debates entre todos os partidos: a verdadeira Babel

As 3 televisões generalistas foram condenadas a realizar debates com todos os partidos. Estou curioso em ver como irão resolver o problema nesta altura de campanha. Irão preferir as consequências? Irão organizar-se e encontrar um modelo para responder a esta imposição legal?
Deve ser engraçado! Qual será o modelo? Tipo aqueles encontros rápidos de 5 minutos! Todos num bar e têm 5 minutos para apresentar os temas? Depois trocam! (speed dating, penso eu, ou chat roulette, segundo o GF). E o horário? das 2 AM às 6 AM? Estou curioso!
Estou ainda curioso em ver os debates do Coelho (o candidato presidencial), pois esta campanha tem tido um tom severo e rancoroso. Acho que aquele Coelho daria um ar bem mais humorado a esta campanha. Vi um pequeno trecho dos Prós e Contras, e deu para ver que seriam debates interessantes.
Talvez os debates com Garcia Pereira também fossem interessantes, pois está já a afiar as garras para estes confrontos. Claro que o debate entre Garcia Pereira e aquele Coelho já teve todos os preparativos dignos de um combate de box!
Será que é desta que a betclick adere ao negócio das apostas dos debates?  

Expresso: televisões condenadas a realizar debates com todos os partidos

i: televisões obrigadas a fazer debates com todos os candidatos

Público: Garcia Pereira diz que partidos estão em pânico por terem debate com pctpmrpp

vigarista ou a arte do conto do vigário

Se todos achamos que o conto do vigário só acontece aos outros, podemos tirar o cavalinho da chuva. Nenhum dos 10M de habitantes deste país de brandos costumes poderá dizer, a partir de agora, que nunca sofreu com o conto do vigário.
Para fundamentar esta minha convicção, podemos ver o post do Pedro Rolo Duarte, que fez diz muito do que é o sentimento dos portugueses: Votei quase sempre PS, mas agora não consigo!

Também subscrevo a ideia de Medina Carreira, quando defende castigos penais quem levou o pais à ruina! Apenas peca por vir tarde. Só tenho grandes dúvidas sobre a forma de operacionalização.

Por fim, uma história que anda a circular, e que me foi enviada pelo Prof. T, e que traduz o meu espanto, tal como se tivesse visto a tartaruga em cima do poste:

Enquanto suturava um ferimento na mão de um velho almeida (varredor de ruas), cortada por um caco de vidro indevidamente jogado no lixo, o médico e o paciente começaram a conversar sobre o país, o governo e, fatalmente, sobre o Sócrates.

O velhinho disse:
"Bom, o senhor sabe... o Sócrates é como uma tartaruga em cima do poste...".
Sem saber o que o almeida quis dizer, o médico perguntou o que significava uma tartaruga num poste.
E o almeida respondeu:
"É quando o senhor vai indo por uma estradinha, vê um poste e lá em cima tem uma tartaruga tentando se equilibrar. Isso é uma tartaruga num poste".
Diante da cara de interrogação do médico, o velho acrescentou:
" * Você não entende como ela chegou lá;
* Você não acredita que ela esteja lá;
* Você sabe que ela não subiu lá sozinha;
* Você sabe que ela não deveria nem poderia estar lá;
* Você sabe que ela não vai fazer absolutamente nada enquanto estiver lá;
* Você não entende porque a colocaram lá;
Então tudo o que temos a fazer é ajudá-la a descer de lá, e providenciar para que nunca mais suba, pois lá em cima definitivamente não é o lugar dela".
Ajudemos a Tartaruga a descer do Poste!"

Monumentais imoralmente vandalizadas por arautos da moralidade

Analisando as imagens, qual prefiro?
A imagem da direita é a mais agradável!

Foi com espanto e com satisfação que vi os estudantes a protegerem as escadas monumentais!
Foi com espanto que vi um partido falar da liberdade de expressão e das suas lutas antigas para justificar ter pintado um monumento! Até porque essas lutas tiveram fortes apoios dos estudantes de então, que com o seu clube de futebol (nessa altura concerteza muito mais do que um clube), na luta contra o regime. Isso não dá o direito de poluirem e de vandalizarem as escadas monumentais, um símbolo da Universidade de Coimbra, que com as bolas de D. Dinis, são uma porta de entrada maravilhosa para a Universidade.
Nas imagens verifica-se que não é só este partido que utiliza as escadas desde sempre para passar as suas mensagens. Também as lutas estudantis as utilizam com frequência. Acredito que, agora, os estudantes se tenham apercebido da forma como têm vandalizado este espaço. Acredito que esta contestação não esteja associado a nenhuma conspiração de outros partidos contra a CDU (que nestas eleições, aparentemente não conta muito), mas que tenha nascido de um movimento civico espontâneo, movimentos que ultimamente, aparecem com mais frequência e que, normalmente merecem, elogios da CDU.
Não gosto de ver as casas, os muros, as ruínas, ou outros espaços pintados com mensagens políticas. Reconheço que das pinturas mais eficientes ao nível da recordação é a frase da agora CDU, APU noutros tempos, que diz simplesmente: "VOTA APU". Ainda são vários os portões e as paredes de casas em que se vêm estas mensagens.
Talvez pela escola tradicional associada ao PCP, mantenham esta forma de passar as mensagens. É uma opção. Mas creio que estarão cada vez mais expostos a este tipo de protestos, que vão cada vez menos tolerar este tipo de métodos de comunicação.
Claro que do outro lado, podemos ver as pessoas que se foram manifestar ao comício como "virgens ofendidas". Mas espero que esta manifestação tenha consequência também nas suas próprias ações.Espero que em próximas lutas, não usem este espaço nobre para passar mensagens. Ser estudante da Universidade de Coimbra não dá o direito de utilizar como sem regra o espaço de todos. Depois desta manifestação esse direito está ainda mais diminuido.

Fazendo agora um pequeno exercício académico, estou a imaginar na Soeiro Pereira Gomes, na sede do PCP, que tem uns painéis espetaculares, e que vale a pena visitar, o que diriam os elementos deste partido e o povo comunista em geral, se aparecesse um dos painéis pintado de qualquer das formas acima exemplificadas?

Caíria o Carmo e a Trindade, não?
É fácil ser correto, quando a incorreção é dos outros!
É fácil apontar o dedo, quando o erro é dos outros!
É mais dificil assumir responsabilidades!

Na minha opinião, o PCP deverá analisar bem este caso, e tomar as devidas ações, já fora do contexto eleitoral. Agora, no calor da campanha, é dificil tomar as decisões mais ponderadas. Seria bonito, mas...
 
Algumas das leituras que se vão vendo por aí, sobre este caso:
Limpa limpa camarada limpa
cne considera que pintura da cdu nas escadas monumentais de coimbra nao é ilegal
Juventudes escondidas com a esfregona de fora!
Coimbra e a utilidade da esfregona!
Há uns dias, na Bertrand, no Forum Aveiro, fui surpreendido por uma profissional excelente.



Como acontece algumas vezes, vi um livro que considerei vital para mim. Como tantas vezes acontece, era impossível ir embora sem aquele livro, pois se não o levasse, a vida não seria a mesma. Peguei no livro e dirigi-me à caixa. A profissional que me atendia, perguntou se tinha cartão. Já me tinha habituado a dizer que sim, mas não ali. Já me tinha habituado à resposta que poderia vir mais tarde apresentar a factura, poderia adicionar os pontos ao cartão. Já me tinha habituado a não ligar nada ao cartão de cliente da Bertrand. Depois de ter tentado, nas primeiras vezes em que tal me aconteceu, que adicionassem directamente no programa informático os pontos devidos pela compra, já me tinham convencido que não era possível sem o cartão.

Apesar de a Bertrand ficar mais próxima de minha casa, tornei-me um FNACoólico do Forum Coimbra, pois os descontos são dados de imediato, sem necessidade de esperar acumular de pontos para usufruir das vantagens do cartão.


Impulsivamente, compro em qualquer livraria. Racionalmente, compro na FNAC.


Talvez por tudo isto tenha ficado surpreendido quando, a profissional me perguntou se tinha cartão e me responde que não há problema, depois de lhe ter dito que "tenho mas... não comigo!". Pediu-me o n.º de telefone e menos de 20 segundos depois pergunta-me Sr. Pedro? (tratamento que me faz duvidar que estejam a falar comigo). Respondo que sim e diz-me que já está! Estupefação é pouco descritiva do que pensei naquele momento. Balbuciei: " Mas... é possível sem cartão?" Respondeu que sim. Ainda lhe disse que os todos os seus colegas me pediam para aparecer depois com a factura. Então assisti a mais um momento magistral: disse que provavelmente os colegas tinham o sistema em baixo (protegeu os colegas), e disponibilizou-se de imediato para repetir o processo se tivesse ali alguma das facturas passadas ou poderia vir mais tarde para que ela inserisse os pontos no cartão.


É caso para dizer que os seus colegas precisam claramente de uma orientação maior para o cliente. Esta profissional poderia-lhes dar esta formação!
É caso para dizer: Excelência de Serviço, Madalena!

angela merkel deixa-nos descansados

Angela Merkel deixa-nos descansados. Caso não haja um líder para Portugal e para o seu Governo (não estou a falar num primeiro-ministro, mas num líder), a nossa Chanceler governará esta aldeia irredutível à beira mar plantada nesta nossa boa e solidária Europa!
A grande questão passa por saber se a nossa chanceler deixará que a aldeia seja governada pelos eleitos desse povo irresponsável, cuja costa promove férias interrompidas, a espaços, pelo trabalho.
Para já, deixa-nos uma mensagem. Devido às dificuldades da língua de Camões, pediu ajuda em peritos na arte da comunicação para a tradução:

guerreiros do minho

Há uns tempos, a polémica era sobre quem era o 4.º grande em Portugal. Agora, surgiu uma nova polémica, não menos importante e igualmente merecedora de profunda análise, sobre quem são os verdadeiros guerreiros do minho. O Guimarães foi buscar reforços a Montalegre onde, para além das chegas de bois e do bruxedo, foi instituida a dança guerreira como prioridade estratégica para a sua orientação turística. Desta forma, e depois da intervenção da sua equipa de danças guerreiras em eventos de cariz internacional, antecipamos a apresentação destes verdadeiros guerreiros da dança do minho, e do seu apoio aos verdadeiros guerreiros do minho. É de fonte insegura que obtive a informação privilegiada, que partilho convosco:

debate entre sr. dr. e sr. eng.º

Independentemente do vencedor do debate, pois terá tido diferentes vencedores, mediante os preconceitos de cada um, este debate teve alguns méritos:
  1. Mostrou que o PPC afinal tem garra e sabe levantar a voz. Para as pessoas acreditarem nele teria que o fazer. Talvez espicaçado por uma grande maioria dos portugueses pensarem que ele iria ser trucidado no debate, encheu-se de brio, e também conseguiu falar em voz alta para o JS.
  2. Mostrou que JS não é imbatível nos debates. Basta levar a lição bem preparada. JS, quando comparado com os debates das últimas legislativas, foi-se muito abaixo. E este debate foi apenas a confirmação do que já tinha sucedido noutros.
  3. Permitiu que, a espaços, JS recuperasse a lucidez e se apercebesse que a situação não é aquela que pinta. Mesmo com a Sininho a dar-lhe conselhos, JS não se conseguiu manter durante todo o debate na "Terra do Nunca". 
Agora que vai iniciar a campanha, é hora de fechar a janela, recusar folhetos (já recebi os que tinha a receber), fechar os vidros do carro, manter a televisão no canal Panda, sintonizar exclusivamente a Antena 3, colocando um CD à hora das notícias e fugir de qualquer discussão sobre o tema, para tentar passar impune ao ruído que se prevê que aumente de forma desmesurada!
Que passe depressa o 5 de Junho, para se começar a tratar dos problemas a sério! 
Até porque dia 5 de Junho de 1947 foi o dia em que George Marshall apresentou, na Universidade de Harvard, o Plano Marshall para apoiar os países europeus que foram destruidos ou prejudicados pela segunda guerra mundial. Esperemos que seja um bom sinal! 

procuradora conduzia alcoolizada: mais um prego...

Mais um prego para o caixão que aparenta ser o nosso país! Claro que devemos ter esperança! Claro que isto ainda não foi ao fundo, portante podemos alterar o rumo aos acontecimentos! Eu acredito em tudo isso! Mas, os que devem dar o exemplo, são os primeiros a incumprir. São os primeiros a falhar. São administradores de empresas públicas, são políticos, e agora são pessoas da justiça!

Que moralidade terá esta procuradora Procuradora que conduzia alcoolizada libertada por colega, quando tiver que acusar algum criminoso de excesso de alcóol? Porque a quantidade de alcóol detectado no sangue, é crime! Não deveriam ser estes os primeiros a ser apanhados, e os seus pares os primeiros interessados a punir exemplarmente um dos seus que incumpriu. Um dos seus que põe em causa a credibilidade da classe. Por cá, as coisas deviam funcionar ao contrário. Um polícia é criminoso? Punição exemplar! Um procurador é criminoso? Punição exemplar! Só assim poderiam dar o exemplo, e comunicar para a classe que há rigor legal e que a justiça é mesmo cega, não olhando a quem comete o crime, mas ao crime cometido.Simultaneamente, comunica para o exterior que estão ali para garantir a justiça e não para serem cúmplices com compadrios. E se os da classe que cometem crimes são castigados, os restantes também o serão.

Mas a sensação com que fico é que o corporativismo pretende defender cada um dos elementos da classe, mais do que a classe. Olha-se para o individual, esquecendo o coletivo. Quando deveria ser, em minha opinião, exatamente ao contrário: deveria defender a classe, mesmo que para isso tivesse que dar o exemplo com alguns dos seus elementos. Só assim se consegue o respeito.

E mesmo havendo ressalvas que tornem a captura da polícia municipal ilegal, esta captura é no mínimo um ato moralizador. Arruinado, logo de seguida, por outros atores da justiça portuguesa.

Mais um prego para o caixão!

aforismo: o tolo discute!


Se um aforismo diz:
"o homem fala, sábio cala e o tolo discute!"
Porque aparece logo de seguida outro que diz:
"Da discussão nasce a luz!"?

a garra em Dublin

A final já é histórica, independentemente do vencedor.
Mas já agora, que a malta azul entre com a garra dos lobos do rugby e que possa tansformar essa garra em resultados, para que a história se continue a fazer.

eureka! nas trincheiras

Quando começou a 1.ª Guerra Mundial, muitos dos soldados usavam apenas bonés de pano. Quando o número de ferimentos na cabeça começou a ser significativo, os bonés de pano foram rapidamente substituídos por capacetes de metal. Ironicamente, depois de começarem a usar os capacetes de metal, o número de ferimentos na cabeça aumentou ainda mais. Visto que a intensidade das batalhas se manteve constante, como pode ser explicado este fenómeno?
Os blogs têm frequentemente frases que acabam por ser a sua linha editorial.
O blog Amo-te Luso apresenta-se com uma frase, que pela sua simplicidade, assertividade e capacidade de síntese de tudo o que aparece naquele canto virtual, não pode deixar de ser considerada fantástica e extremamente eficaz, na mensagem. Tenho que partilhar, porque é uma mensagem sempre importante, e ainda mais relevante nos dias que correm:
"Se, perante o que pensa estar errado, silencia, só lhe resta um destino: o de balir."


Quando olho para o que se passa actualmente, ouço vários balidos!... E respectivos badalos! 

a vontade

"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a electricidade e a energia atómica:
a vontade."
Albert Einstein

FC Porto: campeão sem derrotas

O Porto está de parabéns: é o 2.º clube a vencer o campeonato português sem derrotas. Independentemente de se dizer que o outro campeonato teve menos empates, é um feito notável. Na Europa há também  alguns casos, e já durante este século, o que não retira qualquer mérito ao FCPorto: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1494227 e Sporting garante terceiro lugar, FC Porto termina invicto. Ter um treinador na sua 2.ª época como treinador principal e de apenas 33 anos, não deixa de dar mais relevância ao feito.

A Académica beneficiou do desempenho tido na primeira volta. Espera-se que a próxima época seja mais tranquila, pois nos últimos tempos, pouco ou nada fez pela permanência, beneficiando apenas dos desaires dos concorrentes directos pela luta pela manutenção. Esperam-se melhores dias. Os lugares acima da linha de água são da Académica e do Beira-Mar, tendo a Naval descido. A época das equipas do Centro de Portugal teve como melhor classificado o Leiria, que ficou em 10.º lugar!

A análise da época do Benfica feita por um benfiquista, pois eu não seria imparcial para a fazer: http://31daarmada.blogs.sapo.pt/5027068.html. Estas análises feitas por declarados benfiquistas, deixam-me sempre preocupado, pois podem um destes dias resolver resolver os seus problemas. E se assim acontecer, será mais dificil.

7 maravilhas gastronómicas

O programa 7 maravilhas gastronómicas é uma delicia. A proximidade fisica ao leitão da Bairrada e aos pastéis de Tentugal, que estão entre os candidatos às 7 maravilhas gastronómicas, associado a momentos gastronómicos de excelência (mesmo numa tasca de ocasião), faz com que não tenha qualquer dúvida na escolha.
Com base nos finalistas a concurso, a minha escolha foi:


Entradas: Alheira de Mirandela, embora não a consuma como entrada, mas como prato de carne;
Sopas: Caldo Verde, prato que, a partir da meia noite tem um sabor especial;
Marisco: Arroz de marisco, prefiro arroz de marisco com todo o seu sabor, mas pode não ter o marisco. O camarão pode ser comido isoladamente, acompanhado por uma cerveja bem fresquinha;
Peixe: sardinha assada, companheira de tantos bons momentos;
Caça: coelho à caçador, dos pratos apresentados foi o único que já experimentei;
Carne: Leitão à Bairrada, não podia ser de outra forma, e é o meu prato preferido;
Doces: pastéis de Tentúgal, embora os pastéis de Belém sejam excelentes, talvez por estarem mais difundidos e muito próximos dos pastéis de nata, encontro muito bons pastéis de Belém/Nata e muito fracos. Os de Tentúgal, talvez por não estarem tão difundidos, tenho comido essencialmente de boa qualidade.

Diario de Aveiro: 7 maravilhas gastronómicas!
http://www.7maravilhas.pt/

o pulsar da coisa VI




ajuda ou agiotagem?

Quem fala nestes tempos em ajuda da Europa, deve estar a brincar connosco. Isto não é ajuda, é negócio. Isto não é negócio, é agiotagem. Isto cheira não só a agiotagem, mas a castigo exemplar.
Venha o FMI, que com parceiros europeus destes, porque se temem os inimigos?
Quem consegue fazer este tipo de aplicações com juros de 5,5%?
Onde estão os princípios de transparência, geradores de confiança entre as partes?
Onde estão os princípios de solidariedade, responsáveis por ver a europa como um todo?
Este deve ser um dos maiores desafios à coesão europeia. Vamos ver em que dá este desafio.

http://economia.publico.pt/Noticia/finlandia-apoia-resgate-de-portugal_1493727
http://economia.publico.pt/noticia/taxa-de-juro-exigida-a-portugal-sera-inferior-a-seis-por-cento_1493538
http://www.ionline.pt/conteudo/122440-juros-da-ue-uniao-europeia-cobra-mais-portugal-do-que--grecia

eurovisão: gel e falâncio

Apanhei os homens de luta no festival da canção da eurovisão, por acaso! Ok, confesso! Estava a ver de fio a pavio, o que não acontecia desde os tempos em que a rtp tinha o monopólio das transmissões televisivas.
Gel e Falâncio, a meu ver, fizeram mais pela imagem retrógada portuguesa do que qualquer outro português, nos últimos 37 anos. Incluindo os políticos que têm destruido a imagem e a economia portuguesa. Faltava apenas uma velhinha vestida de preto e com um buço monumental.
Até podem ganhar o festival, mas o mal já está feito. Enquanto humoristas, têm uma certa piada. Como músicos, não encontro grandes méritos. Provavelmente, nem eles.
A etapa portuguesa, a qual eles ganharam, foi em pleno período de carnaval. Mas o carnaval continua. http://meababel.blogspot.com/2011/03/elite-da-musica-pop-nacional-luta-sem.html.
É certo que os nossos representantes, regra geral, não têm sido o expoente máximo da nossa música (como se pode ver pelos resultados do certame)! Pode ser que o riso tolde a lucidez de uns quantos que se revêm na nossa desgraça e essa empatia mande uns votos para cá.
Ozé, traz o pão e traz o peixe e traz o vinho, que com tudo isto, o melhor é beber uns canecos e acompanhar com uma sardinha amarela no pão!

bandeira azul



Quiaios
Relógio
Cova Gala
Leirosa
Poço da Cruz
Mira
Tocha
Barra
Costa Nova
Vagueira
Areão
S. Jacinto

ser escuteiro é polémico...

Há uns dias, a conversa foi o escutismo e os escuteiros. Pensava eu que seria um tema calmo, sem grande polémica. Mas a polémica foi intensa e com discussões acesas sobre o escutismo. Sem qualquer juízo de valor sobre o tema, o que constatei foi que, quem foi/é escuteiro defende com unhas e dentes este movimento. A maior parte dos que não são ou nunca foram, têm uma imagem muito negativa dos escuteiros, não sendo incomum rotulá-los com nomes ofensivos.
Porque haverá opiniões tão extremadas e aguerridas sobre o tema?

danone com brinde!



Gosto do danup açucarado! Mas os brindes que sou obrigado a levar para casa, começam a fazer-me pensar se os continuo a comprar.
Já tenho a casa cheia de bugigangas, e custa-me deitar estes brindes para o lixo. Não seria ambientalmente responsável se deitasse estes brindes para o lixo sem lhes dar qualquer utilização.
Apelo à Danone (sei que os decisores mais relevantes seguem atentamente este blog) para que haja a opção de levar os iogurtes com brinde, ou sem brinde.

FMI precisa de ajuda financeira!

Quem tem contacto com o nosso país de brandos costumes à beira-mar plantado, não fica igual:
Este é um dos melhores discursos que já vi.
No jantar dos correspondentes da Casa Branca, Obama, sem valorizar as questões do "políticamente correcto", e utilizando o humor como uma arma eficaz, faz um discurso demolidor para os seus adversários, desmantelando muitos dos ataques que lhe vão sendo feitos ao longo da sua governação:

fim de semana de rituais



Sempre gostei de rituais.
Seja no futebol, na universidade, nas associações ou profissionalmente, considero que os rituais obrigam a alguma organização e a marcar a importância de certos momentos.
Este fim de semana, foi um fim de semana de rituais!
No sábado à noite, na merecida homenagem ao comandante Felgueiras, eu e a C. fomos ao jantar, para dar aquele abraço a alguém que tem sido presença nas nossas vidas desde crianças. Não sabendo nós que seria um jantar dos Lions, e imaginando que seria um jantar com diversas pessoas da comunidade local, fizemos a nossa inscrição. Acabámos por ser dos poucos que não pertencíamos à realidade ali presente. Mas foi uma oportunidade única de acompanhar e observar os rituais que têm. A solenidade e a formalidade estiveram presentes. Gostei de assistir a este jantar, com os olhos de quem está a ver por fora. Ainda houve uma situação que acrescentou interesse ao jantar em si: estávamos a jantar na pista do "outro mundo", e estava a imaginar que, de repente, pudesse ser feita a abertura da pista, com fumo e luzes psicadélicas, como era feita há 20 anos atrás, e eu estava presente naquele espaço como frequentador de discoteca, e não tanto em jantares de homenagem. Embora fosse um jantar comum para os elementos da organização, para mim era um jantar do outro mundo, na pista do outro mundo. Provavelmente diz algo sobre o meu estado: passei do outro mundo a bombar, para o outro mundo a manjar. Sinal dos tempos! Foi também positivo encontrar algumas pessoas que não via há muitos anos. O que também era frequente acontecer no antigo conceito do outro mundo.

No domingo, foi dia de ir a Fátima. É sempre emocionante poder estar num ambiente espiritualmente intenso, e em que se observa tanta fé e devoção.
Passámos pelos sítios tradicionais, vimos alguns dos rituais habituais, e viemos revigorados espiritualmente falando. Apesar de irmos sempre em alturas em que não há tanta gente presente, o que permite usufruir de outra forma deste espaço, foi interessante ir com os sítios cheios, porque se consegue ter uma maior percepção da quantidade de pessoas que partilha determinados valores.
No final, o tradicional piquenique, que se está a tornar numa tradição. O D. sabe que se não houver outros piqueniques durante o ano, pelo menos na ida a Fátima, há um.

Agora, fico a aguardar novas oportunidades para assistir a outros rituais (religiosos, desportivos, culturais, entre outros)!

comandante Felgueiras

Ontem foi dia de homenagear o comandante Felgueiras.
Um exemplo de dedicação de serviço ao próximo, como comandante de Bombeiros (ajudando a preservar a beleza do Bussaco), como presidente da junta, ou em muitas das funções que exerceu ao serviço da comunidade.
Foi considerado personalidade do ano de 2010, pelos Lions, juntamente com o comandante Faustino, sendo a instituição do ano a delegação local da Cruz Vermelha.
Grandes exemplos de dedicação à causa pública.
Que  continuem durante muito tempo a dar o seu contributo à sociedade.
Obrigado!

acidente na Póvoa


Hoje, 30 minutos depois da meia noite, houve um acidente de viação na Póvoa, perto do mítico café da Rosa.
Este acidente teve direito a reboque e tudo. E ainda parou o trânsito durante alguns segundos! Parei para ver.

Sintomas de zona importante de grande cidade.
São as dores de crescimento!

maioria absoluta? como não?

O que falta ao PSD para ser vitorioso?
Depois de anos de mediocridade governativa, contrastando com as competências ao nível de marketing, é incrível como Sócrates mantém uma notoriedade e credibilidade num grande número de eleitores.

O nosso querido líder tem o mérito de ser um excelente comunicador, o que aliado a uma grande capacidade de vitimização e à preferência dos portugueses pelos mártires, aumenta grandemente as probabilidades de o nosso querido líder continuar a ser o nosso querido líder.


Lembro-me perfeitamente da nossa dama de ferro que, por dizer duras verdades, perdeu as eleições, pois retirava qualquer ilusão de todos nós, essa malvada!

A história está prestes a repetir-se! O PPC/PSD tem que ser mais coerente, e transparente. Tem que passar uma mensagem clara para o país, pois até agora não tem havido qualquer mensagem sobre as orientações que o PPC/PSD pretende para o país. E isso dá azo a que os elementos à sua volta mandem constantemente atoardas, sem alinhamento com qualquer estratégia partidária. E se houver alinhamento, é ainda mais preocupante ouvir baboseiras constantes de altas figuras do PSD. Se alguém tem responsabilidades pelos resultados e pela queda constante nas sondagens, há um único responsável - o PSD.

O nosso querido lider, um animal feroz, como já foi caracterizado, vestiu a pele de cordeiro por cima da de lobo. E depois de lançar cá para fora um cenário caótico, referente às possíveis medidas a tomar, surge quase como herói, ao conseguir negociar medidas não tão drásticas assim. Perante o cenário criado, estas medidas são macias. E isso reflecte-se na gratidão que todos devemos manifestar ao nosso querido líder.

Espantoso! Brutal!
Lamentável!

PS e PSD em empate técnico!
É simples!
Para lá do curto prazo: Cavaco Silva
Governo de algum modo ignorou crise global, o que foi grave para o pais: Mário Soares
Duas sondagens, dois resultados... tudo em aberto!

coisas simples para ultrapassar a crise

No texto seguinte, são apresentadas algumas dicas simples que podem ajudar a ultrapassar a crise. Não sei quem o escreveu, mas ao LM o meu ^_^ pela partilha:

"Se alguma coisa a vida me ensinou ao longo destes quase 50 anos que já vivi, é que, por muito difíceis que nos pareçam as situações, para as ultrapassarmos, há sempre algo de positivo a que nos devemos agarrar. Não baixar os braços, não desanimar e seguir em frente!



Lembrei-me de algumas medidas que podemos adoptar, para tornar esta crise um pouco mais suave, para todos. Espero que sejam úteis. Se alguém quiser acrescentar algo a esta lista, esteja à vontade.


1. Seja solidário. Dê. Tem provavelmente, roupa que já não usa, brinquedos que estão a um canto. Ofereça. Há quem precise. Contribua no Banco Alimentar contra a Fome (um fim-de-semana em Dezembro e um em Maio). Compre enlatados, leite de longa duração, arroz, massas, azeite, etc. Há quem esteja a passar por situações horríveis e não tem que comer. Essa ajuda chegará a quem tem fome.


2. Seja voluntário. Ajude. Há quem viva completamente só e que tem como única companhia, a televisão. Provavelmente até essa deixará de existir, quando não houver dinheiro para pagar a electricidade. Para esses, 5 minutos da sua companhia, com uma palavra simpática, uma preocupação e um sorriso, vão tornar os dias mais quentes e mais fáceis de ultrapassar.


3. Poupe.


4. Os nossos filhos (e nós), temos que nos habituar a poupar. Tome duches rápidos. 7 Minutos chegam. Quando o seu filho for tomar banho, marque no temporizador da cozinha, 7 minutos. Ao fim desse período, corte-lhe o gás. Apanha um arrepio forte, toma o resto do duche frio, mas a partir do 2º dia, os banhos serão mais curtos. Seguramente. Poupa no gás, na água e na electricidade. Melhora o ambiente.


5. Faça parte do “pessoal da marmita”. Leve almoço para o emprego. Come com mais qualidade e poupa muito. E não é vergonha nenhuma. Vergonha é roubar; e para isso, já temos em Portugal, muitos ladrões.


6. Resista à tentação das montras. Se tem dois pares de sapatos pretos do ano passado, para quê comprar um terceiro?


7. Faça sempre uma lista antes de ir às compras. Quer vá ao supermercado, a uma boutique ou a uma sapataria. Compre apenas o que lhe faz falta.


8. Habitue os seus filhos a vestirem marcas brancas. Há roupa de qualidade feita em Portugal. Utilizar roupa caríssima só porque é de marca, é uma idiotice, não só porque os miúdos crescem depressa, como estamos a habituá-los de uma forma completamente errada e com os valores distorcidos. Não é importante vestir roupa de marca, o importante é estar vestido e não passar frio.


9. Não utilize guardanapos de papel. Praticamente todos nós temos em casa, guardanapos de linho ou de algodão (do tempo dos nossos avós). O contacto com os lábios é muito mais suave, podem ser lavados e reutilizados. Além disso, o papel é caro e destrói o ambiente.


10. Se gosta de doce ou marmelada no pão, faça as compotas em casa. São mais baratas, utiliza fruta da época, não tem conservantes e é uma maneira de reutilizar aqueles frascos de vidro, que guardamos lá em casa. Além disso diverte-se, trabalhando. E pode aproveitar para comprar fruta portuguesa. Alguém me consegue explicar porque os nossos supermercados vendem limões provenientes da América Latina, quando temos os limoeiros em Portugal cheios de limões?


11. Leve para o seu emprego uma chávena de café e uma de chá (em loiça ou vidro). Não só ajuda a sua empresa a poupar, como ajuda o ambiente.


12. Ande a pé, sempre que possível. Faz bem à saúde e poupa combustível, poupando também nos impostos.


13. Em vez de carro, utilize os transportes públicos, se possível. Só tem que trazer uma mola da roupa para colocar no nariz ou, se não quiser dar nas vistas, vai habituar-se rapidamente…


14. Deixe de ser fútil. Para que é que interessam as fotografias da recém-nascida Carlota Maria???? Deixe de comprar aquelas revistas completamente imbecis cheias de fotos de parasitas que nada fazem (…mas que se julgam muito importantes).


15. Leia, leia muito. Enquanto lê, relaxa, melhora o seu nível cultural, aprende. E melhor que tudo, deixa de ter tempo para ver televisão.


16. Ponha as máquinas da roupa e da loiça (que gastam muito), a trabalhar depois das 22h. Utilizando a tarifa bi-horária, a electricidade é 50% mais barata durante esse período.


17. Em vez de tomar anti-depressivos, tenha gatos e/ou cães em casa. São os nossos melhores amigos. Estragam-nos algumas coisas, mas são divertidos e esperam todos os dias por nós, com um sorriso e a cauda a abanar.


18. Trabalhe melhor, tenha ideias novas, divirta-se com os seus amigos. Apanhe sol na cara, ande no paredão. E sobretudo, tenha calma. O Sócrates não vai durar para sempre. Há mais marés que marinheiros!


19. Não perca a esperança. Lembre-se dos mineiros chilenos. Conseguiram sair do buraco e tiveram que se dar bem lá dentro. Nós temos muitos dias de sol que nos aquece. Por enquanto sobre ele, ainda não pagamos imposto.


20. Apesar de me sentir profundamente triste, preocupada e acima de tudo revoltada com os últimos acontecimentos (os nossos governantes deveriam ir todos presos para o resto das suas vidas), não deixo de pensar que temos aqui uma excelente oportunidade para mudarmos os nossos hábitos, a nossa forma de estar na vida e sobretudo voltarmos a dar valor àquilo que tem realmente valor, como o amor, a solidariedade, a amizade e a educação. Sejamos felizes!"

final europeia histórica: Porto-Braga

Histórico!
Final portuguesa!
O Braga aplicou ao Benfica a dose que já tinha aplicado a outros grandes da Europa. O Benfica está de parabéns. Chegar às 1/2s finais de uma competição europeia é bom. Mas fui ouvindo de alguns benfiquistas que preferiam perder com o Braga do que ter outra derrota com o Porto. Foi realizado o desejo dos que assim pensavam, embora eu defenda que é sempre preferível ir a uma final. Podia ser qualquer um dos dois clubes a passar, mas o Braga mostrou estar imperial, com uma capacidade defensiva excelente, e com a dose certa de sorte. Já tinha feito história ao atingir as 1/2s finais, e com adversários temíveis. Já tinha sido feita história ao termos 3 clubes portugueses nesta fase! E 3 treinadores portugueses!

O Porto ultrapasou uma grande equipa! É incrível ver os adeptos do submarino amarelo a dar um forte apoio ao seu clube, mesmo nos minutos finais, apesar de saberem que ficavam pelo caminho. Aqueles lenços/bandeiras amarelos a serem abanados por todo o estádio dão um efeito bonito.

Agora há que aguardar para apreciar o espectáculo inédito a acontecer em Dublin.
Ao contrário do que se vai ouvindo por aí dizer, esta não é uma final nortenha, esta é uma final portuguesa. Não queiram diminuir a dimensão dos clubes presentes ao norte. Pelo menos o Porto deve ser um clube com sede no Porto, mas com dimensão internacional, como o comprovam os resultados que tem vindo a alcançar consecutivamente durante o periodo de vivência democrática.
Nesta época de crise, que o futebol sirva de exemplo para outras áreas da sociedade, no sentido de acreditarmos que podemos ser melhores.

http://meababel.blogspot.com/2011/03/grande-braga-e-os-outros-tambem.html
http://meababel.blogspot.com/2011/03/youll-never-walk-alone.html
http://meababel.blogspot.com/2011/02/europa-do-futebol.html
Jornais:
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1492933

futebol não é para meninas?

Tanto quanto eu me lembro, isto era o que se dizia nos intervalos grandes da primária e do ciclo. Continuei a ouvir esta frase ao longo de várias disputas da bola a que assistia, normalmente na bancada, pois sempre a minha actividade desportiva sempre esteve mais relacionada com o basquete e em desportos individuais. 
Sem querer melindrar qualquer feminista que por aqui passe os olhos (sendo o tema futebol, será mais dificil), esta era uma verdade absoluta para nós. Basicamente queria dizer que poderia haver alguma virilidade e que quem disputava este jogo, tinha que se aguentar nas canetas. Não era bem visto quem chorava pelo minimo toque.
As crianças são puras, mas vão perdendo a sua inocência com os ensinamentos que lhes vão sendo transmitidos. Desde o famoso "dá-lhe no osso", até ao mais subtil elogio ao engano dos árbitros, promovendo a chico-espertice, vamos ensinando as nossas crianças que lubridiar compensa, ou seja o crime compensa. E isto é projectado na nossa realidade. Quem consegue enganar o fisco, não é totó, safa-se bem! Quem é cábula e passou no exame, mesmo sem saber, é esperto e safou-se. Ou seja, os principais valores que existem são o "safa-te como puderes", ou o mais tradicional "não olhar a meios para atingir o fim".
Apesar de considerar que o fim é muito importante, considero que o alcance do objectivo não pode ser dissociado dos meios que se utilizaram para alcançar os propósitos.

É por isso que, apesar de considerar que o Barcelona é uma equipa com um futebol excelente e que joga bonito, não deixo de reflectir sobre o que disse o Mourinho. Claro que vai ser castigado, porque o ditakt da UEFA dita! Tem poder! E quem não está a favor da UEFA, está contra! E o Mourinho aparenta ser "persona non grata" no meio da UEFA. Mas não deixa de ter alguma razão no que respeita à protecção dada aos jogadores do Barcelona. Sendo Messi excelente, já vi algumas entradas dele, que não chegaram para o amarelo, mas que seria perfeitamente justificável um amarelo/laranja. Mas no menino não se toca. Percebo, alimenta o negócio! E o facto é que o Barcelona tem atingido várias vezes fases importantes das competições, mas é também certo que muitas delas são à base de situações duvidosas, e em que o benefício cai sempre para o mesmo lado. 
José Manuel Freitas, na sua crónica "Golaço" de 29.04.2011 fala sobre o tema, assim como aparecem os jogadores do Manchester a tentar prevenir danos durante a provável final, alertando já para as quedas para a piscina vergonhosas! Claro que podemos dizer que Messi resolve, mas resolve depois de mandarem Pepe, o seu marcador, para o banho!
E voltando ao início, "o futebol não é para meninas"? Claro que é para meninas! E já vi jogos entre meninas duros! Mas a sensação com que fico ao ver os jogos do Barcelona, é que existem muitos momentos em que, ao minimo toque, a arte do teatro entra em cena, enriquecendo o futebol de uma forma majestosa. Incorporando umas grandes doses de manha, da qual um dos meus favoritos de sempre foi o famoso João Pinto, o da Marisa. Também o Futre, do Licor Beirão e do porsche amarelo, entendia muito bem esta arte. Acresciam a este ingrediente (a manha), a capacidade de saltos artísticos para a piscina, de grande valia técnica e dificuldade, dando aquele sal ao futebol que me parece que toda a tribo ibérica aprecia.

Falta ao futebol o verdadeiro fair-play britânico, em que os jogos podem ser duros, mas existe cavalheirismo. Que se vê nos actos, mais do que nas palavras. Falta alguma rugbização do futebol. Também nas tecnologias utilizadas, de forma a diminuir o erro associado, e aumentar a tão promovida verdade desportiva.
Para finalizar, fico a aguardar com curiosidade quem será o outro finalista português na europa. Este ano ficará na história do futebol. E por bons motivos!
Entretanto, fica um exemplo do RESPECT promovido pela UEFA, e uma certa desmistificação dos que se dizem arautos da verdade e dos bons costumes:


Penso que que era Emerson (o escritor/filósofo, e não o futebolista) que dizia: "o que fazes soa tão alto na minha cabeça, que não consigo ouvir o  que dizes"!