el Comandante, Djaló, Éder e Djaló outra vez!

Este mercado de transferências teve duas situações claramente positivas:

1. Ver jogadores como o Lucho voltar ao futebol português, só pode ser positivo. Lucho regressa ao Dragão a custo zero. Chegou ao clube que diz ser a sua casa. É raro ver. Mais raro ainda por ser um craque argentino a voltar ao estádio do Dragão, e ao Porto, que diz ser a sua cidade. Bonito. "el comandante" está de volta. No entanto, o problema de fundo ainda não está resolvido. Vitor Pereira parece que é o problema maior. Até porque, faltando alguns jogadores, não se percebe como prescinde de jogadores como Guarín, Fucile entre outros.

2. Ver jogadores como Djaló voltar ao futebol português, só pode ser positivo. Djaló no Benfica é uma realidade. E cai nas mãos de Jesus, que quando os jogadores têm o seu aval, consegue desenvolvê-los de forma bem interessante. Já recuperou jogadores que vinham rotulados como terminados, e relançou a carreira de alguns deles de forma incrível. Se diz que quer fazer de Djaló uma estrela, acredito que o consiga.

Também há duas situações claramente negativas:

1. O Sporting quer receber dinheiro sobre direitos "não sei de quê" do Djaló! Não sei de quem é a responsabilidade! este Djaló já está desempregado há uns meses. Do ponto de vista de um leigo, houve um claro corte entre Sporting e Djaló. Bem, pelo menos, vai haver notícias nos próximos tempos.

2. O caso de Éder da Académica. Grande jogador! Grande confusão! Parece que tanto o Éder como a Académica vão sair prejudicados pela novela em curso.


Condimentos mais do que suficientes para manter o campeonato em grande ebulição. A ver vamos se continua disputado ou se há novas escorregadelas. O Braga é que parece que está atento a qualquer deslize e, paulatinamente, vai-se aproximando dos lugares da frente, mostrando que a existência de 4 grandes é cada vez mais uma realidade.

Sporting corrigiu demais?



Sporting dos girassóis
Já todos conhecemos a polémica originada pelas imagens do túnel do Sporting: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1529796. Havia algum exagero nas imagens. Algumas representações estavam incoerentes com os valores que todos reconhecemos ao Sporting. Parece-me que a filosofia adjacente às imagens era interessante. Quando se fala de garra, de capacidade de luta, de sangue, suor e lágrimas fala-se de valores associados a equipas vencedoras. Ao colocar as flores, promovendo uma ambiente idílico, passou do 80 para o 8. O Moreirense foi o primeiro a aproveitar este facto. Poderá haver mais. O pintor romântico Eugène Delacroix diz-nos: "Há duas coisas que a experiência deve ensinar: a primeira é que é preciso corrigir muita coisa; a segunda é que não se deve corrigir demais." Tendo a concordar!

Bojinov: o disciplinado!
Por outro lado, o Sporting mostrou determinação ao abrir de forma rápida um inquérito ao jogador Bojinov: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1529979. É sinal que começa a surgir alguma disciplina por aquelas bandas. Pode ser um ponto de viragem no estado da nação do Leão e a existência de disciplina no grupo, poderá tornar o clube realmente competitivo.

Rumo ao norte?
O jogo do Moreirense foi a gota de água para vários leões. Desde a cúpula até ao mais calmo dos adeptos, todos andam em polvorosa. Domingos e seus jogadores têm mostrado que algo vai mal no reino da Dinamarca. Pela primeira vez, ouvi rumores que no norte alguém o aguarda. Seria este o final feliz?

Só 56% dos portugueses acreditam que o melhor sistema é a democracia! Tantos?


Só 56% dos portugueses acreditam que o melhor sistema é a democracia: segundo a notícia no Sol, em Politica Interior, os resultados têm vindo a baixar.

Não devemos esquecer o que Winston Churchill dizia: "A democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos".
Há no entanto um conjunto de outras frases que devem ser analisadas e que podem ajudar a explicar estes resultados. Grandes pensadores que refletiram e podemos ver os seus ensinamentos aqui condensados:
Confúcio dizia: "Política não conserta malandro".
Já Nelson Mandela, com a sua experiência, dizia: "Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia."
Ainda vale a pena ler o que dizia Bernard Shaw: "A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes";


Continuo a preferir a frase de Winston Churchil. Mas as outras frases devem ser analisadas e perceber que a frase de Nelson Mandela revela aquilo que deveria ser o fim da Política, enquanto que as outras duas frases ajudam a perceber porquê a falta de credibilidade dos políticos. 

Prato Perfeito



Muitos de nós andamos à procura de uma vida saudável. Esta vida saudável é em grande parte influenciada pela nossa boca! A comida faz uma grande diferença.
Todos nós conhecemos histórias que são quase lendas sobre a comida. Desde o senhor a quem o médico aconselha a beber apenas um copinho à refeição e, cumprindo os conselhos dados, vai comprar um copo de 1 litro, até à senhora que vai ao médico e lhe diz "Sr. doutor, a mim, até a água me engorda", ao que o médico lhe responde "não lhe ponha farinha", todas estas histórias representam alguma cultura enraizada nesta nossa praia.
No Ciência Hoje, está a notícia que transcrevo de seguida:

"O Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard propôs substituir a pirâmide ou roda dos alimentos, apresentando a figura de um prato que mostre quantidades aconselháveis e incluindo exercício físico. Os especialistas dizem que esta sugestão "é baseada em investigação mais atual, sem interesses da indústria nem pressões políticas e, para além disso, dá recomendações mais específicas e precisas".

O guia de alimentação designado por "My Plate"aventa ser mais informativo e intuitivo do que o modelo piramidal, já que as proporções dos alimentos a ingerir são mais explícitas. A proposta é encher metade do prato com fruta e legumes, um dos quartos restantes é para cereais e o outro é reservado a proteínas (recomendando peixe, aves, feijão e nozes), mas inclui ainda óleos vegetais e um copo de água, que pode também ser substituído por uma chávena de café ou chá (limitando para crianças).
No entanto, não sabemos se a cota parte ocupada pelos cereais no prato se refere a cereais normais ou integrais, por exemplo, entre outras questões. Alguns especialistas já estão a criticar de forma negativa o"My Plate" porque parece ser mais a favor de ir buscar proteína à carne vermelha do que ao peixe.
Quanto a óleos, o esquema em forma de prato não fala das vantagens do azeite relativamente a outros. Esta nova pequena roda dos alimentos inclui ainda o exercício físico, um sector que até agora nunca tinha sido abordado. A sugestão principal deste esquema alimentar é ter um “prato colorido” e variado." 

Estas orientações estão muito alinhadas com a chamada dieta mediterrânica. Desta forma, podemos melhorar significativamente o nosso bem estar e saúde, voltando a hábitos mais antigos.

A acrescentar a este Prato Perfeito, apresentado na imagem inicial, releva-se a importância de tomar o pequeno-almoço. O nutricionista Nuno Borges, no público, em As vantagens de tomar pequeno-almoço identifica as vantagens do pequeno almoço como sendo:

  1. "Aqueles que tomam pequeno-almoço são menos obesos que os que não o tomam." (Atenção às crianças).
  2. "Quem toma o pequeno almoço tem normalmente uma alimentação mais equilibrada ao longo do dia.
  3. "As crianças que tomam todos os dias o seu pequeno almoço apresentam melhor rendimento escolar do que aquelas que omitem esta refeição e vão para a escola sem comer."


Este nutricionista propõe que o pequeno-almoço seja composto por pão, leite ou iogurte e fruta. Acrescento ainda outra vantagem. É ótimo começar o dia em família, com todos à mesa a saborear um bom e nutritivo pequeno-almoço!

1/2h de terror ou crónica de uma negociação macaca

O processo de negociação que hoje terminou, é o exemplo claro de uma negociação bem feita por parte do governo. Direi que o governo ganhou em toda a linha, mesmo que se tenha ficado com a sensação de que cedeu em alguns pontos. Analisando o processo de forma sumária, podemos verificar alguns momentos interessantes:
1. Lança-se a bomba: indica-se, de forma convincente, que uma das medidas para combater a crise é o aumento do dia de trabalho em meia hora, com as variantes possíveis e imaginárias.
2. Não se comenta os comentários dos comentadores durante algum tempo, não desmistificando a situação e dando azo à construção de cenários, nenhum deles idílico.
3. Dá-se tempo para que todos pensem na sua vida e antevejam o seu futuro. A meia hora é assimilada e é vista como uma inevitabilidade.
4. Começam-se as negociações com o pressuposto da meia hora perfeitamente assumido, assimilado, interiorizado, entranhado por todos.
5. Acrescentaram-se mais umas medidas anti-crise.
6. Trocam-se as restantes medidas anti-crise pela famosa meia-hora.
7. Alívio! Afinal, trocaram uma medida que estava apenas no campo da especulação, mas que preocupava meio mundo, por um conjunto de outras medidas que propuseram agora. Bela negociação! Todos saem com a sensação de dever cumprido. Um grande bem haja a estes grandes senhores.

Ao ver todo este processo, lembro-me de uma história que recebi por e-mail, passada num reino longínquo, que estaria no âmbito do imaginário se estas situações não nos recordassem que é difícil encontrar imaginação tão criativa como a proporcionada pela realidade:


"Era uma vez... um amestrador de macacos, que vivia num reino longínquo. Esse amestrador, tirava uma parte da abundante comida da sua família para dar aos macacos. Durante o tempo de vacas gordas, esta situação era perfeitamente pacífica. Mas este tempo passou, e chegou o tempo das vacas magras, com escassez de alimento. Com muita tristeza, o amestrador teve que diminuir as quantidades de comida a dar aos macacos. Gostava muito dos macacos e conhecia-os bem, pelo que sabia que se podiam tornar violentos ou fugir. Não os devia contrariar. Falou com eles e disse-lhes:
- Meus queridos amigos, o momento é difícil. Há que tomar medidas difíceis e que me custam mais a mim do que a vocês. Proponho que, a partir de agora, passem a comer 3 castanhas de manhã e 4 à tarde.
Os macacos protestaram imenso e gritaram, barafustaram! Que desfaçatez! Que descaramento! que pouca vergonha! Nunca! Isso, nem pensar!
O amestrador, sabendo a natureza dos macacos, disse-lhes:
- ok, ok! Percebo a vossa reação e sou sensível às vossas necessidades. Vou dar-vos 4 castanhas de manhã e 3 à tarde! Concordam?
Os macacos, sentindo que tinham ganho a negociação, e com um sorriso nos beiços, aceitaram o acordo que tinham negociado!"  

Mais informação:

Telemóvel interrompe concerto de Filarmónica de Nova Iorque



Os telemóveis são cada vez mais importantes no nosso quotidiano. Sair de casa sem telemóvel significa que estamos amputados de parte de nós. Não me admiraria muito que um destes dias se incorporassem mecanismos no corpo, para não correr o risco de esquecimento. Há uma infinidade de vantagens associadas a estas tecnologias, que permitem estar sempre contatável e contatar sempre que necessário, de forma imediata, o que permite fazer face à necessidade de estar permanentemente "on-line". É uma caraterística bem vincada da sociedade atual. É importante manter o bom senso e perceber que, apesar da sua importância, não devem ser utilizados em todos os locais. É importante que haja exemplos que nos relembrem da importância de desligar em determinados momentos ou situações o telemóvel. Para a sanidade mental de cada um de nós e dos que nos rodeiam, seria importante que cada um tivesse a consciência de quais são os momentos em que será importante estar "off-line". A notícia seguinte mostra um momento que devia acontecer sempre que um telemóvel toca no local inadequado: Filarmónica de Nova Iorque interrompe concerto por causa de um telemóvel:

Outro espetáculo onde seria importante a eliminação do barulho do telemóvel, seria no cinema. Mas o telemóvel não é o único problema. A cidadania e o respeito pelo outro, pode ser conseguida ou não, com ou sem telemóvel. O Sketch seguinte do magnífico John Cleese exemplifica isso mesmo:

fim do mito do bigode... ix) Luísa Beirão

Eu Contribuo!
Luísa Beirão




maçonaria e Harry Potter


A maçonaria está com uma campanha mediática sem paralelo! Por todo o lado se houve falar em maçons. Assumir ou não eis a questão! Confesso que me causam urticária as instituições secretas que estejam fora do âmbito de serviços de informações (espiões) com a missão de proteger a nação! A coceira aumenta, se não se souber nada sobre os objetivos e pretensões das ditas sociedades secretas. Um grupo cívico, ou movimento de cidadãos como a maçonaria, não precisa de ter outdoors, mas o secretismo envolvente passa uma mensagem com pendor mais negativo do que positivo. E quando se vêm vários políticos, governantes, ex-políticos e ex-governantes a espreitarem pelo postigo da loja, a mensagem negativa implícita passa com mais força ainda. Aparentemente, este secretismo resulta da perseguição de Salazar aos maçons. É caso para dizer à maçonaria que a ditadura já acabou há alguns anos. Esse receio, válido no contexto pré-74, hoje já não parece adequado. Mas creio que já devam ter esta informação!
O que passa para fora, é que existem interesses e influências, e estes interesses e influências têm impacto no nosso quotidiano. Nesse sentido, o secretismo é alarmante. Como se pode ir lendo, vendo e ouvindo na comunicação social, nada é muito transparente. Nada se assume frontalmente:
Silva Carvalho usou a maçonaria para um projecto de ambição pessoal;
Cardeal Patriarca políticos não têm de assumir que são maçons
Morais Sarmento admite ter sentido influências da maçonaria no PSD
GOL contra lei que obrigue a declarar pertença a maçonaria

Na minha ingenuidade ou inocência, como preferirem, sempre vi a maçonaria mais como coisa de ficção e romance do para apimentar histórias de espionagem, ou romances históricos. Sempre que ouço falar de maçonaria, remeto o meu pensamento para Jonh le Carré, ou Irving Wallace. Penso ainda em Harry Potter e na escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

Confesso que é um choque saber que a maçonaria existe, é constituída por pessoas com quem nos cruzamos na rua, têm finalidades misteriosas, tal como a sua existência o é, e somos muito mais governados por estes seres secretos e misteriosos do que gostaríamos de ser.

Para finalizar, e como o humor nos ajuda a perceber muitas situações, fica a opinião do Herman José e do Bruno Nogueira sobre estas coisas de maçonaria:


Bruno Nogueira: Tubo de Ensaio:
http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=2222200

Ferrari, parque temático

Parque temático da Ferrari em Abu Dhabi. 
Mesmo não sendo um fã incondicional da Ferrari, é impressionante este parque.







Ferrari theme park

o maior espetáculo do mundo


É sempre difícil definir "o melhor" mas Messi tem sido persistente. Mas para Ronaldo, estar nos 3 melhores do mundo em anos consecutivos, deve ser um factor de motivação e orgulho. Messi é extraordinário. Ronaldo também. Messi outra vez o melhor do mundo

Mourinho, Guardiola e Ferguson são 3 treinadores de excelência. Causava muita celeuma ganhar qualquer um deles? Não! Mas Pep teve uma época de magnifica. Com resultados. E isso, tem que pesar na atribuição de qualquer prémio. Pep sucede a Mourinho  Mourinho em terceiro

Sir Ferguson ganhou o prémio carreira. Mais do que merecido. Pela lealdade! Pelos resultados! Pela atitude!

Mourinho teve fair-play ao dar os parabéns aos seus colegas e adversários. De Guardiola e Ferguson já se reconhece o fair-play tradicional. Em Mourinho, não se reconhece tão facilmente. Por isso, é de realçar as suas palavras relativas aos seus adversários. O que interessa realçar, é o facto de todos eles serem fundamentais para o sucesso dos outros. Existe aqui uma relação de interdependência, ou simbiose aparentemente contrariada, mas que o sucesso de um é catapultado pelo mediatismo e pela oponência dos outros. Quanto maior for Mourinho ou Ferguson, mais importante será o prémio de Guardiola. O mesmo se aplica a cada um dos outros. Quem não se lembra dos tintos bebidos entre Mourinho e Ferguson, em Inglaterra. Agora, em Espanha, apesar da forte competitividade entre as equipas, muito do que se diz e faz é espetáculo para promoção do negócio "futebol" e para satisfazer as hostes de cada parte. FIFA, UEFA, ligas e federações contribuem e promovem estas situações. São uma máquina de negócios perfeitamente oleadas e capazes de gerar negócios de forma profissional e com resultados invejados por muitas organizações com fins lucrativos.

Este espetáculo dentro e fora das 4 linhas, contribui para que o futebol seja o maior espetáculo do mundo!

implantes mamários: cada vez mais andróides


O androide é uma figura habitual em filmes e livros de ficção científica. Apesar das previsões destes filmes que, desde há muito tempo, nos faziam pensar que cada um de nós iria ter um androide para nos ajudar nas tarefas mais chatas, a verdade é que estamos em 2012 e essa realidade prometida ao longo das décadas ainda não foi cumprida.

Mas estamos mais próximos de ser andróides do que parece à primeira vista! Hoje é normal haver placas ou próteses dentárias, lentes ou óculos, próteses de membros, bundas construídas artificialmente, fígados artificiais, alteração da cor dos olhos, implantes mamários, parafusos entre outros.

É normal a existência de um cada vez maior número de componentes artificiais no corpo humano. Esta realidade, complementarmente a outras evoluções da área da medicina, contribuiu para que a esperança média de vida tenha subido significativamente durante o século XX.

Nestes últimos dias, tem sido notícia na maioria dos jornais problemas com implantes mamários. Sem grande conhecimento sobre o assunto, e sem fazer qualquer juízo de valor para as mulheres que querem ou precisam destes implantes, é certo que merecem todo o apoio clínico que seja necessário.  Aparentemente, é o que está a acontecer, como podemos verificar pelas notícias que têm aparecido: HUC vão remover implantes mamários franceses! e HUC avaliam doentes com implantes mamários.

O que de facto me surpreendeu ao ouvir a notícia Cirurgião diz que não está provada relação entre implantes PIP e cancro, foi a perceção que tive da quantidade de implantes que existem atualmente. 3% dos implantes mamários são da marca francesa PIP. Significa que, sendo entre 1500 a 2000 mulheres que têm estes implantes, 50.000 a 67.000 mulheres têm implantes mamários. Independentemente de causa clínica ou estética, surpreendeu-me o número. Independentemente de causa clínica ou estética, têm o direito à saúde, e a ser apoiadas num momento difícil para todas.

Se verificarmos quantas têm óculos ou lentes, próteses dentárias ou afins, teremos a grande maioria da população com caraterísticas de andróide.  Ou seja, a promessa feita durante décadas está muito mais próxima de se cumprir do que poderia parecer à primeira vista. Todos nós estamos muito mais andróides. Com consequências na esperança média de vida!

o que diz o poeta

Se o mar tibesse barandas
bia-te no Brasil
como não tem barandas,
enbio-te um bilhete postil

+ lições: sempre a aprender

O Bussaco é um lugar com uma magia muito própria. É fascinante e tem uma força própria, talvez decorrente da sua história associada ao silêncio dos monges que por lá procuraram uma proximidade maior com a divindade. O Luso, apesar das maldades que lhe têm feito ao longo dos anos, ainda beneficia dessa magia. Estes são terrenos férteis para histórias fantásticas! Se juntarmos pai e filho num carro, numa noite escura e fria a caminho do Luso, as histórias aparecem naturalmente,sem grande esforço. Fomos à festa da fiha de um grande amigo ao Luso. No caminho o filho pergunta: porque é que a festa é no Luso? Respondo: porque a mãe é do Luso! afirma: Então falam lusês! 


Depois de pensar "santa ignorância" - ainda tens tanto para aprender, meu querido filho - refleti sobre o assunto. Provavelmente esta é a explicação para tanta incompreensão! Há quem fale leonês, dragonês, lisbonês, coimbrês, aveirês. Há quem fale mirandês, lusês, mealhadês e até algarvês. Isto só por terras lusas. Agora junte-se todo o mundo, e veja-se a caldeirada que daqui resulta. "Santa ignorância" a minha!

Nãããããooooo!!!!

Não me digam estas coisas!
Há coisas que é preferível ficarem no segredo dos deuses!
Cientistas defendem que o declínio do cérebro afinal começa aos 45 anos

Suécia acabará com economia paralela dentro de cinco anos

O caso relatado na notícia abaixo é um exemplo de como a transparência pode contribuir de forma determinante para a melhoria do sistema fiscal. Suécia acabará com economia paralela dentro de cinco anos - Economia - PUBLICO.PT

Aspetos relevantes da notícia e que poderiam fazer a diferença na nossa praia:
1. Transparência:
*Suécia: informação fiscal pública e disponibilizada;
*Portugal: Sigilo é regra. E neste caso parece que funciona bem;
2. Justiça:
*Suécia: mais de 30% das sentenças por crime fiscal correspondeu a prisão efetiva;
*Portugal: 0,7% de prisões efetivas.

O que diz Frei Tomás? ou o estranho caso do Pingo Amargo!



Para o bem e para o mal! 
Para os que concordam e para os que discordam! 
Para os que compreendem e para os que não aceitam!
Para os sim e para os não!
Para o sujeito da coisa, independentemente da interpretação da coisa em si, Ralph Emerson deixou-nos uma frase brutal e premonitória: "O que fazes fala tão forte que não posso escutar o que dizes."
No que respeita à "operação Holanda" dona da Jerónimo Martins passa totalidade do capital para subsidiaria na Holanda, não há nada que se possa fazer. Apenas o boicote individual de quem não concordar, ou tornar o Pingo Doce o supermercado de referência para quem apoiar a iniciativa, ou, o que acredito que aconteça na maioria dos casos, continuar impávido e sereno a ir aos mesmos locais.
No entanto, o que dizes em Discurso ético e de valor moral superior de Alexandre Soares dos Santos, relembrado por Pedro Rolo Duarte, não pode deixar de ser analisado à luz do que o que fazes! Confesso que por momentos, pensei que fosses um político! O teu discurso e a tua acção encaixam perfeitamente no que é a minha imagem revista e atualizada dos políticos.
A sabedoria popular, relativamente a Frei Tomás, diz-nos: "Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz". Felizmente, Frei Tomás deixou um vasto conjunto de seguidores, que contrariam a moral da história, fazendo o que ele fazia! Mas também a sabedoria popular apregoada a 7 ventos, não é seguida de ações adequadas à situação. É caso para dizer que a sabedoria popular está muito mais ligada à garganta do que às mãos. Pôr mãos à obra, é sempre muito mais dificil.