Teimosia vs persistência


Tenho realizado algumas entrevistas durante o meu percurso profissional. Há algumas perguntas que são típicas de uma entrevista de emprego. Um dos itens que normalmente se pretende compreender está relacionado com os pontos fortes e fracos do candidato. A questão pode ser apresentada de inúmeras formas, mas independentemente do modo como se apresenta a questão, é normal estar presente.
A grande maioria dos candidatos, responde a esta questão, dizendo que uma das suas características negativas é a teimosia. Nunca fiz uma análise às várias entrevistas que já realizei, mas tenho a certeza que mais de 90% das pessoas identifica a teimosia neste ponto. Há alguns casos em que identificam a teimosia depreciativamente e a persistência, perseverança positivamente.
Associo a teimosia à persistência, à convicção, à obstinação. Os perfis para os quais eu recruto, são normalmente perfis em que estas características são valorizadas.
Não consigo explicar esta situação, mas acredito que haja a esperança na maioria dos entrevistados de realçar uma característica que assumem como negativa, na esperança de ser tida como positiva.
Do meu ponto de vista, assumir que não se conhece/identifica características negativas, do que correr o risco de ser interpretada como falsa modéstia.

As favas e o casamento gay...






Aparentemente a discussão sobre os casamentos gays (homossexuais, para ser politicamente correcto) está aí.
A primeira associação que fiz logo que ouvi falar deste tema foi às favas. Não foi necessária grande reflexão para perceber porquê. Não gosto de favas, assim como não gosto de casamentos gays. Não como favas, mas não me importo que as comam. Preferencialmente quando não estiver presente. Assim é a minha visão sobre o casamento gay. Simples, não?