A arte de comer e emagrecer...


São vários os conselhos, dados em vários momentos que nos são proporcionados por diversos especialistas ou por pessoas que são dadas a estas coisas da comida saudável, como podemos verificar neste exemplo sim, neste aqui que fala em 10 pecados! Agora no Verão, não há revista que se preze que não dê receitas para nos manter esbeltos e elegantes.


Entre nós, há alguns mais atentos, que ficam alarmados com notícias como esta:  mais de metade dos portugueses com mais de 15 anos é inativa. Claro que a atividade física é importante, mesmo com uma alimentação adequada. Mas estou a imaginar o diálogo entre a Rita e a Joana:
"- Olá Joana, vais ao ginásio queimar umas calorias?
- Nem pensar!!! Vou à pastelaria Paris deliciar-me com umas natas e uns pastéis de Tentugal! Preciso de perder 5 kg!"
Ou o António para o Nuno:
"Bute lá! Só temos 9 jogadores! Precisamos de mais 1. Já não pões lá os pés à 2 meses!
- Nem penses, pá! Vou comer uma feijoada! Ainda não baixei os 7 Kg que queria!!" 


Agora, tudo isto é mais fácil. Uma empresa conseguiu produzir bolos que ajudam a queimar calorias, como se pode ver nesta boa notícia ou nesta, de um site de divulgação de ciência. Ainda aparece aqui uma pequena notícia a dar nota de cientistas que descobriram uma gordura que ajuda a emagrecer. 


Se acrescentarmos estes artigos:
Pouco peso com chocolate? e ainda chocolate substitui o exercício e que pode ser complementada com estes alimentos saudáveis, podemos verificar em que certas áreas a nossa vida continua a melhorar! E o stress pré-praia pode-se tornar uma ténue recordação!...
...
... Seria ótimo acabar no ponto anterior, mas não seria justo deixar toda esta informação fantástica sem um pormenor que vale a pena espreitar, no artigo baseado num estudo que diz que Falta de exercício físico mata tanto como fumar! Comprovado! Não há bela sem senão!


Vou começar mesmo a fazer exercício! Amanhã começo!

Tom Fleming: cidades e espaços criativos


Tom Fleming veio há uns dias, à Universidade de Aveiro, falar sobre cultura criativa das cidades e da sua importância para a promoção do empreendedorismo, da cooperação e da consequente criação de valor. Com uma atividade de cinco anos em Portugal, primeiro no Porto e há cerca de 2 anos em Guimarães, no âmbito da Guimarães, Capital Europeia da Cultura, tem uma visão apaixonada de Portugal, mas consegue manter a distância suficiente para diagnosticar a situação e propor reflexões fundamentais para a competitividade das cidades/regiões.

O blog Amigos D'AVENIDA, através de José Carlos Mota, fez um balanço muito bom do evento que pode ser visto no seguinte link: Promover o empreendedorismo criativo em Aveiro. No final deixa algumas questões interessantes, que proponho que sejam  motivo de reflexão para outras cidades, não só para a nossa querida cidade de Aveiro, como também para a nossa querida cidade de Coimbra. Outro aspeto que deveria ser motivo de séria reflexão, é a forma como estas cidades e outras da região, como Viseu, Leiria ou outras, cooperam, têm políticas alinhadas, não canibalizantes e qual o relacionamento a ter com regiões com outra dimensão, como Porto ou Lisboa. Fica o desafio.

Fontes:
Amigos D'Avenida
http://ieuasharingjulho.eventbrite.com/

Corrupção? Como combater?


Paulo Morais, ex vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e vice-presidente da organização não governamental Transparência e Integridade:
Uma entrevista que fala de muitas maleitas políticas e sociais e que dá algumas propostas concretas que seriam um forte contributo para diminuir a corrupção em Portugal. 
13 minutos que vale a pena ver:



Exemplos de propostas de combate à corrupção:
* "o estado começar a recuperar os ativos que lhe são roubados pela via da corrupção, ou seja, quando um edifício for construido e não cumprir com as regras que estão previstas no planeamento, deve pura e simplesmente ser demolida...";
* "se não formos demolir o edifício então ele deve ser expropriado pelo valor zero..."

Tão simples!!!

O que dizer a um profissional de marketing?

Se eu fosse um consumidor e quisesse escrever uma carta a um profissional de marketing, o que lhe diria? Normalmente são os profissionais de marketing que dizem alguma coisa, que gritam soundbytes, que afirmam o que precisamos. Muitas vezes sem nos ouvir.

Já não preciso de fazer este exercício, pois houve quem o fizesse de forma exemplar e sintética, como se fosse um consumidor a falar com um profissional de marketing, deixando explícitos alguns conselhos aos marketeers, como por exemplo:

* Seja honesto comigo;
* Mantenha suas promessas;
* Trate-me como você gostaria de ser tratado — SEMPRE;
* Forneça mais valor de uso do que o que você obtém com o valor da venda;
* Ensine-me maneiras de crescer e melhorar minhas experiências com a vida;
* Ajude-me a tornar meu dia mais fácil, mais leve, mais relaxante e divertido;
* Ajude-me a aumentar a minha conexão com as coisas que são importantes pra mim."

Aconselho a ver o texto completo e outros textos no blog pequeno guru.

Verão mais seguro para pais e filhos


Tive conhecimento através do http://coconafralda.clix.pt/ de um programa da PSP que pretende ajudar a localizar mais rapidamente o filho, em caso de desaparecimento. Um programa pelo sorriso das famílias e que se poderá ver mais detalhes no seguinte link: programa Estou Aqui!

No entanto, chama a atenção para a importância de manter os filhos sempre sobre vigilância. Mas sabemos que, mesmo mantendo os filhos sobre intensa vigilância, 2 segundos sem ver os filhos podem ser a causa de um irracional ataque de pânico! Qual foi o pai que nunca sentiu pânico por perder um filho de vista? Numa livraria, num café, na praia, num estádio de futebol?

Este programa ajuda-nos a ficar mais descansados. O que eu gostava mesmo, era que, na hora do balanço, o número de vezes que tivesse sido necessário acionar fosse ZERO.

Vou aderir!

Futuro promissor

Depois de ter saído esta notíciae estaainda estatambém estaainda esta e muitas outras relacionadas com o mesmo assunto, a Universidade Lusófona estava repleta de pessoas que se iam inscrever antes de ir para a praia. Muitas ainda tinham a esperança de encontrar o conselho científico a tomar a bica, com a esperança de ainda levar o diploma a apanhar sol! Diz-se que alguns pretendiam a carta de marinheiro para conduzir desde gaivotas na barrinha de Mira durante as férias até traineiras de longo curso, pois poderiam ter que se dedicar à pesca. Veja-se o congestionamento que estava à porta da secretaria.



Há quem diga que foi um magistral golpe de marketing de marketeiros que têm a escola da vida!
Há quem diga que é a passagem das novas oportunidades para um nível superior!

Desta forma, poder-se-á impedir os alunos de frequentarem o ensino, tendo sempre a possibilidade de novas "Novas Oportunidades" ou equivalências com a sua experiência de Nintendo, Wii ou roubo da fruta da época, evitando situações embaraçosas como esta, que originou resultados fracos! Estou convencido que o futuro é promissor!

Concurso Nacional de Design "Em Português"

A 7.ª edição do Concurso Nacional de Design "Em Português", promovida pela Fundação da Juventude em parceria com a Revigrés  e a Sical, já está na 2.ª fase. Os trabalhos a concurso são para as áreas dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos/RevigrésMaterial Ponto de Venda Horeca/Sical.


Este concurso está focalizado em projetos de design e pretende apoiar e divulgar novos talentos, sendo possível a industrialização de alguns dos 85 projetos apresentados.



No âmbito dos Revestimentos e Pavimentos Cerâmicos/Revigrés, foram selecionados os seguintes trabalhos:
  • Alma+, da autoria de Dina Raquel Fernandes Malhão, designer freelancer de profissão e com residência em Leiria;
  • IAO, da autoria de Tiago Almeida Alves Silva, arquitecto de profissão e com residência na Póvoa/Carregosa;
  • Wind, da autoria de Domingos Fernando Peixoto dos Santos e Marisa Alexandra Monteiro Viana, arquitectos de profissão e com residência em Vila Nova de Famalicão e Guimarães;
  • Flow, da autoria de José Luis de Melo Cadilhe, arquitecto de profissão e residente no Porto;
  • Família Peixoto, da autoria de Carla Manuel Ferreira de Carvalho Braz Cardoso, arquitecta de profissão e com residência em Coimbra;
  • Sierasec, da autoria de César Sá Reis, a frequentar a licenciatura em Design e com residência em Vila Nova de Famalicão;
  • Blue Line, da autoria de Maria Cordo Reis Villa de Brito, designer gráfica de profissão e residente em Lisboa;
  • HOT, da autoria de Manuela Isabel Casado Pacheco, artista plástica de profissão e residente em S. João das Lampas;

No âmbito do Material Ponto de Venda Horeca/Sical foram selecionados os seguintes projectos:
  • NMRR, da autoria de Nuno Américo Ribeiro e Mota e Rossana Raquel Pinho Ribeiro, sendo o 1º arquitecto de profissão e residente no Porto, e a 2ª, estudante de Arquitectura e residente em Caldas de São Jorge;
  • Éter, da autoria de Raul Pereira Pinto, designer de profissão e com residência em Aveiro;
  • ana behrens, da autoria de Catarina Violante, designer industrial de profissão e com residência em Óbidos;
  • SG, da autoria de Carina Machado Henriques, designer de ambientes e residente em Santa Catarina;

Sendo o design algo que faz parte integrante da nossa vida, independentemente do nível de consciência que temos deste facto, estamos certos que haverá nestes trabalhos grande criatividade, originalidade e contributo para a melhoria da nossa qualidade de vida. Aguardamos os resultados (em Outubro), para conhecer melhor estes trabalhos.

Mais informações na Fundação da Juventude.

Camaleoa By:

Camaleoa by Givenchy

Camaleoa by Gucci

Camaleoa by Louis Vuitton


Camaleoa by Celine

Fonte: wallpaper

marcas vintage à mesa, no Mercado Negro

Já não me recordava de ir ao Mercado Negro mas em Aveiro é mais um dos muitos sítios que merecem uma visita. Depois de uma passagem pelo espaço Biscoito, a ida ao Mercado Negro começou mal: não era possível entrar pela porta do cavalo. Naquele sítio a porta principal só pode ser a porta do cavalo! Mas adiante! O importante era ver a apresentação de uma marca de sabonetes (Ach Brito) com cerca de um século de existência, como se pode ver no blog da Walk!


Mas antes de chegar à sala do evento, há todo um caminho repleto de surpresas:







Agora, que existe um parque de estacionamento imenso do outro lado do canal de S.Roque, toda a zona da beira-mar está bem mais acessível. A visitar mais vezes.

S. Francisco de Assis * aforismos

Oração de S. Francisco de Assis, com mais de 800 anos e perfeitamente atual:


"Que Deus me conceda serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar;
Coragem para mudar as coisas que posso; e
Sabedoria para reconhecer a diferença."

europeu e mundial de futebol: direito à exclusividade!

Direito à exclusividade
O futebol devia ter o direito de exclusividade sempre que há um europeu ou um mundial de futebol! Este direito surge da passagem das outras modalidades para um plano quase invisível. Este direito seria uma salvaguarda para fosse dada importância a outras modalidades. O futebol é o desporto-rei e dificilmente se mudará o paradigma da comunicação atual. Se há futebol a este nível, uma parte substancial da imprensa está focalizada neste desporto-espetáculo.

Claro que nos podemos lamentar. Claro que há vida para além do futebol. Mas pouca. E não está relacionada com as outras modalidades. Estas deveriam parar.

E o ciclismo?
Também aqui, o mês de Junho teve essencialmente futebol. Fica aqui o ato de contrição com a devida vénia ao Rui Costa (não, não é esse), vencedor da volta à Suiça em 2012, feito extraordinário.

E o atletismo?
Fica também a homenagem às medalhadas Dulce Félix (ouro dos 10000m), de Patrícia Mamona (prata no triplo salto) e Sara Moreira (bronze nos 5000m). Independentemente do material da medalha conquistada, são portuguesas de ouro!

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1552845

grandes obras do euro 2012

Hoje o dia da final do Euro 2012 e Portugal está representado, não pela sua (nossa) seleção nacional mas, por um dos árbitros do seu campeonato. Qualquer dos finalistas tem grandes equipas, excelentes executantes e autênticos artistas da bola. Assim, há que aproveitar o domingo e estar preparado para um fim de tarde com um previsível grande jogo. Que ganhe o melhor e que corra bem à arbitragem portuguesa, já honrada recentemente com a presença na final da Liga dos Campeões, através deste mesmo Pedro Proença. 

Enquanto o Pedro Proença não dá ordem de início, vale a pena ver as obras fantásticas que são os estádios que foram utilizadas nas meias-finais (Donbass Arena e Estádio Nacional de Varsóvia) e o que será utilizado na final deste Euro2012, o Estádio Olímpico de Kiev. Estas construções são algumas das mais marcantes obras no que respeita à arquitetura contemporânia, não só pela dimensão que têm, mas também pelo mediatismo associado e pela utilização dada. São os "Coliseu de Roma" contemporâneos e ajudam a operacionalizar a política intemporal e transversal do "pão e circo". Comportam frequentemente espetáculos desportivos e outros grandes eventos extra-desportivos, sendo neste caso utilizados em concertos de protagonistas de grande dimensão artística. 

Donbass Arena - Donetsk



Estádio Nacional de Varsóvia



Estádio Olímpico de Kiev