venho. 

Entretanto, para quem quiser recordar, podem ver a seguir o Tarzan dos Andaimes versão Construção ou versão Limpa-Vidros ou ainda umas garotas coca-cola Vintage!

Coimbra: A Portuguese University Town, Both Familiar and Foreign segundo o NYTimes.com


É sempre positivo ver uma crónica sobre a nossa cidade. Se essa crónica é no conceituado New York Times, o ego da comunidade Coimbrã, só pode aumentar. Aqui fica a crónica de um viajante que está sempre à procura de locais interessantes, na coluna Frugal TravelerA Portuguese University Town, Both Familiar and Foreign - NYTimes.com. Neste caso, e excecionalmente, aconselho a ler também os comentários, já que acrescentam algo ao artigo.

Poupar está no topo das prioridades!


Como poupar dinheiro? Tendo por base experiências próprias e de amigos e conhecidos, deixo a seguir umas dicas: 

1. Diminuir o valor da refeição de trabalho, vulgo diária: Ter a possibilidade de almoçar em casa ou de ter um espaço adequado para usufruir da marmita, que são um objeto e um conceito que estão na moda, permitem poupanças a curto prazo, nos gastos mensais com alimentação e tem reflexo a longo prazo no ginásio e no médico, pois a tendência é para que as refeições sejam mais saudáveis. 

2. Renegociar com a MEO ou com a ZON. De tempos a tempos aparecem comerciais, vendedores ou prospetores, consoante lhes queiram chamar, para propor melhorias na qualidade do serviço prestado ou redução de preço para as mesmas condições. Talvez seja boa ideia ouvir um pouco o que estes senhores (as) têm para dizer e, no mínimo, renegociar com o operador atual.

3. Facebook, Skype e Gmail: Utilizar o Facebook, o Skype e o gmail para contactar com amigos, clientes e outros, pode ter um impacto significativo na fatura do telemóvel.

4. Comemorações: Realizar os jantares comemorativos em casa ajuda a baixar os custos significativamente. Somos dos povos que mais jantam fora de casa. Já deixei de contribuir para essa estatística há algum tempo! Mas se for mesmo necessário, beba-se água!

5. Compras: Fazer compras sozinho e focado na lista que se levou de casa. Arranjar sistema de choque elétrico sempre que se caia na tentação de meter no carrinho qualquer produto que saia da lista. 

6. Fome: Não fazer compras com fome. A sensação de fome conduz-nos a comprar mais produtos e os aromas e apelos visuais tornam-se irresistíveis, aumentando a nossa necessidade comprar mais para saciar esta sensação.

7. Pequeno almoço e lanche em casa. 2,5 €*2=5; 5*30=150€. Se uma pessoa tomar um pequeno almoço e um lanche fora de casa diariamente, gasta cerca de 150€/mês. Se forem 4?

Claro que temos que andar sempre atentos à 8.ª forma de poupança. Aceito sugestões. Entretanto, ficam mais umas dicas em:




História das duas pedras

fonte: http://gartic.uol.com.br/
Esta história é um exemplo que demonstra que, mesmo em situações muito delicadas e de solução complicada, a perspicácia e a capacidade de pensar diferente e de agir rápido, podem ajudar a ultrapassar casos difíceis. O chavão pensar "fora da caixa", está a seguir representado de forma exemplar:

"Era uma vez, uma pequena aldeia, em que vivia um lavrador a quem faltava dinheiro para pagar uma dívida vultosa a um velho horripilante e antipático. O lavrador tinha uma filha lindíssima que o usurário cobiçava, pelo que resolveu propor-lhe um novo contrato: O lavrador teria o perdão da dívida se lhe desse a filha em casamento. Quer o lavrador quer a filha, ficaram estarrecidos com esta proposta. Então, o velho usurário mudou um pouco os termos da sua proposta sugerindo que fosse a sorte a determinar se haveria casamento. Disse que iria colocar uma pedra branca e uma pedra negra numa sacola vazia. A jovem tiraria uma das pedras à sorte… sem olhar para dentro da sacola. Se tirasse a pedra negra, casar-se-ia com ele e a dívida do pai considerar-se-ia saldada. Se tirasse a pedra branca, não teria que casar-se com o velho e a dívida seria considerada saldada, de igual modo. Pelo contrário, se ela recusasse entrar neste jogo, o pai seria imediatamente levado para a prisão. Sempre a falar, o velho agiota baixou-se para apanhar as duas pedras. A jovem, que tinha olho de lince, reparou que… o velho tinha apanhado duas pedras negras e as metera sem ninguém se aperceber dentro da sacola. Contudo, nada disse. A seguir, o velho usurário pediu à moça que tirasse uma das pedras de dentro da sacola. Toda esta cena tinha tido lugar num pequeno caminho que levava à porta da casa do lavrador, caminho esse feito de pedras brancas e pretas. Imagine por um instante o leitor desta história o que é que teria feito para ajudar a filha do lavrador nesta tão delicada situação, se lá estivesse presente. Analisando bem a situação, existem 3 hipóteses : 1) A moça deveria recusar-se a tirar a pedra. 2) A moça deveria tirar as duas pedras pretas da sacola e demonstrar assim que o velho tinha feito batota. 3) A moça deveria tirar a inevitável pedra preta e sacrificar-se casando-se com aquele velho repulsivo para evitar a prisão de seu pai. 
Mas a jovem, não se ficou por estas 3 possibilidades, que continham todas problemas complicados associados: o dilema da jovem parece que não se pode resolver de uma forma convencional: se aceita a proposta, dá de mão beijada a sua felicidade, passando uma vida de sofrimento; mas se a repudia denunciando a armadilha, o pai vai diretamente para a prisão. Mas isto é assim apenas sob o ponto de vista do pensamento lógico tradicional. Eis o que a jovem astuta fez: Meteu a mão na sacola e tirou uma das pedras, mas de imediato a deixou cair ao chão sem que ninguém tivesse tido tempo de vê-la, desculpando-se com ar assustado. Esta pedra confundiu-se imediatamente com as centenas de pedras pretas e brancas que formavam o caminho de entrada na casa. Ai, que desastrada sou!, exclamou a moça. Como é que isto me aconteceu? Mas não tem importância, prosseguiu rapidamente. Tudo tem solução. Pode saber-se que pedra é que tirei, vendo a que ficou na sacola. Porque se a que ficou for branca, é porque tirei a preta e se a que ficou for preta, é porque tirei a branca. Não é assim? Pediu ao velho agiota que verificasse qual a pedra que ficara na sacola, se era preta ou branca… Por conseguinte, a primeira pedra que a moça tirou não podia ser outra que não a branca. E como o velho agiota não se atreveu a confessar a batota, a moça transformou uma situação que parecia impossível num final muito vantajoso ! Moral da história : Existe sempre uma solução para os problemas mais complexos O problema surge quando não sabemos ver as coisas pelo ângulo mais apropriado.", 

ou como dizia o outro, "Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima!"

produtos portugueses: É possível viver só com "o que é nosso"?


O i tentou sobreviver um dia inteiro só com produtos portugueses. Um exercício interessante, em que se pode ver no artigo das dificuldades em viver exclusivamente com artigos exclusivamente portugueses. Mesmo com o objetivo bem presente, houve dificuldades, nalguns momentos, em utilizar estes produtos. Gostei do exercício que, sendo extremado, nos dá linhas de orientação para tomarmos consciência do que consumimos e sobre as suas origens, a maioria das vezes desconhecida por nós. Sem necessitar do extremismo aqui apresentado, podemos alterar alguns dos nossos hábitos de compra, sem alterar em nada o dia a dia. Basta ter em atenção se o produto é português ou não. Já faço isto com a maioria da fruta e dos legumes. O sabor dos produtos portugueses, normalmente, levam a melhor sobre os importados. Não deixando de observar aspetos essenciais, como o preço, a qualidade e a disponibilidade, o próximo passo que vou dar, é com os têxteis e com os sapatos. Tão bons ou melhores que os de fora. Apesar disso, ainda têm uma grande necessidade de ter nomes em italiano, ou em inglês, o que pode dificultar esta tarefa. Nem sempre é fácil identificar a origem. Lembro-me, de repente de 2 casos: a marca de sapatos "Fly London", e a marca de roupa "Giovanni Galli". Fico grato se me indicarem mais marcas portuguesas com nomes "estrangeiros" para que a lista possa aumentar, e mais facilmente comprar "o que é nosso"!

A alucinação Grega e a pérola do Atlântico


O Novo Russo, quando estava na pele de Óbelix, dizia: "Por Toutatis! Estes Romanos são loucos!"
Jardim, uma pérola da pérola do Atlântico deve estar a repetir: "Por Zeus! Estes Gregos são completamente alucinados!"

Segundo esta notícia do público, o Olympiakos leva 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado no campeonato grego, está a disputar a Taça da Grécia e a Liga Europa, e o treinador é desterrado para a Pérola do Atlântico pela falta de qualidade do futebol praticado! Porque será? Alucinogénos a substituir a medicação habitual ou o Panoramix transferiu-se para o Olympiakos?

Samsung e o Fim do Mundo? Nããã, pior! Pepa quer uma mala!



o fim do mundo?

Durante dois dias estive afastado do mundo das notícias. Estive muito mais atento ao Toodles e aos problemas que o Manny Maozinhas tinha que resolver.

De volta à realidade, perguntei "o que é pepa?" apercebi-me que seria mais do que o que é, "quem é Pepa?" Parecia ser o problema que estava na ordem do dia. Só comparável ao fim do mundo Maia, ocorrido em dezembro último.

Percebi então que tinha resultado de uma ex-futura campanha da Samsung, que antes de o ser, deixou de o ser. Quis perceber melhor o que estava aqui em causa. Está a pesquisar. Resultados da profunda pesquisa: cerca de 1 160 000 saídas em 0,21 segundos. Boa! Comecei pelo Expresso e aqui vai:
Pepa No Expresso e
Pepa no Youtube.
Já deu para perceber melhor:

quem és tu Pepa?

Uma tipa bem feita, gira, vestida para caçar e com ar contemporâneo, ao que se deverá acrescentar um a imagem saudável e asseada num ambiente proibitivamente agradável (lareira nesta época é bom). Não me agrada tanto a voz afetada, mas deve ser por não estar familiarizado com o sotaque. Para qualquer sotaque estranho preciso de um tempo de adaptação! Mas tirando esta caraterística, diria que gajas destas não deviam existir. Se alguém devia estar em extinção, não deviam ser os linces da Malcata. Estamos em crise. Devemos ser solidários na depressão e no pessimismo. De onde é que surgiu esta pita que vem pôr tudo isto em causa? Alegre, materialista, sonhadora! Espécie insopurtável, nestes tempos difíceis.

Sorte ou azar

Bem, agora vamos ouvir o que tem para dizer: "2013 ano vai ser ano de sorte ou de azar." É oca e vazia. Claro que sim, vai ser de sorte ou azar! Para que é que esta gente diz o óbvio? Fúteis!
Analisando as respostas de algumas pessoas sobre temas mais profundos, selecionei algumas das respostas que nos podem consolidar as convicções de que a pita é totó. Um dos temas mais profundos, é o futebol. Relativamente à questão "Quem vai ganhar o jogo do Benfica*Porto?", 
para além das respostas habituais de: "Vai ser um massacre!" ou "Até os comemos!" ou ainda "No nosso salão de festas mandamos nós!", não faltaram respostas óbvias e suficientemente vastas para acertar na coisa: "Este é jogo de tripla! Qualquer resultado é possível!" - aqui está uma resposta bem mais profunda e convicta. "Estou convencido que quem marcar mais cedo arrisca-se a ganhar. Mas é possível que qualquer um ganhe. Já é mais difícil ficarem empatados, embora seja possível!"
Certo! Podemos dizer que vai ser um jogo de sorte ou azar? Claro que não! Siga em frente!

desejos para 2013

Pepa deseja, entre outras coisas, que não a paz para o mundo (já não pode ser Miss Mundo), uma mala preta Channel! Como é que uma pessoa que se interessa e escreve sobre moda tem um desaforo de ter um desejo destes? Devia desejar um trem de cozinha? O fim da crise? Que o Sporting seja bem sucedido? Fazer reuniões da Tupperware? Ter uma Bimby ou ser promotora da Avon? Quais são os desejos que se devem ter ou não? Onde está o índex dos desejos proibidos ou aceitáveis? Vamos ver quais são os desejos de gente comum, que já não é afetada e não fala nasaladamente. Os nomes são fictícios para proteger as pessoas de linchamento público, ou de passagem a bestial sem mérito comprovado:

Mané: "Desejo ser feliz! Um porsche 911 ajudava!"

Santiago: "Desejo ir ao Santiago Bernabeu! A Santiago de Compostela também! E ter um Mercedes! Pode ser modelo de 1989, pois não consigo um recente!"

Joana - "Desejo um i-pad para poder atualizar o meu blog sobre crianças em qualquer lugar! Já conhecem?"

João Asdrubal: "Desejo mudar de nome, em 2013. Estou a tratar de tudo e antes do final do ano serei Manuel Asdrubal! E serei mais feliz"

Nela: "Desejo ser feliz! Para isso, bastavam umas sessões num Spa maravilhoso que há aqui perto! Não é pedir muito!"

Natasha Azarenka: "Desejo ser assessora da maleta vermelha! Assim, posso contribuir para a felicidade no mundo. Logo, para a paz no mundo, o que me dará esperança de ser Miss Mundo!"

Madeinusa: "em 2013 quero retocar uma plástica para ter seios mais abundantes e para uma bunda redondinha e rijinha! Se der, ainda retoco o nariz este ano! Quem sabe é desta que ganho o prémio da melhor bunda!"

Pedro: "Desejo provar um pera manca tinto de 2008, numa esplanada de uma das praias portuguesas, servido pela Rute Marques!" 

Analisando a dúzia de estudantes universitários a amioria queria i-pods ou telefones com o sistema Android para estarem contactáveis em qualquer lado a qualquer hora. Diziam que hoje em dia, quem não está conectado está out. Deu discussão até às 6:00 da manhã para decidir qual o melhor dos dois! Não chegaram a qualquer conclusão. 1 queria ter um lamborghini e 1 queria deixar de ser virgem. Até já tinha um plano. Iria elaborar uma teoria de rotação dos planetas que permitisse desalinhar os signos e mudar o dia de início do signo virgem para mais tarde. Não queria ser virgem para sempre.

Serão estes desejos classificados como hediondos ou como aceitáveis? É caso para dizer, volta Pepa estás perdoada. Atrevo-me a dizer que afinal uma mala até é aceitável! Digo eu, com o antecipado pedido de desculpas se assim não o acharem. Se entenderem, avisem que eu tiro estas blasfémias deste blog!

A Samsung

Não há muito a dizer sobre a Samsung. Admiro a marca e tenho alguns dos seus produtos e boa impressão dela. Costumo ficar do seu lado nas guerras de patentes com a Apple, apesar dela não o saber. Concordo com quem diz que a campanha é fraca. O maior problema é da própria Samsung. Mas nem todos os anúncios são Tcharan! Fantásticos! Dignos de ficar registados nos anais da publicidade. É mais fácil fustigar os tipos do marketing. Penso que será natural haver algumas campanhas mais fracas e outras mais fortes. Tenho pena que tenha retirado o anúncio. Falhar, ou ficar aquém faz parte do processo. É aprendizagem. Pareceu-me até haver alguma lógica na associação a bloggers de moda, pois o design tem sido uma aposta forte da Samsung, desde há uns anos.

Acredito até, que este "retirar" do anúncio, tenha contribuído mais ainda para o tema se tornasse viral e discutido por toda a parte! A Pepa tornou-se conhecida e provavelmente as visitas ao seu blog aumentaram exponencialmente. Os seus fãs continuarão a segui-la. Até vai dando para ser motivo de programas de humor, como este Tubo de Ensaio: Bruno Nogueira e Pepa.

O desafio

Para concluir, fica o desafio:

  1. Já pensaste nos desafios para 2013? Escreve-os num papel!
  2. Substitui mala por objeto! Quais os que são diferentes dos desejos da Pepa!
  3. Quais os que são hediondos e quais os que são aceitáveis?
  4. Se tiveres dificuldades, envia a resposta para mim, que faço a minha apreciação e classificá-los-ei!

Desejos secretos

Apesar dos desejos feitos aquando da ingestão das 12 passas às 12 badaladas do fim do ano de 2012, ficam no meu intimo, para evitar a destruição em praça pública e virtual dos desejos. Mesmo que entre eles esteja uma Wii, apesar de ser desejo que perdura desde 2010. Ainda bem que não desejo uma mala preta.

Estou quase convencido que estamos perante um caso típico de síndrome do bode expiatório, que podemos perceber melhor neste post. Estamos todos a apontar o dedo para a Pepa, esquecendo que ficam 3 outros apontados para nós. Apesar de tudo, prefiro ficar focalizado nas resoluções de ano novo que fiz também em 2010, e que se podem ver no seguinte post, com o título Apesar de Tudo... 

Bom ano e sejam felizes. 
Cá por mim, vou trabalhar para concretizar os meus desejos! 
Quem sabe se é este ano que consigo poupar para a Wii!

Quase metade dos portugueses preferia trabalhar por conta própria



O que estará a pensar o puto?
O que pensa alguém que pretende começar a trabalhar por conta própria?
Acredito que o puto, se não for travado por um "responsável", provavelmente adulto, se lance rapidamente para curtir o momento. Por vezes há uns espalhanços. Mas fazem parte do processo.
Tomar a decisão de trabalhar por conta própria é um passo arriscado e que implica coragem. Há muitos "adultos responsáveis" à volta, a dizer "nem penses nisso! Um empregozito é o melhor que podes arranjar!"
Por vezes, um empurrão é fundamental.
Quando tal acontecer, aproveita o momento e a viagem.
Aproveita bem a viagem.
Aproveita as emoções proporcionadas.
Controla o transporte, para chegares bem ao destino da viagem.
Olha para o destino sem drama.
A cada espalhanço, levanta-te, sorri e continua.
Quase metade dos portugueses preferia trabalhar por conta própria
As principais motivações são:
* Independência.
* Liberdade de escolha do horário e do local de trabalho.
* Expetativa de obter rendimentos mais elevados.

Para qualquer das motivações, não desistas! Trabalha, Sorri e Sê Feliz!
Segue em Frente, Sempre!

Great Thinks Take Time


Esta verdade está exposta numa loja dedicada ao whisky, no centro de Londres, perto do Ritz em Piccadilly. Este conceito é tradicionalmente aplicado a lojas de malas de luxo e de sapatos mas, como se pode constatar pela imagem, resultou bem para esta loja de whisky, associando-a a um ambiente de luxo. Se alguém for a Londres no fim de semana, visite a loja e traga uma garrafa para comprovar o charme da loja e para podermos confirmar a qualidade do produto.

Obelix é romano? De Gaulle Alemão? Depardieu Russo?


Obelix é romano? De Gaulle Alemão? Depardieu Russo?
São três ícones indissociáveis da cultura francesa e o Obelix deixou de ser 100% Gaulês, com a doação da cidadania russa a Gérard Depardieu e a renúnica deste à francesa. Esta nova cidadania do ator foi rápida, tal como a atualização da sua página da wikwpedia. Resta De Gaulle, Francês de Gema.
E na Ocidental Praia Lusitana? Há entradas ou saídas?

Continuar a Sonhar * Pedra Filosofal




Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

In Movimento Perpétuo, 1956