A Rainha Do Calhabé


Está é a descrição do momento em que Dr.ª Geninha interiorizou que já não é a rainha do Calhabé. Momento marcante e que a deixou triste, principalmente por ter sido em público, mais do que em privado!



Dr.ª Geninha (Dr.ª G)
Já todos conhecemos a Dr.ª Geninha! Uma distinta senhora do Calhabé! Distinta e orgulhosa. Apesar dos seus ** (não diga a idade, Dr.ª G) sabe que ainda olham para si de um modo que a faz sentir bem.


Cenas de uma esplanada maravilhosa
No S. José, gosta de adivinhar os comentários da gente nova. Numa mesa de rapazes, algo se comentava, entre sorrisos e sussurros. Estava certa que eram elogios sobre a sua pessoa. O café sabia-lhe melhor quando estas situações aconteciam! Mas o café… deu-lhe a volta aos intestinos! Algo na sua barriga começou a funcionar com uma genica que já lhe faltava em quase tudo. Não! Não é possível! Aquela situação surgia nos momentos mais indesejáveis… A pobre da Dr.ª G flatulou… e corou! Depois da vermelhidão na face, ficou branca como cal! Nem a base que retocava permanentemente lhe resolvia tudo o que ia na sua mente. E o sorriso de um rapaz que lhe pareceu solto com sarcasmo, deixou-a à beira de um pasmo! E a flatulência, a si, pareceu um trovão. Aparentemente não foi ouvida por aqueles rapazes. Mas a dúvida instalou-se, pois uns momentos antes da ocorrência, fez-se um silêncio monstruoso, que não permitiu a camuflagem do fato ocorrido! O mundo à sua volta tinha parado só para a ouvir flatular! Por tudo isto, não sabia bem o que pensar, e em caso de dúvida, há incerteza! Ainda para mais, um daqueles rapazes tinha ido ao balcão, e passado pouco tempo veio o João, com um sorriso pouco habitual, trazer o troco! Será que aquele rapaz tinha sido garoto?


Depois das cenas de uma esplanada maravilhosa
Era desagradável, mas sentia que “conjugava” o verbo flatular mais vezes do que desejaria. E apesar daquela ser a melhor esplanada do Calhabé, esteve um ano inteiro sem por lá um pezinho que fosse! E quando passava ao longe, tentava perceber na feição do João se havia aquele sorriso do famigerado dia.
Dr.ª G quer esquecer a realidade como ela é, mas estas coisas lembram sempre que já não é a rainha do Calhabé!


Mais histórias da nossa Dr.ª G:
http://meababel.blogspot.com/2011/01/tim-dar-passagem-e-duro.html

meme literário

A Luisa L. do http://arte-e-manhas-arte.blogspot.com/, enviou-me este Meme Literário! Grande desafio do http://selos-e-links.blogspot.com/, mas encaro-o com a satisfação de partilhar alguns livros que me marcaram.

Seguindo a estrutura da Luísa, envio este MEME a:
Ademar Maggi, do blog http://contosdocrack.blogspot.com/
Dione Nora, do blog http://aguriadourada.blogspot.com/
Pedro Costa, do blog http://chacomporradas.blogspot.com/

Existe um livro que você leria muitas e muitas vezes, sem se cansar? Qual?
Li vezes sem conta, durante a minha infância e juventude alguns livros. Recordo-me de histórias infantis, em que algumas se repetiam sem fim, mas sem qualquer cansaço. Ainda sem a consciência da escolha, mas aguardando que os meus pais escolhessem por mim. Conscientemente, li e reli:
Toda a coleção de “Os cinco” de Enid Blyton;
Vários livros da Agatha Christie (essencialmente com o marcante Poirot);
O Senhor dos Anéis, de Tolkien;
A partir daqui, reler tem sido mais difícil, mas leria de novo:
O Prémio e O Milagre, de Irving Wallace;
José Saramago no geral (destaco, no entanto, Ensaio sobre a cegueira);
As vinhas da ira, de John Steinbeck, preocupantemente actual;
Luís Fernando Veríssimo, com as comédias da vida privada, e novas comédias da vida privada!
Estas short-lists são complicadas! Sei que há mais!

Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto de sua vida, qual escolheria?
Se tivesse essa limitação, escreveria um diário e passaria a ser o livro de eleição! Com os bons momentos para saborear e com os erros e enganos para aprender! Com a vantagem de ser um único livro e não editado. Seria sempre a acrescentar!

Indique um livro para que outros possam ler.
Não querendo correr o risco de ser mal interpretado, mas correndo-o, indicaria qualquer livro de psicologia de crianças, ou de pediatria. São excelentes ferramentas para conhecer, mais do que as crianças, os princípios básicos do funcionamento do ser humano na sua forma mais pura.


Luísa, obrigado por me proporcionares este exercício neste MEME, que tão boas recordações me trouxe.

ulisses: entrada de leão!

Confesso que quando o nome de Ulisses de Morais foi apresentado como treinador da Briosa, fiquei desiludido. Não tinha grande fé neste treinador, e pensei de imediato que a Académica estaria outra vez a lutar para não descer nas últimas jornadas.
Fiquei contente por o Ulisses promover uma jornada épica da Briosa, com a vitória com um Vitória que está a jogar bem, como o comprova a ex-possibilidade de sair desta jornada na 3.ª posição. É dos casos em que fico contente por estar enganado. Espero que o Ulisses possa continuar a provar que é grande treinador e que continue com resultados como o de hoje.
Espero dar a mão à palmatória!
Grande entrada de leão (não dos da 2.ª circular)!
Espero que não seja saída de sendeiro!
Aguardo com esperança um fim de campeonato épico!
Público: Académica Briosa

Para quando a solução da crise dos leões da 2.ª circular? Já era tempo de dar a volta à "crise"! Acabem com esta "tristeza palaciana"! falta um mês para as eleições...

Estava eu já convencido da crise dos dragões, quando vejo a notícia dragões um ano sem perder! Fui ver a classificação e estão com 8 pontos de vantagem sobre os 2.ºs. Se a crise do país fosse assim...

o chiqueiro da capital do móvel

  • Na capital do móvel havia um tipo que vivia na merda!
  •  Os vizinhos queixavam-se do tipo que vivia na merda e do cheiro que provocava!
  •  Apesar dos apelos de várias partes, recusava terminantemente a deixar de viver na merda!
  •  Havia um problema de saúde pública!
  •  Teve direito a um grande choque! (Taser, dizem eles!)
  •  O tipo que vivia na merda mudou de casa!
  •  Depois do choque, o tipo que vivia na merda começou a limpar o seu espaço!
  • Aparentemente há aqui um processo de reintegração bem sucedido!
  • Se fosse o meu vizinho a colocar o lixo à minha porta, pondo em causa a saúde pública, e o bem estar do prédio, estaria tão disponível assim para ser tolerante e estar contra medidas que implicassem alguma força? (Após as devidas tentativas de dissuasão)!
Provavelmente, o sentimento de impunidade cada vez mais presente na nossa sociedade, leva a estas situações, e a muitas outras no dia-a-dia. Aparentemente os culpados safam-se sempre! As acções devem ter consequências para o bem e para o mal!
Não sei o que acontecerá a figuras que tiveram papel importante no caso, mas não tendo o conhecimento dos juristas e afins, parece-me um caso bem resolvido e com final feliz!

Mais sobre o assunto em: publico - arma eléctrica e em 31daarmada.

pipoca mais doce

Já tinha ouvido falar, e já passei por alguns blogs que a referenciam, mas a curiosidade nunca tinha sido suficiente para clicar!
A entrevista no i fez-me cuscar o blog! Vi e gostei! Acho que há mais uns quantos que gostam! Quem é que não gosta do estilo "o sexo e a cidade?"
As comédias românticas são agradáveis! Embora tenha momentos não muito bem conseguidos, nomeadamente quando fala de uns rapazes que gostam de correr atrás de uma bola, vestidos de vermelho e que têm uma galinha à porta de casa!
Ok, não o posso dizer assim frontamente, mas gostei!
Partilho o post mais recente: http://apipocamaisdoce.clix.pt/2011/02/estou-fascinada-com-isto.html

pragmatismo de engenheiro

Um padre, um médico e um engenheiro jogam golf.

Esperam atrás de um grupo de golfistas particularmente lentos. Ao fim de algum tempo, o engenheiro explode e diz:
- Mas o que é que eles estão a fazer? Há mais de um quarto de hora que estamos à espera!
O médico intervém, também ele exasperado:
- Não sei, mas nunca vi uma tal falta de respeito pelos outros! O padre diz então:
-Esperem, vem ali alguém do golf. Vamos perguntar-lhe.
- Diga-me, há um problema com o grupo à nossa frente. Estão a ser demasiado lentos, não?
O outro responde:
- Ah sim, é um grupo de bombeiros cegos. Perderam a vista a tentar salvar o golf das chamas no ano passado, deixamo-los jogar gratuitamente.
O grupo fica silencioso por um momento, e o padre diz:
- É uma história triste, esta tarde vou fazer uma oração especialmente para eles.
O médico acrescenta:
- Boa ideia. Eu vou contactar um colega oftalmologista a ver o que ele pode fazer.
Neste momento o engenheiro intervém:
- Mas raios me partam! Porque é que eles não jogam à noite?

nas costas dos outros vemos as nossas!

Há uns dias, numas bombas de gasolina pelas 21h00, depois de um dia de trabalho longo, fui por gasoleo antes de rumar a casa. Não me bastava estar a ouvir as notícias da Líbia e das confusões actuais, ainda tive que olhar para o preço do gasoleo. Motivos mais que suficientes para dar cabo da paciência a um santo. Ainda por cima, a mangueira estava com resíduos de combustível! É muita coisa junta!
Como se não bastasse, entro no edifício, e parecia o dia mundial do elefante! Empregadas de trombas! Maravilha!Tirando situações de catástrofe, dificilmente o cenário seria pior!
Quando chegou a minha vez, digo "boa noite" e recebo um seco "qual é a bomba?"! ehpá! nem um "boa noite?". O caso está pior do que pensava! Atende mecanicamente, mas sem o minimo de atenção, e a colega, que permitiu que alguém fosse levantar dinheiro a outro lado, pois o MultiBanco local estava avariado! Disse: "Deixas-te ir o tipo, mas olha que ainda são 15€!" e a colega: "não há problema, fiquei com o BI" e a que me atendia "ele diz que o perdeu e tira outro!" Um exemplo claro de confiança no próximo!
Nunca me aconteceu ter esquecido a carteira, mas quase.Espero que se tal me acontecer, que não seja naquelas bombas. Aliás a probabilidade que seja lá, tendencialmente vai diminuir. Nas costas dos outros vemos as nossas! Haja boa disposição e confiança no atendimento ao cliente!

o copo meio


Para uma pessoa optimista, o copo está meio cheio.



Para uma pessoa pessimista, o copo está meio vazio.


Para um engenheiro, o copo tem o dobro do tamanho necessário.

o pires é ali

Há uns tempos fui ao Pires com a D e o A. O A é fã incondicional, e já tinha falado na possibilidade de lá irmos almoçar.
À chegada, e antes de qualquer contacto visual com o Pires, vi uma tabuleta da Lipton (é quase certo), a dizer "o Pires é ali" e com uma seta para nos guiar. O espaço era agradável e limpo. O serviço era bom. A pessoa que estava a servir, que me pareceu um dos responsáveis máximos pelo restaurante, teve momentos que marcam o serviço: indicou rapidamente a mesa onde nos deveríamos sentar, sem nos deixar plantados à porta, depois de nos servir veio verificar algumas vezes se estava tudo bem e perguntou à D se queria a mousse da última vez (fixou o gosto da D).
A sopa do mar estava muito boa, e o arroz de feijão e a costeleta também. O peixe que a D e o A pediram estava também com um excelente aspecto e eles comprovaram a qualidade.
Na fase da sobremesa, devo-o ter transtornado quando, perante as opções existentes e maioritariamente caseiras, escolho o "pudim plástico". Eu gosto.
Ó Pires, não se preocupe. Mesmo com o "pudim plástico", ganhou um cliente!

um desporto racional

A racionalidade do futebol esteve mais uma vez presente. Apesar da esperança existente de uma vitória dos lagartos, aconteceu o natural e esperado. O Benfica ganhou, mesmo jogando parte do jogo com menos um elemento. E isso já se sentia antes do jogo! O Benfica entrou para ganhar, o Sporting entrou para não perder por muitos!
E o mais dramático, é que mesmo que não se diga, quando temos este sentimento de que não temos capacidade para lutar com o adversário, sentimos uma angústia grande, e o desejo de que o jogo passe depressa. Por isso digo que o futebol é um desporto racional, mesclado por alguma esperança irracional.
Sempre que a Académica ou o Beira-Mar vão ao estádio da Luz, ou recebem o Benfica, tenho uma esperança essencialmente irracional que haja uma jornada positiva  (com a Académica estava a tornar-se um hábito, que espero ver transformado em tradição)
Mas o futebol, mais do que um desporto, é um espectáculo... ou um negócio. E assim, o normal é que, os clubes que mais investem, tenham melhores resultados, com algumas exceções baseadas na capacidade organizativa, ou no carisma dos seus lideres.
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1481460
http://www.ionline.pt/conteudo/105901-sporting-vs-benfica-os-tostoes-podem-bater-os-milhoes

A racionalidade fez também com que o treinador da Académica, se demitisse. E bem a meu ver. De uma situação confortável, passou para uma situação de nervoso miudinho, por ver os detrás aproximarem-se a passos largos. Eu já estava a imaginar a Académica, como nalgumas épocas anteriores, a ter que jogar as 2 últimas jornadas com "o coração nas mãos"!
http://www.ionline.pt/conteudo/105888-treinador-da-academica-apresenta-demissao
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1481239

que grande chuvada! e eu a conduzir...


Recebi esta dica, que a seguir partikho, por e-mail (^_^ DP). Vou experimentar. Se puderem experimentar e confirmar, avisem!
"*Uma dica que não se paga para experimentar...*

*COMO** CONSEGUIR boa visão enquanto se conduz sob forte chuva.*
Não sabemos por que é tão eficaz, mas basta tentar isso quando chove muito:
Uma sugestão de um amigo policia que experimentou e confirmou. É útil, mesmo em condução nocturna.
A maioria dos motoristas liga os limpadores de pára brisas em velocidade mais rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade na frente do pára brisa ainda é má.
No caso de enfrentares uma situação deste tipo, tenta os teus óculos de sol (qualquer modelo serve), é um milagre! De repente, a tua visibilidade na frente de teu pára brisa é perfeitamente clara, como se não houvesse chuva.
Certifique-se de ter sempre um par de óculos de sol no teu carro para que possa ajudar a ti mesmo em condução segura, com boa visão. Você também pode salvar a vida do seu amigo, compartilhando essa informação com ele / ela.
Tente você mesmo e compartilhe com seus amigos! Incrível! Você ainda vê as gotas no pára brisa, mas não a lâmina de chuva. Você pode ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.
Esta pequena dica devia ser incluída na formação do motorista. E realmente funciona."

dar o golpe

Dar o golpe era como denominavamos a ação de passar à frente de qualquer fila. Na cantina da Universidade, passando pelo bar e pela casa das fotocópias havia sempre alguém pronto para dar o golpe. Tinham sucesso por diversas vezes. Algumas, levantava-se uma voz e perguntava onde ia o tipo ou tipa, e iniciava-se uma onda de protestos. Normalmente iam para o fim da fila, embora tenha presenciado uma ou outra discussão mais acesa pela situação. Quem ia para o fim da fila, normalmente dividia-se em duas categorias: o embaraçado e o teimoso. O embaraçado tinha passado uma vergonha, e provavelmente não iria repetir a história. O teimoso era aquele tipo que iria voltar a experimentar. Não tinha conseguido daquela vez, mas estava-lhe no sangue tentar de novo. Hoje, tenho mais dificuldades em ser ingénuo para o classificar apenas como teimoso. Também, aconteceu uma ou outra situação em que o golpista ia de peito feito e passava de qualquer maneira à frente.
Independentemente do seu sucesso, ficavam logo rotulados em termos de personalidade e caráter. Podem-se ver algumas virtudes em determinadas atuações, mas o que se pode concluir é a marcante arrogância e desrespeito pelos demais. Características que, provavelmente estarão presentes nos anos seguintes da sua vida.

Agora falemos de gente "grande". Podemos dizer que as situações anteriormente descritas, são normais num ambiente universitário e faz parte do crescimento como gente grande. E que naturalmente atitudes dessas diminuirão com a maturidade. Aparece então, um ex-governante e actual administrador de um grande banco demonstrar o contrário: Armando Vara dá o golpe em centro de saúde. Ou seja, alguém com responsabilidades, e com a sua seriedade já posta em causa por outros motivos relacionados com casos de suborno, aparece com uma atitude arrogante e presunçosa a dar o golpe numa fila! É caso para dizer que, por muito que se utilize o conceito "in dubio pro reu" e o "inocente até prova em contrário", estas atitudes fazem com que pelo menos a avaliação popular da sua atuação reta em todos estes casos seja posta em causa.
A questão é: Será que quem dá estes golpes pequenos não terá também proponsão para os golpes maiores? E qual é a froteira entre golpes pequenos e golpes maiores?
Por mim, a sentença pode sair. Já tenho juízo feito sobre o tipo!

Armando Vara devia ouvir o seu querido líder http://www.ionline.pt/conteudo/105706-socrates-responde-soares-dos-santos-que-nao-basta-ser-rico-ser-bem-educado.

O próprio querido líder deveria fazer uma introspeção e analisar o seguinte vídeo que a 31 da armada (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/) nos proporcionou e que deve ser relambrado:

coca cola vs pepsi


As lutas são épicas e a procura constante da liderança, é uma realidade desde há muitos anos. Apesar de serem arqui-rivais, não conseguem viver uma sem a outra. Acredito que o desaparecimento de uma delas, levaria a uma depreciação da outra, pois esta necessidade de cada uma mostrar que é melhor do que a outra, permite atingir o inatingível. A criatividade das marcas é surpreendente, e quem ganha é quem gosta de publicidade, que tem uma escolha baseada num portfólio impressionante, com quantias astronómicas para contratar estrelas, grandes realizadores, ou técnicos de efeitos especiais.
Fica a seguir uma amostra da criatividade associada a estas lutas. Desta vez, aproveitando a simplicidade e a escolha linear das crianças.

a europa do futebol

i. Estugarda assustou! Jesus rectificou! O Benfica está a caminho de um final de eliminatória feliz!
ii. O Sporting conseguiu um bom resultado! O maior problema é a sua personalidade bipolar! Na Europa a bipolaridade não se tem manifestado tanto! As coisas estão de feição!
iii. Braga perdeu! Se conseguir recuperar os seus jogadores principais, pode ser que consigam dar na boca aos polacos.
iv. O Porto sofreu, mas ganho, como tem sido seu apanágio. Parece estar a recuperar exibicionalmente, embora os resultados sejam essencialmente positivos!

Esta eliminatória tem tudo para ser positiva!

lema para Portugal


No Estado Novo (1926-1974), o lema era :

"Deus, Pátria e Família!"


O actual governo reabilitou este lema, mas introduziu-lhe apenas uma
letra no início. O novo mote para Portugal passou a ser:
"Adeus, Pátria e Família!"

^_^ PS

o pato ortográfico

Há quem lhe chame acordo ortográfico. Eu prefiro chamar pato ortográfico. É um pato porque há a combinação entre partes sobre um conjunto de regras gramaticais a utilizar. É um pato, porque uma das partes conseguiu ter clara ascendencia sobre a outra. Parece-me que é inevitável a evolução da lingua. É dinâmica! Mas com este pato, ficamos com a clara sensação que uma das partes foi comida com laranja.
Mas o pato está aí, e o melhor é começar a treinar sobre o tema e tentar aplicar as regras definidas no pato.

Começo com um texto recebido! ^_^ DP.

"UM " C " A MAIS!
EXCELENTES CONSIDERANDOS ...


Quando eu escrevo a palavra ação, por magia ou pirraça, o computador retira automaticamente o C na pretensão de me ensinar a nova grafia.
De forma que, aos poucos, sem precisar de ajuda, eu próprio vou tirando as consoantes que, ao que parece, estavam a mais na língua portuguesa.
Custa-me despedir-me daquelas letras que tanto fizeram por mim.
São muitos anos de convívio.
Lembro-me da forma discreta e silenciosa como todos estes CCC,s e PPP,s me acompanharam em tantos textos e livros desde a infância.
Na primária, por vezes gritavam ofendidos na caneta vermelha da professora: não te esqueças de mim!
Com o tempo, fui-me habituando à sua existência muda, como quem diz, sei que não falas, mas ainda bem que estás aí.
E agora as palavras já nem parecem as mesmas.

O que é ser proativo?

Custa-me admitir que, de um dia para o outro, passei a trabalhar numa redação, que há espetadores nos espetáculos e alguns também nos frangos, que os atores atuam e que, ao segundo ato, eu ato os meus sapatos.
Depois há os intrusos, sobretudo o R, que tornou algumas palavras arrevesadas e arranhadas, como neorrealismo ou autorretrato.
Caíram hifenes e entraram RRR,s que andavam errantes.
É uma união de facto, e para não errar tenho a obrigação de os acolher como se fossem família. Em 'há de' há um divórcio, não vale a pena criar uma linha entre eles, porque já não se entendem.
Em veem e leem, por uma questão de fraternidade, os EEE,s passaram a ser gémeos, nenhum usa ( ^^^) chapéu.
E os meses perderam importância e dignidade; não havia motivo para terem privilégios; assim, temos janeiro, fevereiro, março, são tão importantes como peixe, flor, avião.
Não sei se estou a ser suscetível, mas sem P, algumas palavras são uma autêntica deceção, mas por outro lado é ótimo que já não tenham.

As palavras transformam-nos.

Como um menino que muda de escola, sei que vou ter saudades, mas é tempo de crescer e encontrar novos amigos.
Sei que tudo vai correr bem, espero que a ausência do C não me faça perder a direção, nem me fracione, e nem quero tropeçar em algum objeto.
Porque, verdade seja dita, hoje em dia, não se pode ser atual nem atuante com um C a atrapalhar."

o pulsar da coisa v


Há uns dias estavam 7 em 70. http://meababel.blogspot.com/2011/02/apesar-de-siza-ha-mais-arquitectura.html. Desses, 3 foram premiados como melhores edifícios nas categorias para que foram nomeados. 3 edificios portugueses entre os melhores do mundo.

O aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o segundo melhor, depois do terceiro lugar em 2006, 2008 e 2009, tendo sido considerado o melhor aeroporto europeu até cinco milhões de passageiros em 2007, de acordo com os critérios definidos no programa Airports Service Quality. aeroporto Sá Carneiro eleito segundo melhor da europa em 2010.

O jornal i venceu o prémio da Society for News Design (SND). i ganha o óscar do design de jornais. 


Óptimos motivos para celebrar algumas das boas coisas que por cá existem! Criatividade e Serviço de Excelência!

obrigado fenómeno

Obrigado Ronaldo por alguns dos mais entusiasmantes momentos de futebol que vi!
Para mim, na classe das lendas do futebol.
Com uma carreira marcada por um conjunto de adversidades, das quais as lesões terão sido das piores, mas que sempre lutou para recuperar.
A seguir, alguns dos momentos de diversão que proporcionou:

Fantástico

Brutal:

Salmonelas Bar

No último fim de semana passei por uma tabuleta que indicava o "Salmonelas Bar".
Só falta aparecer o "Bar Gastroenterite"!
Ou o "Intoxicação alimentar".
Mas considero que o melhor será  quando encontrar a "Danceteria estafilococos"

este país não é para velhos!... nem para novos ii


Uma história Um acontecimento triste!
A violência é transversal e não olha a classes ou estatuto! Talvez seja um pouco mais discreta em classes ditas mais ?altas?, mas aparecem estas bombas de quando em quando, para nos lembrar que pode não se ver, mas a violência existe! Este caso inclui juízes, advogados e engenheiros agrónomos! De facto, todas as classes são iguais na essência. As ditas mais baixas podem ser mais barulhentos, menos discretos, mais propensas à peixeirada, mas a diferença não é por aí!
Esta história é autentica ficção! Stephen King, no seu melhor, dificilmente criaria este enredo! É dificil acreditar!
Bem dizem alguns que a realidade ultrapassa a ficção! Apenas uma mente altamente criativa poderia criar um enredo destes!


Mais preocupante: o que vai acontecer à menina que viu o avô assassinar o pai?
Esta gente é louca! E este país também não é para novos...

http://www.ionline.pt/conteudo/103524-homicidio-dois-anos--espera-morrer-uma-filha

este país não é para velhos! nem para novos...i

Ao fim de 9 anos após ter sido dada como desaparecida, foi encontrada na sua casa?
Sem querer entrar em cenas do CSI e afins, não seria o primeiro local a visitar pelas autoridades?
Se tivesse desaparecido, não seria em sua casa que se deveria ir? 
Qual seria o sítio onde haveria maior probabilidade de encontrar pistas para o caso? Não seria a casa?
Só questões relacionadas com penhoras das finanças permitiram que fosse encontrada esta senhora?
Que confiança podemos ter num estado que trata assim os seus cidadãos? Ou nestas autoridades? Ou no sistema judicial?
Nãããã!... Este país não é para velhos!
http://www.publico.pt/Sociedade/corpo-de-idosa-esteve-nove-anos-num-apartamento_1479409
http://www.ionline.pt/conteudo/103648-estava-morta-ha-9-anos-na-casa-sintra-ninguem-tinha-dado-isso

remodelação

http://pensovisual.blogspot.com/
Este é o primeiro ministro a cair...

qualidade: problemas com defeitos

Quando se fala em falta de qualidade ou em produtos com defeito, deve-se dar grande importância ao facto. A Toyota é uma marca que desde sempre vi como marca de excelência. Apesar do seu posicionamento não permitir entrar nos mercados das marcas associadas ao estatuto elevado, conseguiu ultrapassar esta dificuldade com a criação de uma marca: o Lexus. Qualquer uma das marcas é reconhecida pela sua qualidade. Não é raro encontrar proprietários que dizem que a oficina necessária é a manutenção básica, decorrente da kilometragem e pouco mais.
Em 2002 surgiu um problema relacionado com os pedais do acelerador, que provocava a aceleração súbita. A Toyota foi agora ilibada pelo governo dos EUA, após 10 meses de testes intensivos e da recolha de 8 milhões de modelos (ver http://www.ionline.pt/conteudo/103517-eua-iliba-toyota-culpas-para-ja-). Imagine-se os custos associados a esta situação! E mesmo que os custos tidos fossem todos pagos, há um custo intangível que dificilmente será pago: a mancha que fica associada à marca, de forma justa ou injusta.
Para agravar a situação, houve agora a necessidade de nova recolha de veículos, devido ao risco de fuga de combustível. ver (http://www.ionline.pt/conteudo/100813-toyota-recolhe-17-milhoes-carros-no-mundo---menos-uma-centena-em-portugal).
Podemos estar a assistir à queda de um mito?
Creio que não, mas é importante retermos estes exemplos de uma organização de dimensão global, para ter a noção que, à dimensão de cada um, os problemas existem. É importante que a qualidade seja valorizada a todo o momento, e que sejam claras as actividades necessárias para a garantia da qualidade dos produtos, pois os custos associados aos problemas e aos defeitos, mais do que financeiros, podem ser o próprio negócio. A confiança demora muito tempo a consolidar, mas perde-se num instante. 

Carlos Castro: nome de rua

Não me moam a cabeça!
Primeiro pensei que fosse mais uma das anedotas que surgiram com esta tragédia;
Depois pensei que estivesse a ler o "Inimigo Público";
Nããããooo! Era mesmo notícia do "Correio da Manhã"!
Não tenho nada contra o homem, mal o conheço, mas o que é que fez para ter o seu nome na toponímia de Lisboa?
Há mais que também nada fizeram? Acredito! Que sejam dados números ou nomes de terras, ou o que quiserem, mas assim, ao livre arbítrio?
Existem critérios para dar nomes às ruas? Espero que sim, caso contrário, atrás da barbaridade que houve em NY, atrás da novela das cinzas, vêm a barbaridade do nome da rua!
Carlos Castro: nome de rua!?!?!
Voltando ao que já disse sobre o assunto em http://meababel.blogspot.com/2011/01/apesar-de-parecer-nao-e-literatura.html, considero que seria mais pertinente e útil dar os nomes das vitimas de violência doméstica às ruas! Assim, haveria um motivo para que Carlos Castro pudesse ter nome de rua!

P.S. Sem qualquer motivo aparente, associei a apresentação deste livro que parece ter piada, a todo este caso!

o que fazer quando se concorda a 99%

Quando alguém apresenta as suas ideias de forma clara e lúcida, quando considero que é uma explanação sobre a situação que eu próprio gostaria de ter feito, quando nos revemos na maioria das ideias apresentadas, o melhor é não falar muito e dar a palavra a quem sabe da coisa. Assim, o palco vai para a Ana Benavente em http://www.publico.pt/Política/autoritarismo-do-ps-de-socrates-ultrapassa-centralismo-democratico-de-lenine_1478937.

Mainada!

apesar de Siza, há mais arquitectura portuguesa!

A arquitectura portuguesa continua a dar que falar. Quando ouço falar de prémios internacionais, não são poucas as vezes que o nome de Siza Vieira está presente. Tem levado o nome de Portugal a vários pontos do mundo. Só por isso, merece uma vénia.
Mas é bom ver que existem outras obras e outros autores com reconhecimento internacional. Já aqui tinha mostrado o pavilhão de Portugal em Xangai. Fantástico! Dá alento e confirma a nossa veia criativa. O prémio promovido pela ArchDaily, página da internet de arquitectura, vem confirmar a criatividade que anda por aí. É surpreendente a presença de 7 edifícios entre 70 nomeados:
http://www.publico.pt/Cultura/sete-edificios-portugueses-entre-70-nomeados-para-os-melhores-do-mundo_1478669.
10 % dos edifícios nomeados são portugueses! É obra!

abordagem

Orkut Scraps - Women

Orkut Scraps

Imagino que as meninas que estão nos kioskes dos bancos nos centros comerciais a tentar vender cartões de crédito tenham uma tarefa dificil. Imagino que devam abordar imensa gente que diz que já conhece, ou que não está interessado, ou que simplesmente continue a andar sem dar resposta.
Mas daí a optar por uma abordagem de bar de engate...

libertem o Ronald

Ciclicamente aparecem os protestos contra a McDonalds. Mitos de que todos já ouvimos falar, mas dos quais nunca se viram provas. O protesto de que se fala actualmente está descrito no seguinte artigo do público http://www.publico.pt/Mundo/frente-de-libertacao-alimentar-raptou-boneco-da-mcdonalds_1478515. Tem piada, e é criativo. Vale a pena ver o clip até ao fim (também está no final deste post).
Apesar de não ser um McDonaldsoólico, vou lá almoçar 2 ou 3 vezes por trimestre. E é útil quando se está com pressa. Mas é necessário que haja um certo desencontro com a hora de ponta.
Considero que, não sendo local de refeição diária, é um bom complemento para quem tem que fazer os almoços todos os dias em restaurantes. É mais uma alternativa. E por vezes a melhor opção. Esta ida aos MacDonalds tem esta frequência essencialmente a partir do momento em que introduziram as sopas, o que permite tornar um pouco mais equilibrada a refeição.
E como em tudo, a obesidade a alimentação e os cuidados com a mesma começam em casa. Como diz o ditado japonês: "Quem quer varrer a rua, deve começar por varrer a sua porta!" Assim, se em casa a alimentação for saudável, não é por ir de vez em quando a qualquer tipo de restaurante que se tem problemas! É como em tudo na vida "o que é demais é moléstia!", e se a frequência for elevada, aumentam os riscos, mas não façam do Ronald o bode expiatório. Como diz o Carlos Magno frequentemente (no Contraditório), é o caminho mais rápido, mais fácil e mais errado.

agarrem esse tacho

Volta a discussão da redução do número de deputados.Fico com a sensação o medo miudinho que começa a aparecer. Se esta discussão se mantiver mais uns dias, começam a aparecer deputados com sintomas de ansiedade. Caso se prolongue, poderá resultar em ataques de pânico, individuais e colectivos, tendo como sintoma principal a histeria e a verborreia.
Sem grandes delongas, digo já que não percebo a renitência de alguns deputados em rever o sistema eleitoral (ou percebo?). Facilmente se consegue uma diminuição de deputados por distrito, sem perder a proporcionalidade. Claro que a reforma mais importante está relacionada com um novo modelo. E aqui, acredito que o modelo dos circulos uninominais, complementando o actual modelo, poderá ter efeitos na aproximação dos eleitores aos eleitos. Responsabiliza o eleito perante os eleitores, e não deixa a sensação que se votou no cabeça de lista, e entraram mais uns quantos. Estes "mais uns quantos" que não conhecemos, parecem as letras pequenas dos contratos: não os vemos, mas estão lá. Soa a má fé! O primeiro é cabeça de cartaz, os restantes são pagamentos de favores políticos. Ou financiamentos de campanha. 
E com um sistema destes, se as pessoas estiverem descontentes com os partidos de poder, podem sempre ter a noção de que podem ter um representante que é responsável perante si. Isto sim, é representatividade do povo.
E já agora, volto a colocar o link relativo aos benefícios dos deputados suecos, porque não é demais ver estes exemplos, várias vezes. Devíamos aprender alguma coisa com os países desenvolvidos. Talvez a crise fosse mais ligeira. E estou convencido que, tendo as condições apresentadas no link, iria para a política quem tivesse vontade de servir.

- Redução de deputados;
Grupo parlamentar recusa redução do número de deputados;
- PSD aceita reunião com Jorge Lacão para redução do número de deputados! 

hoje não me falem de futebol!

Futebol? Hoje? Não falo disso!!!!
Hoje o tema deveria ser relacionado com a saúde e bem-estar. Poderia ser... a azia!
Mas estou demasiado mal-disposto para falar sobre azia! Não tenho por cá Malox!
Quem quiser discutir futebol, tem temas bastante interessantes AQUI.
Podem ir a vários sítios falar de futebol: blasfémias, ou aventar, ou clube das repúblicas mortas, ou origem das espécies e ainda almocreve das petas entre outros (http://www.abola.pt/, http://www.ojogo.pt/ ou http://www.ojogo.pt/). Mas não falo de futebol.

Hoje, para mim, o berlinde é o desporto-rei. Seguindo muitos dos que até ao ano passado escolheram o berlinde como desporto-rei, hoje sou eu que digo que o berlinde é rei. Portanto, para falar de qualquer jogo com bolas, só aceito discutir o jogo do berlinde!
Reparem na beleza dos berlindes! Sabiam que é um processo complexo produzir um berlinde?

fim de semana de pesca

História divertida, e que nos alerta para a falibilidade de alguns indicadores, quando analisados desenquadrados e isoladamente:
"Um rapaz vai trabalhar para um daqueles grandes Hipers na América e ao fim do primeiro dia o chefe pergunta-lhe:

- Quantas vendas já fizeste?
- Uma.
- Uma venda? Isso é muito mau!!! Os meus vendedores normalmente fazem entre 25 a 30 vendas por dia!!!
Ora diz lá de quanto foi a venda...
- 757.326,45 DOLLARS
- O quê?????? Mas afinal o que é que vendeste?????
- Ora, primeiro vendi ao freguês um anzol pequeno, depois um anzol médio, e a seguir um anzol grande!...
Com tanto anzol vendi-lhe uma cana de pesca!... Perguntei onde é que ele ia pescar e ele disse para a costa.
Claro que lhe expliquei que para a costa era melhor ter um barco!!!
Então levei-o à secção de barcos de recreio e vendi aquele 'Silver Esprit' com os dois 'outboard' que o gajo até se passou!...
Conversa puxa conversa e ele disse que o carro dele era um Fiat Uno... e eu disse-lhe que para puxar o barco ele precisava dum 4x4!!!
Então fomos direitinhos ao stand e vendi-lhe aquele Range Rover que lá estava.
- Muito bem! Deves ser mesmo bom para venderes isso tudo a um gajo que só queria um anzol pequeno!!!
- Qual anzol qual quê!!!
- Ele só cá vinha comprar uma caixa de TAMPAX para a mulher... e eu disse-lhe
'Já que tem o fim-de-semana lixado, mais vale ir à pesca...'"

^_^ CC

parabéns Vitinho - 1/4 de século

Fonte: Google
O Vitinho está de parabéns! Faz 25 anos e é uma figura consensual! Toda a geste o conhece! Com o alto patrocínio da Milupa, foi uma forma de marcar a hora das crianças se deitarem. Na altura, já não cumpria com o horário do Vitinho, mas via-o com regularidade. Nessa altura havia o canal 1 e o a RTP2. Mesmo que não fosse nossa vontade, estando em frente à TV tinhamos que ver. E apesar da obrigação, pois as alternativas eram muito reduzidas (com sorte estaria a dar o boletim agrícola, ou algo do género), era agradável ver, e o ritmo da música também ajudava, pois entrava facilmente no ouvido.
Hoje ouvi com nostalgia dos tempos idos! E fui espreitar a Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitinho
Fica para recordação aquele que penso ser o original do Vitinho:

camião lança gelo

Há uns dias, na autoestrada, senti uma pedra no vidro do carro. Ia a ultrapassar um camião que ia a ser ultrapassado por outro. Ao sentir o barulho, os meus níveis de alerta aumentaram. De repente, vi pedaços de gelo misturados com água a serem arremessados do camião atingindo-me e, presumo, aos demais carros que me seguiam.
Fiquei com o vidro lascado. Em conversa com amigos, disseram-me que em França e na Suiça tinham que limpar o camião do gelo antes de circularem! Alguns tapam com lonas, que são retiradas antes da viagem.
Porque não fazemos o mesmo por cá?
O risco do vidro quebrar aumentou? Imagino que se quebrar um destes dias, já não me vou lembrar que é provável que a causa tenha começado nesse momento.
E não tive o sangue frio para tirar a matricula ou a empresa, e enviar uma sugestão para os responsáveis pela empresa.

ousar emagrecer o parlamento? o exemplo da Suécia!

Já têm havido algumas vozes que se manifestam favoráveis à redução do número de deputados do parlamento. Nos últimos tempos, Fernando Nobre enquanto candidato presidencial, foi a voz mais ouvida. Pretendia uma redução para 100 deputados. Nestes dias, tem sido Jorge Lacão, deputado socialista, a propor uma redução para 180 deputados, dando voz a vozes que se foram cansando de clamar por esta redução. É provável que os lobies do partido se comecem a fazer ouvir. Já se começa a prever um futuro "tipo Cravinho", quando tentou apresentar o seu "pacote" de combate à corrupção. Também pode ser a esperança do Jorge Lacão: "eh pá, estou farto disto! o que é que poderei fazer para me mandarem para um lugar mais agradável? vou agitar as águas, fazem-me como o Carrilho e o Cravinho, e depois basta-me ver o que Carrilho faz, e fazer o contrário para garantir uns anitos de prosperidade e sem as chatices aqui do feudo! Vou propor reduzirem os deputados! ihihih!"
Claro que acredito que haja gente de convicções, e o Lacão até está neste reduzido número de políticos!
Associado a esta redução de políticos, pode ser interessante a introdução dos círculos uninominais, ou qualquer coisa do género, que efectivamente aproxime os políticos dos cidadãos. E já agora, façam com que o Presidente da República só possa ser durante um mandato, mesmo que se aumente para 7 ou 8 anos. Assim, o primeiro mandato deixa de ser exercido com vista à reeleição, e passa a ser exercido de forma plena.
 Os chavões que normalmente se utilizam quando se comparam os políticos portugueses com os europeus, são desconstruidos pela reportagem sobre os deputados num país reconhecidamente civilizado e em que existe uma economia sã (^_^ EO). Um exemplo para se começar a cortar nas benesses aos políticos e aos cargos de nomeação política.
Seria bom que, tal como os deputados suecos, os políticos existissem para servir e não para se servir (este também é um chavão, mas imbuido de uma verdade absoluta, aqui na Lusitânea):

opera surpresa

E se...
uma situação destas acontecesse no Theatro Caffe?
uma situação destas acontecesse no DS?
uma situação destas acontecesse no Café de Santa Cruz?
uma situação destas acontecesse no Gato Preto?



era engraçado, não era?!?